Cabo HDMI – Para que serve? Como escolher o melhor?

Tempo de leitura: 5 minutos

O cabo HDMI surgiu há alguns anos e trouxe grandes facilidades para o uso de componentes tecnológicos. E com o tempo, a sua capacidade e vantagens só vêm a crescer. Contudo, nem sempre é fácil escolher o cabo HDMI correto para a sua necessidade. Veja a seguir algumas dicas essenciais!

Para que serve o cabo HDMI?

Em suma, o cabo HDMI se tornou muito popular nas duas últimas décadas e oferece mais potência e segurança nas conexões entre diferentes tipos de aparelhos. A sigla HDMI significa High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Definição). Para se ter uma ideia, atualmente é o sinal mais frequentemente usado para transferir áudio e vídeo de alta definição através de um único cabo.

São os que conectam a sua televisão a dispositivos como TV digital, DVD player, BluRay, modem, Xbox, Playstation, entre outros periféricos. São também comumente utilizados para conectar computadores e notebooks a outros aparelhos.

Podem ser usados no contexto doméstico ou mesmo em ambientes comerciais e corporativos, sendo o padrão atualmente. Ele surgiu em 2002, para atender a marcas como Hitachi, Philips, Sony, Toshiba, entre outras.

Evolução do Cabo HDMI

Além de oferecer uma experiência mais satisfatória na conexão de áudio e vídeo com qualidade, outra vantagem foi uma resistência à pirataria, há tempos muito frequente.

No início, a capacidade do cabo HDMI era de apenas 4.9 gigabits por segundo, com suporte a resoluções 1080p e larguras de banda de 60 hertz. Já o áudio contava com oito canais a 192 KHz por segundo.

Atualmente, o cabo HDMI atende a muito mais funções e atende inclusive dispositivos 3D, 4K e 8K, além de HDR taxa de transferência de 18 Gbps, ou superiores.

Vantagens do Cabo HDMI

O cabo HDMI se tornou popular justamente por suas vantagens. Veja algumas delas:

Compatibilidade com interfaces obsoletas

O cabo HDMI geralmente é compatível com interfaces mais antigas, como é o caso do DVI. Para se ter uma ideia, nenhuma outra interface atual é compatível.

Qualidade de imagem e som

É a maior de todas as vantagens. Os cabos HDMI podem oferecer cores mais nítidas e profundas de 30, 36 e 48 bits, sem distorções ou conversões durante a transmissão. Além disso, a qualidade do som é perfeita, sem ruídos ou distroções.

Rápida transmissão

A transmissão rápida de sinais é uma das principais características do cabo HDMI. Além da rapidez, o cabo HDMI conta com quase o dobro da largura de banda necessária para a Alta Definição, um grande diferencial.

Preço em conta

Independentemente do tipo de cabo HDMI escolhido, ele sempre terá um preço médio em conta. O valor varia conforme a espessura, comprimento e capacidade. Contudo, se comparado aos cabos analógicos, são mais em conta.

Menos cabos

Os cabos HDMI substituem vários outros cabos e conectores em seus dispositivos, e centralizam o que você precisa em um único cabo. Isso porque ele combina áudio e vídeo em um só cabo, otimizando a complexidade e até mesmo a estética. Além disso, oferecem mais economia.

Como escolher o seu cabo HDMI?

Para escolher o melhor cabo HDMI para as suas necessidade, é importante considerar alguns fatores:

Capacidade e recursos

É preciso estar atento aos requisitos dos seus aparelhos. Se precisa de um cabo HDMI para aparelhos 3D ou HDR, por exemplo, é preciso uma configuração mínima de 2.0. Então, antes de comprar, pesquise quais os recursos possui e o que eles exigem.

Funções do cabo HDMI

A função que terá o seu cabo HDMI é outro fator essencial. Qual a função que ele terá? Por exemplo, para o retorno de áudio que se conecta a vários equipamentos caseiros, como Home Theater, Videogame e TV, será necessária a função ARC.

Já o HEC possibilita o acesso à rede em todos os dispositivos conectados. Ambas as tecnologias são atendidas pela versão 1.4 do HDMI em diante. Agora, veja conforme a resolução de conteúdo de cada equipamento:

  • 1.4: Suporta 3D, 4K com 30 Hz e áudio ARC.
  • 2.0: Suporta 5K com 30 Hz, HDR, Ultra-HD Blu-Ray e áudio com 32 canais.
  • 2.1: Suporta até 10K com 120 Hz e áudio eARC.

Distâncias

Planejar o comprimento necessário de cabo que atenda às suas necessidades é muito importante. Isso porque quanto maior o comprimento, maior será a perda e ocasionais falhas. Para isso, será preciso gastar com amplificadores de sinal.

Há no mercado cabos HDMI com diferentes distâncias. Não é indicado comprar cabos com mais de 5 metros se for usar em tecnologia 4K, por exemplo. Deste modo, prefira otimizar o layout dos seus equipamentos antes de comprar e com isso reduzir a distância.

Garantia, credibilidade e assistência

Contar com a garantia da loja e de boas marcas é fundamental, caso ocorram problemas iniciais ou o cabo HDMI venha com defeitos. Logo, é um item a se considerar na hora de comprar o seu equipamento.

Além disso, outra dica é optar por marcas de renome e credibilidade, bem como aquelas que oferecem assistência técnica. Uma dica é conversar com especialistas e pessoas que já adquiriram o HDMI.

Dicas extras

Para finalizar, o cabo HDMI trouxe grandes vantagens para as pessoas e avança como um tecnologia do futuro, sempre transcendendo. Além das vastas funcionalidades, baixo custo, economia e simplicidade, ele substitui outros tipos de cabo e oferece ainda mais qualidade em sua rotina.

Em suma, ao escolher o seu cabo, considere:

  • Em áreas externas ou situações que precisa mais resistência, opte por cabos revestidos em nylon.
  • Há três tipos de cabos HDMI conforme os conectores: Tipo A (HDMI-HDMI – para PCs, Videogames, Home Theaters e outros); Tipo C (HDMI – HDMI mini – para câmeras digitais e de Vídeo); e Tipo D (HDMI – HDMI micro – para celular e tablets).
  • Para games, prefira o tipo com Ultra High Speed.
  • Veja nesta matéria como conectar o cabo HDMI.

Veja também: Upgrade no notebook para trabalho e estudo em casa

Agora que você já sabe mais sobre cabo HDM, compartilhe estas dicas em suas redes sociais e deixe o seu comentário a seguir! Não se esqueça de seguir a bringIT no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *