Como reaproveitar peças de notebook

É normal obter um novo notebook para acessar novos dispositivos ou se manter atualizado. Além disso, há casos que a substituição se torna inevitável pela perca total ou parcial do equipamento. Nessas situações surge a pergunta: como reaproveitar peças de notebook?

Se você tem alguma consciência ecológica, jogar coisas no lixo nunca é a primeira alternativa. Dessa forma, ainda mais se tratando de equipamentos eletrônicos. Esses possuem metais pesados que podem poluir o solo e os lençóis freáticos que abastecem a sua cidade.

Os notebooks são contém grande quantidade de metais pesados que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos
As peças de um notebook são agressivas à natureza

Os notebooks velhos ou quebrados podem ainda render algum dinheiro ou ser aproveitados em outros equipamentos. Assim, depois desse texto você pensará duas vezes antes de jogar qualquer coisa fora. Portanto, leia esse artigo até o fim e saiba como reaproveitar peças de notebook?

Como reaproveitar peças de notebook?

Desde de o século passado, os equipamentos eletrônicos têm uma vida útil cada vez menor. Quando esses não deixam de funcionar, tornam-se obsoletos. No caso dos notebooks, esses equipamentos deixam de receber atualizações e tornam-se incompatíveis a novas versões de softwares.

No entanto, não é aconselhável simplesmente livrar-se desse equipamento. Além de prejudicar a natureza, você pode estar jogando fora uma oportunidade. Existe, pois, um mercado paralelo de peças de notebook. Essa ainda podem receber novas funções.

Primeiramente, se você não tem habilidade para ou não deseja desmontar o seu computador portátil, pode vende-lo como está. Assim, dependendo do tipo de avaria, você poderá recuperar algum dinheiro que poderá ser utilizado na compra do seu novo notebook.

Você pode ir com o seu equipamento até alguma eletrônica da sua cidade e oferecê-lo. É possível, ainda, anunciá-lo na internet. Já existem, pois, serviços especializados na compra de notebooks usados ou danificados. Esse é o caso da empresa ALTUSTEC.

No entanto, se você deseja, poderá abrir seu notebook, aproveitar as peças ou vendê-las individualmente. Para tanto, nós preparamos uma lista de peças do seu notebook antigo que podem ser reaproveitadas. Continue lendo nosso artigo e economize dinheiro.

Se você está em busca de saber como reaproveitar peças de notebook, talvez pense em compra um novo computador portátil. Para ajudar, nós preparemos um artigo sobre os pontos principais que você deve considerar ante comprar esse equipamento. Leia-o na integra clicando aqui.

Crie um HD externo

Todo computador possui um HD. Esse nome é uma sigla para Hard Disk. Desse modo, nos computadores, esse dispositivo tem como função armazenar dados e informações. Dessa forma, é no HD que todos os arquivos do seu notebook antigo ficam armazenados.

Use a memória interna do seu notebook antigo ou danificado como um HD externo para arquivar filmes, arquivos e músicas...
Você pode usar a memória do seu notebook antigo como um HD externo

Caso esse equipamento não tenha sido danificado, você pode utilizá-lo como um dispositivo de armazenamento externo. Nele, você poderá guardar filmes, músicas, séries, fotos e todo tipo de arquivo. O HD do seu computador pode ser aproveitado em um passo a passo muito simples.

Primeiro, você precisará retirar essa peça do seu notebook. Normalmente, ela se encontra instalada na parte traseira do seu equipamento. Para removê-la, você precisará de muito cuidado e um chave de fenda. Para tanto, algumas precauções devem ser observadas.

Os notebooks têm compartimentos muito sensíveis. Por isso, eles podem ser danificados com o simples toque das mãos. Assim, para iniciar os trabalhos de desmontagem, por tanto, use luvas que evitem a passagem de energia estática dos seus dedos para o equipamento.

Após fazer a remoção do equipamento, você deve guardá-lo de forma adequada. Assim, a melhor forma de fazer isso é comprando um case de HD. Trata-se de um pequeno estojo ideal para guardar HD. Esse pode ser adquirido no mercado livre por preços muito populares.

Você se interessou por como reaproveitar peças de notebook e aprendeu a montar um HD externo. Quer aprender mais sobre esse tipo de dispositivo tão importante para um computador? Deixaremos um link para que você acesse um artigo sobre tipos de HD externos: click e aproveite.

Miniaparelho de DVD

Até a década passada, todos os notebooks eram equipados com drives para leitura de DVD. Com o desenvolvimento tecnológico (aprimoramento do pen drives e popularização dos serviços de streaming) esse recurso caiu em desuso. Hoje, a maioria dos computadores não posse drive para DVD.

No entanto, é possível que você ainda tenha discos de DVD em sua casa. Esse recurso era muito comum para guarda lembranças de casamento ou batizado, por exemplo. Caso você queira assistir esse material, precisará de um drive.

Então, considere a possibilidade de guarda o drive de DVD do seu notebook danificado. Ele pode ser conectado à computadores por cabos adaptadores que são facilmente encontrados em lojas especializadas. Assim, poderá assistir seus DVDs quando quiser.

Assim como foi dito na sessão do HD, é necessário muito cuidado ao remover esse equipamento. O segredo é nunca usar a força para tirá-lo. Portanto, confira todas as travas de segurança ou parafusos que prendem o equipamento. Se necessário, busque tutorias no YouTube.

Minitelevisor

Quando há uma queda ou acidente, normalmente a tela é o equipamento que mais sofre avaria. Na maioria dos casos, esse componente não pode ser aproveitado. Se esse não for o seu caso, considere usá-la como um televisor para jogar vídeo game, por exemplo.

Para remover esse equipamento do notebook, a atenção deve ser redobrada. Assim, desparafuse o equipamento e desconecte o cabo flat com muito cuidado. Caso esse procedimento seja feito do modo correto, você poderá utilizar a tela do notebook como uma TV.

Você pode utilizar a tela do seu notebook antigo como uma TV para jogar vídeo game, por exemplo
Usa a tela do seu notebook como uma TV

Para tanto, basta providenciar uma placa controladora. Esse equipamento permite conectar à tela outros equipamentos como vídeo game por entradas VGA ou HDMi. Antes de comprar essa placa, verifique a numeração e código da tela do seu notebook.

Existe uma placa controladora específica para cada modelo. Com certeza encontrará em alguma loja de peças avulsas da internet, caso não tenha em sua cidade.

Câmera de vigilância ou web cam.

A câmera do seu notebook pode ser utilizada para gerar outros dois tipos de equipamentos. É possível adaptadas para funcionar como uma câmera de segurança ou web-cam.

Crie um equipamento de vigilância interno ou uma web cam com a câmera do seu notebook antigo.
A câmera do seu notebook pode ser utilizada como equipamento de vigilância

Remova cuidadosamente o equipamento e verifique se ele está funcionando normalmente. Em caso positivo, é possível adquirir adaptadores e dar uma nova finalidade a esses dispositivos.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles