Entenda como limpar memória RAM do celular

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe como limpar a memória RAM do celular? Existem alguns métodos diferentes para realizar essa tarefa, que, como será possível verificar em nosso material, pode ser feita de maneira simples, em grande parte dos casos.

Não existe complicação quando falamos de limpar a memória do aparelho, sendo que, além dos métodos tradicionais, que já são simples, existem até mesmo alguns aplicativos que realizam a mesma tarefa, da maneira mais rápida possível.

No mais, fazer a limpeza pode garantir que a vida útil do smartphone aumente, além de que o desempenho fique muito melhor. Os travamentos deixam de existir, e a velocidade para realizar tarefas básicas acaba aumentando.

Quer descobrir alguns métodos para limpar a memória RAM do celular de forma simples? Então venha conferir os procedimentos em nosso artigo!

Faça a limpeza do cache do smartphone

Uma maneira prática de limpar a memória RAM do celular é eliminando o cache do seu smartphone. Esse método, apesar de ser simples, garante o melhor funcionamento do seu aparelho, e cumpre com o seu papel de forma rápida.

O cache nada mais é do que as informações que ficam salvar em seu aparelho por padrão, para serem acessadas mais rapidamente em ocasiões futuras. O problema é que esses dados acabam diminuindo, gradativamente, a capacidade da sua RAM.

Isso acaba deixando o celular mais lento, o que faz com que a exclusão do cache de alguns aplicativos se torne necessária. Contudo, é preciso atenção para não excluir informações de apps que são vitais para o seu dia a dia.

Caso delete o cache de um programa bancário, por exemplo, pode ser necessário logar a sua conta novamente, o que, em algumas situações, é bem trabalhoso. Por isso, prefira os aplicativos casuais, como os de troca de mensagens, por exemplo.

O procedimento para apagar cache é diferente em cada modelo de celular, porém, no geral, basta ir até as configurações do aparelho, clicar nos apps instalados, e escolher a opção de limpar o cache desses programas. Isso deve limpar a sua RAM.

Faça uso da nuvem

Outra maneira de limpar a sua memória RAM, mesmo que indiretamente, é fazendo uso dos programas de nuvem. Aqui, é possível salvar dados na internet, mesmo que as ações sejam feitas em seu celular. Isso evita que a memória fique sobrecarregada.

Existem aplicativos de troca de mensagens que, quando fotos são baixadas, por exemplo, eles salvam as imagens diretamente na nuvem, para não encher a memória do seu celular. Até mesmo os que não fazem isso podem ser configurados para fazer.

Utilizar o Google Drive para salvar as fotos do WhatsApp, por exemplo, é uma boa maneira de manter a sua memória RAM limpa. Para que isso seja feito, basta que você acesse a nuvem e altere as configurações de download.

Contudo, nem tudo pode ser mandado para a nuvem. Arquivos de download podem ser salvos lá, para que a limpeza aconteça, porém, aplicativos que ajudam a trocar a senha do WiFi pelo celular, ou outros programas quaisquer que sejam, não podem ser salvos dessa forma.

Aplicativos para limpar a memória RAM

Além dos dois métodos apresentados, existe uma outra alternativa para quem quer limpar a memória RAM do aparelho: os aplicativos. São vários os apps feitos com a função de limpeza e que buscam otimizar o desempenho de diversos smartphones.

Eles são gratuitos, não ocupam muito espaço do seu aparelho, e melhoram o funcionamento do dispositivo a partir do momento em que são colocados para serem utilizados. É uma das formas mais práticas de apagar dados desnecessários.

Confira abaixo alguns nomes interessantes para serem instalados.

CCleaner

Um dos melhores aplicativos para cumprir com essa missão é o CCleaner. Contando com uma série de vantagens, esse app é capaz de limpar a memória RAM, além de eliminar outros arquivos que não utilizados pelo seu aparelho.

Além disso, traz relatórios sobre o funcionamento do aparelho, conta com funcionalidades para diminuir o gasto de memória por parte dos aplicativos executados em segundo plano, entre vários outros atributos que o fazem um dos melhores do meio.

Clean

Outra ferramenta muito útil na hora de fazer a limpeza da RAM é o app Clean. Além de eliminar os arquivos que ocupam espaço no seu smartphone, para melhorar o desempenho, ainda conta com o bônus de ser um antivírus, garantindo a segurança dos envolvidos.

Por conta da limpeza de arquivos que o aplicativo faz, é possível contar com um aparelho muito mais rápido, já que o seu desempenho é otimizado. É um dos melhores disponíveis no mercado, e conta com a vantagem de ser de fácil manuseio para seus usuários.

RAM Booster (Memory Cleaner)

Último aplicativo que iremos citar aqui, o RAM Booster (Memory Cleaner), é um dos melhores do mercado, e, como o nome sugere, tem a função de limpar a memória RAM do aparelho. Com isso, é uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho do celular.

O único ponto negativo do Ram Booster é que o programa é em inglês, o que pode tornar a sua usabilidade um pouco mais complicada para alguns. Porém, tem como diferencial, a pouca presença de anúncios, o que pode ser um ponto negativo nos outros.

Limpar a memória RAM é essencial

Como citamos, limpar a memória RAM do aparelho é importante para aumentar a sua vida útil, além de mantê-lo funcionando por um maior período de tempo. Por isso, não deixe de fazer limpezas regulares em seu aparelho, para evitar dores de cabeça.

Os procedimentos são simples, e por mais que não seja possível eliminar os dados da RAM diretamente em alguns casos, os métodos citados no decorrer do nosso artigo são eficazes, e podem ajudar a melhorar o desempenho do seu dispositivo.

Além disso, os aplicativos apresentados, além de serem eficazes, ocupam pouco espaço da memória do aparelho, o que garante que não irão comprometer o funcionamento do dispositivo ao invés de ajudá-lo. Todas as ferramentas são muito úteis.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir a nossa loja e conhecer os melhores aparelhos eletrônicos pelo menor preço do mercado. Venha conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *