ícone compartilhar redes sociais

Como saber quando devo formatar o notebook?

adminblog_USR

É difícil quem nunca tenha se deparado com a situação de precisar formatar o notebook. E de fato, existem vários problemas que podem fazer com que a formatação seja a sua única opção. Mas será que todo o problema precisa mesmo desse procedimento? Neste conteúdo nós vamos ajudar você a identificar quando é hora de formatar o seu notebook.

É natural que com o tempo os notebooks costumem apresentar algumas falhas e desgastes que resultam em travamentos, lentidão ou mesmo faça com que seu notebook deixe de funcionar. Os fatores são desde condição de armazenamento, tempo e forma de utilização como pode ser apenas a falta de uma manutenção preventiva, um upgrade de memória RAM ou SSD . Por isso que nem sempre formatar o notebook é a solução.

Para que você consiga identificar quando é necessário fazer a formatação do seu notebook, nós separamos algumas perguntas frequentes referentes a essa dúvida que deixa tanta gente na dúvida. Confira agora!

Como saber quando devo formatar meu notebook? 

notebook com destaque para botão liga desliga modo de espera
A formatação é uma feita geralmente em casos extremos como problemas com vírus ou quando o notebook é antigo.

Formatar um notebook é algo trabalhoso e que exige técnica de quem está realizando. E para evitar a solicitação de um serviço desnecessário é importante saber identificar os fatores que identificam se um notebook precisa ou não desse procedimento.

A formatação basicamente acontece em situações mais críticas como a infestação de vírus ou pane geral, também conhecida como “Tela Azul”. Ela acontece quando o programa detecta um erro do qual não pode se recuperar sem a perda de dados, detectando pontos do sistema que foram corrompidos ou quando a falha no hardware não é recuperável. Resumindo: problemão.

SSD tipo SLC, MLC, QLC e TLC. Qual é a diferença?

Restaurar e formatar tem diferença?

Tem sim! Basicamente, restaurar é um procedimento mais “ameno”, que geralmente é feito antes do mais drástico, que no caso é formatar. 

Na restauração é feito uma espécie de “limpeza” no aparelho, restaurando ele às suas configurações de fábrica. Nesse procedimento o sistema operacional voltará as configurações de fábrica iniciais e os arquivos armazenados no dispositivo serão preservados. Essa opção geralmente é feita em notebooks mais atuais porque basicamente vão deixar o notebook mais ágil.

Já na formatação temos que apagar totalmente o conteúdo do notebook. Isso quer dizer que arquivos, imagens e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado. Então já sabe; tem que lembrar do backup, caso contrário tudo será perdido. A formatação em notebooks com mais de três anos de uso pode ser algo bem mais comum, visto que o notebook já deve ter passado por várias atualizações de sistema ou mesmo tenha trocado de dono nesse período de tempo.

Confira neste vídeo do nosso canal 5 ferramentas que ajudam a testar a velocidade do seu notebook:

Quando formatar o computador?

Dentre as várias razões que levam um notebook a ser formatado, separamos algumas das mais comuns que seria recomendado o procedimento:

  • Detecção de vírus ou sequestro de dados;
  • Venda do aparelho a terceiros;
  • “Tela azul” no sistema;
  • Lentidão excessiva ao utilizar o computador;
  • A restauração da máquina não solucionou o problema
  • Atualizações de sistema que deram errado;
  • Troca de hardware, principalmente HDs e SSDs que costumam ser onde o sistema operacional é armazenado.

Cuidados na hora da formatação do computador

Antes de iniciar a operação para formatar um computador é preciso listar todos os programas necessários. Algumas aplicações são indispensáveis, independentemente de quem for utilizar a máquina: Pacote Office, navegadores, drivers para impressora ou scanner. Com base nas atividades para as quais o computador for destinado, outros programas serão necessários.

Não se esqueça dos sistemas pagos como o Microsoft Windows, por exemplo. Esses programas precisam da reinserção da licença para serem ativados.

Reforçamos novamente a importância de um backup completo de seus dados que além de garantir a segurança de seus arquivos, caso haja algum problema durante a formatação, você poderá utilizar o backup para reiniciar o processo.

Como evitar que meu notebook precise ser formatado?

Como falamos no início do texto, é natural que o seu notebook precise de uma formatação com o passar do tempo. Isso porque mesmo que você instale um bom antivírus e não sobrecarregue seu notebook com muitos arquivos, as próprias atualizações de sistemas operacionais são uma das razões que tornam a formatação necessária. Isso porque conforme os sistemas são atualizados pelos seus fabricantes – na maioria dos casos, em que uma nova atualização sobrepõe uma antiga – os programas acabam deixando “rastros”, que tornam os computadores mais lentos.

Restaurar o computador periodicamente é uma alternativa que pode postergar esse procedimento.

6 maneiras de fazer seu notebook ligar mais rápido.

Quando vale mais a pena comprar outro notebook do que formatar?

Cada vez mais rápido os sistemas operacionais evoluem e trazem funcionalidades mais robustas e úteis para os seus usuários, e para que esse sistema consiga ser suportado, exigem aparelhos que tenham maior processamento. Mas se você ainda não está disposto a investir em um notebook mais potente, você pode postergar essa compra recorrendo a hardwares como HD’s, SSD’s e memórias RAM. Essa medida te dará um tempo considerável até estudar a atualização para uma máquina mais nova.

Posso formatar o notebook em casa?

A formatação de computadores é um processo possível de se realizar por conta própria. Entretanto, esse é um procedimento demorado e trabalhoso. Ele facilmente pode apresentar problemas que um usuário sem conhecimento necessário não será capaz de resolver.

Por isso, o mais recomendado é contar com a ajuda de um suporte técnico de informática. Então, se você não se sente familiarizado com os procedimentos ou não se sente seguro, é recomendado que recorra a um profissional especializado. 

E aí, gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma dúvida, nós vamos adorar responder aqui nos comentários.

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Conheça nosso site e nossos produtos clicando no banner abaixo.


2 respostas

  1. Olá, Ana!

    Segue abaixo a orientação:

    Conecte o notebook a uma fonte de energia. Como a formatação pode levar bastante tempo, é importante garantir que a bateria não termina no andamento do processo.
    Abra as configurações do Windows. Para fazê-lo, clique no menu “Iniciar” e selecione Configurações (ícone de engrenagem). Como alternativa, pressione as teclas Win+i.
    Clique em Atualização e segurança. Essa opção tem o ícone de duas setas curvadas e pode ser encontrada na fileira inferior.
    Clique na aba Recuperação no painel do lado esquerdo. Em seguida, as opções de recuperação serão expandidas no painel do lado direito.
    Clique no botão Começar agora abaixo de “Restaurar o PC” no topo do painel do lado direito.
    Clique em Remover tudo. Essa é a segunda opção disponível. Essa opção vai limpar todos os dados salvos no seu disco rígido.
    Clique em Alterar configurações. Esse é o local onde você informa o Windows “limpar os dados”, o mesmo que “formatar”.
    Deslize a chave “Limpar dados” para a posição “Ligado” I, contanto que essa opção esteja habilitada, o drive será formatado.
    Clique no botão Confirmar no final da janela.
    Siga as instruções na tela para formatar o PC. Os passos restantes solicitam a confirmação da formatação, algo que você deve fazer apenas se tiver feito um backup anteriormente ou não se importar em perder os arquivos salvos. Ao final do procedimento, o PC será reiniciado e o Windows será carregado como se fosse novo.

    Ficamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *