share

Meu computador não liga, o que devo fazer?

Você pressiona o botão para ligar o computador. Nada aconteceu. Pressione novamente, ainda não. Ataques de pânico começaram. Ele está morto? Você começou a pensar nas dores de cabeça e nos fundos necessários para resolver o problema.

computador não liga

Mas não fique desapontado. Se o seu computador não liga, isso pode ser causado por alguns problemas básicos.

A seguir, confira algumas medidas que você pode tentar, caso seu computador não ligue, antes de gastar dinheiro para consertá-lo.

Sinal de vida: A primeira etapa é verificar se o computador nem mesmo está ligado e nenhuma imagem é exibida. Por isso, é necessário estar atento aos sinais que ele envia.

Por exemplo, ao ligar a energia, verifique se alguma luz está acesa ou aproxime os ouvidos para ver se há ruídos. Nesse caso, pode haver um problema com o monitor, cabo ou saída de vídeo. Se não, provavelmente é um problema de energia.

Se não houver uma fonte de alimentação e o problema for com a bateria ou cabo, ainda pode ser seu soquete. Tente conectar outro dispositivo na tomada para ver se ele está funcionando corretamente e também tente conectar o computador a outra tomada.

Se você estiver usando algo como uma régua, tente removê-la e conectar o PC diretamente na tomada para ver o que acontece.

Desconecte todos os cabos externos do computador, incluindo teclados, mouses, etc. e quaisquer outros dispositivos externos que tenham sido conectados ao PC.

Apenas mantenha o cabo do monitor de vídeo conectado. Após concluir esta etapa, os únicos cabos que serão conectados ao PC são o cabo de alimentação e o cabo do monitor de vídeo.

Certifique-se de que o seu monitor de vídeo esteja ligado. Deve ter um LED aceso ou piscando, indicando que está realmente aceso.

Se o indicador não estiver aceso ou piscando, verifique se o cabo de alimentação do monitor de vídeo está instalado corretamente na parede e conectado. Conecte firmemente ao monitor.


Possíveis fatores:

Fonte do notebook: O computador liga, não dá nem sinal ao apertar o botão Power? Muito provável que seja algum problema com a fonte. Como ela é peça responsável por repassar energia segura aos componentes, qualquer problema o PC pode não ligar.

Se o computador não liga, antes de tudo certifique-se que o problema não é na parte elétrica da sua casa ou no estabilizador.

Depois faça um teste com a mesma fonte em outro computador. Se o PC de teste não funcionar, já sabemos qual é o problema.

Processador: O processador com problema é como um computador quebrado. Um dos sinais mais importantes de danos à CPU é o cooler.

Se o sinal de alimentação estiver normal quando o PC for ligado, mas a ventoinha de resfriamento não girar, isso indica que o processador está com defeito.

A reinicialização do BIOS também é válida. Se não houver solução, siga a mesma técnica descrita nos tópicos anteriores, antes de comprar outro computador, vale a pena testar em outro aparelho. Se não funcionar, é hora de substituí-lo.

Placa mãe: Qualquer problema na placa-mãe do computador pode não ligar ou às vezes o indicador de alimentação acende, mas nada acontece. Verifique se todos os cabos, especialmente a placa-mãe e o processador, estão conectados corretamente.

Olhe com calma e verifique se existe algum capacitor queimado. Outro problema quando o computador não liga, pode ser a bateria, porque alguns modelos de placa-mãe não inicializam se não estiverem funcionando corretamente.

A posição inadequada do jumper também pode impedir a inicialização do mesmo. A bateria é simples e barata e só precisa ser substituída. O jumper é o mesmo procedimento, basta verificar se está na posição correta.

Limpando os contatos das peças:

Quando o computador não liga, é necessário limpar o slot de memória, o slot da placa de vídeo e o slot da CPU, pois isso pode causar mau contato entre esses componentes e seus slots.

Você precisará comprar álcool isopropílico, borrachas brancas e escovas de dente, que estão disponíveis em todos os supermercados e em algumas papelarias. O ideal é comprar uma escova antiestática.

Remova a CPU (é claro, você precisa remover o cooler do processador), memória e placa de vídeo da placa-mãe.

Você usará uma borracha para limpar os contatos das bordas da placa de vídeo e do módulo de memória, da mesma forma como faria para “apagá-los”. Fique longe do computador e não toque nos contatos da borda. Após a limpeza.

Você deve limpar as laterais do módulo de memória e os contatos de borda disponíveis na placa de vídeo.

Após esfregar a borracha, limpe o contato da borda com uma escova de dentes umedecida em álcool isopropílico. Se o seu processador tiver contatos, você pode usar uma borracha para limpar os contatos e, em seguida, usar uma escova de dentes com álcool isopropílico.

Se sua CPU usa pinos, você não poderá usar borracha porque isso destruirá os pinos. Neste caso, continue usando uma escova de dentes embebida em álcool isopropílico. Depois de limpar as peças, você precisa limpar os slots da placa-mãe. Isso deve ser feito com uma escova de dentes umedecida em álcool isopropílico.

Não use a borracha na placa-mãe. Após limpar todas as peças de acordo com as instruções e dar às peças tempo suficiente para secarem, reinstale a CPU, o dissipador de calor do processador, o módulo de memória e a placa de vídeo na placa-mãe e tente ligar o micro.

Devemos sempre estar atentos aos sinais que o nosso computador nos envia, tanto físico como avarias visíveis de queimadura nas peças, cabos mal conectados ou até mesmos danificados quanto virtual como mensagens de alertas sobre mal funcionamento do sistema.

Tudo isso pode parecer simples, mas se não for resolvido rapidamente, pode se tornar um problema grande no futuro.

E, então, gostou de conhecer mais sobre como solucionar problemas como quando o computador não liga? Aproveita para ler outros artigos em nosso blog e não deixe de visitar o site bringIT para conferir as melhores ofertas de informáticas do mercado.

11 respostas

  1. Muito obrigado nem acredito que deu certo, peguei o computador da minha tia pra limpar e deu como morto, graças a Deus era memória suja, li aqui no site e me ajudou muito.

  2. Olá!

    Em algumas ocasiões, a luz de power do PC acende, mas nada acontece. Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o de alimentação da placa mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada.

    Caso não encontre nenhum conector desconectado, recomendamos que procure uma assistência técnica de sua confiança, para obter um laudo relacionado ao defeito do equipamento!

    Ficamos à disposição!

  3. Saudações! Venho desta pedir a sua ajuda!
    Tenho problema com meu laptop, de repente paro de ligar o botao power, quando eu ligava o, Avia luzes azus que davam sinal que o computador vai ligar, mas agora nao esta ligar I nem o sinal. Mas quando ligo o carregador acende LED vermelha mas nao esta acender o computador. Por favor ajudem me

  4. Olá, Osvaldo!

    Nesse caso, recomendamos seguir as orientações fornecidas em nosso blog.

    Caso o problema ainda continue ocorrendo, sugiro que leve o equipamento numa assistência técnica de confiança, para obter um laudo mais concreto diante dessa situação.

    Ficamos à disposição!

  5. Olá
    Como está

    Meu lep top , de marca HP
    Parou de ligar ,
    Quando tento o ligar apenas liga o botão do Power por alguns segundos e desliga , o motor do PC não dá nenhum sinal , uque pode ser *?

  6. Olá, Osvaldo!

    Se seu notebook não liga, talvez você precise conferir sua fonte de energia, que pode estar com mau contato. Também existe a possibilidade da bateria ser o problema. Nesse caso, destaque-a e conecte o laptop direto no carregador. Preste atenção também à sua tela e a sinais de superaquecimento.

    Contudo, caso o problema persista, para obter um laudo concreto do defeito, recomendamos que verifique a situação numa assistência técnica de confiança.

    Ficamos à disposição!

  7. Olá meu PC é um modelo antigo com intel atom que não dar para tirar o prossesador. O quero perguntar é hoje eu estava usando o computador e do nada ele desligou e não voltou a funcionar. Não acende as luzes que indicam que está funcionando e nem dar nenhum sim de vida. Gostaria de saber se vocês sabem o que pode ser?

  8. Olá, Mateus!

    Existem vários motivos que podem ocasionar esse tipo de problema, inclusive alguns mencionados no conteúdo.

    Para termos certeza do problema, precisaria realizar alguns testes ou levar o seu equipamento numa assistência técnica de sua confiança, para obtermos um laudo concreto.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *