Windows 10

O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 10 VALE A PENA?

O Sistema Operacional Windows 10 atualmente é muito comum, no entanto, a maioria das pessoas não imagina como foi a trajetória até a versão atual do sistema, foi uma evolução que começou há mais de 30 anos.

Ele traz novamente menu “iniciar” e mais equilíbrio para usuários de PCs e notebooks. O Windows 10 possui alguns recursos interessantes, incluindo a possibilidade de alternar entre o modo de trabalho tradicional (com teclado e mouse) e o modo tablet para computadores híbridos, como Surface Pro 3 e outros teclados específicos podem ser usado com tela de toque entre outros.

computador windows 10


O Windows 10 é a última versão do sistema operacional da Microsoft. Quando dizemos “última”, quer dizer que não teremos mais versões numeradas, como Windows 7, 8, etc. O que aconteceu foi que o novo Windows está sendo comercializado como um serviço, e não como um software, assim como os produtos anteriores.


Por se tratar de uma plataforma contínua, o que vai acontecer a partir de agora é que a Microsoft não terá que lançar uma versão diferente a cada ano, mas lançará atualizações com mais frequência em um período menor de tempo, ou seja, existe algum bug no sistema? Uma versão nova e atualizada será laçada, corrigindo o problema. Hardware com mal uso pelo sistema? Uma nova atualização é lançada. Uma grande reformulação da interface? Um patch maior está chegando!


Além disso, esta pode ser a última vez que vimos o sistema vendido em embalagem física. Mas por quê? Primeiro: após a atualização, a menos que você compre uma nova cópia desta versão e a instale em seu PC, você não poderá retornar ao Windows anterior. Segundo: Desta forma, você perderá todos os aplicativos salvos no Windows 10, pois o sistema disponibilizou suporte especial para esta versão.

Neste caso, estamos falando de aplicativos, serviços e programas desenvolvidos para o Windows 10, não de arquivos que podem ser armazenados em backup.


NOVOS ITENS ADICIONADOS


Menu iniciar: Estando presente em todos os Windows desde a versão 95, a nova versão veio com o objetivo de retornar com o menu iniciar, que não esteve presente no Windows 8.1. Está dividido em duas partes: do lado direito, temos os padrões que foram vistos nos Windows anteriores, como XP, Vista e 7, e a organização está incluída na lista de programas, a direita está uma versão simplificada da Modern UI, que lembra muito os azulejos do Windows Phone 8.


Desktops virtuais: A melhor maneira de entender uma área de trabalho virtual é presumir que seu computador possui dois monitores, mas apenas um pode ser exibido por vez, e diferentes janelas são abertas em cada monitor. Por exemplo, você pode abrir o navegador e o texto na tela e, em seguida, abrir o reprodutor de música e o bloco de notas na outra tela para evitar poluição visual e acessar o programa conforme necessário.

No entanto, vale ressaltar que, em comparação com os outros dois sistemas, os desktops virtuais ainda estão nos estágios iniciais, pois ambos possuem controles e opções de personalização mais avançados. Isso é natural pois eles adotaram desktops virtuais há muito tempo, sendo assim melhorando os recursos entre as versões.

BENEFÍCIOS DE USAR O WINDOWS 10


Elegância nas notificações:

No Windows 8, a Microsoft introduziu um sistema de notificação interessante, mas falho. Ele exibe um aviso na pequena caixa retangular na parte superior da tela, mas quando a notificação desaparece, você nunca mais a verá.


Para evitar que notificações importantes passem despercebidas pelos olhos dos usuários, o empresário Redmond criou um centro de ação no Windows 10. Além de fornecer acesso rápido às configurações do sistema, a central de operações também centraliza todas as notificações em um só lugar, o que significa que você não perderá mais mensagens e alertas importantes, como configurações de segurança e manutenção que requerem sua atenção.


Assistente pessoal Cortana:

Cortana apareceu pela primeira vez no Windows Phone, mas a Microsoft decidiu conectá-la ao seu sistema operacional principal. Esse é um dos recursos mais esperados pelos usuários do Windows, pois traz funções semelhantes ao Google Now e Siri para o desktop, onde é possível usar a voz para realizar pesquisas no PC. As verificações diárias de e-mail, a Cortana pode ajudar os usuários do Windows 10. Além disso, você também pode ativar o comando “Ei, Cortana” para despertar o assistente como o famoso “Ok Google”.

Menu iniciar em diferentes gostos:

De modo geral, o lançamento da inicialização da tela do Windows 8 foi fracassado. Ela veio como a missão de substituir o menu iniciar. É o lugar onde os usuários do sistema operacional abrem aplicativos e programas da área de trabalho, verificam atualizações de amigos, e-mails, notificações de aplicativos, compromissos de calendário e outras operações.

No Windows 10, a ideia da Microsoft de aproveitar o melhor dos dois mundos ao mesmo tempo, foi combinar a “Tela Iniciar” com o menu “Iniciar”.

O novo sistema operacional mantém o estilo moderno do Windows 8, enquanto traz de volta as funções básicas e as familiaridades do menu Iniciar. O novo menu “Iniciar” é colorido, redimensionável e pode ser configurado no final.

Mas o mais importante é que você pode escolher outros modos, ou seja, não precisa ficar no antigo cardápio para sempre. Isso significa que se você usa um dispositivo com tela de toque, ou apenas usar a tela inicial do Windows 8, pode ativar o modo tablet e ter novamente os blocos.


Microsoft Edge:

Devido às melhorias no Firefox e no Chrome, a Internet Explorer teve problemas e foi esquecida.
A solução que a Microsoft encontrou para tentar salvar seu navegador foi lançar o Microsoft Edge.


Por se tratar de um navegador totalmente novo que ainda está em desenvolvimento, atualmente carece de alguns recursos, por isso pode cair no “gosto” dos internautas de uma vez por todas, como o modo de navegação anônima.

Então, gostou de conhecer mais sobre o Windows 10? Aproveite para ler outros artigos em nosso blog e não deixar de visitar o site da bringIT para conferir as melhores ofertas de informáticas do mercado.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles