Videoconferência: o que é e quais as melhores ferramentas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nunca se falou tanto em videoconferência por conta do novo normal que ainda estamos vivenciando e aprendendo a nos adaptar.

Com o crescimento do home office, muitas empresas, cursos e escolas têm utilizado a videoconferência como principal estratégia de comunicação. Seja para compartilhar conhecimentos, definir ideias de projetos, reuniões, etc.

Entretanto, para que uma videoconferência seja feita com o mínimo de qualidade, permitindo assim, que a informação chegue ao interlocutor sem ruído, algumas ferramentas são necessárias. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Quer saber tudo sobre videoconferência? Então vem com a gente!

O que é videoconferência?

Videoconferência nada mais é do que uma conferência realizada por vídeo. Utilizando uma câmera, seja do celular, do notebook ou uma webcam, aliado a uma boa internet, você pode fazer uma videoconferência de qualidade e transmitir a mensagem que deseja passar para sua equipe, alunos ou funcionários.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, diversas instituições de ensino, empresas, empreendedores digitais e pessoas do meio artístico passaram a fazer transmissões ao vivo. Sem dúvida, essa é uma ferramenta primordial nos dias de hoje e que tem aproximado pessoas que trabalham remotamente.

Além de permitir a realização de reuniões de equipe, a videoconferência é uma excelente ferramenta de marketing digital, pois permite entregar conteúdo de qualidade, apresentar produtos e serviços e, de quebra, gerar um engajamento imediato com o público.

O que é preciso para fazer uma videoconferência?

Os equipamentos básicos para se fazer uma videoconferência são: câmera e microfone. Além disso, uma boa conexão de internet. O restante se resume ao planejamento e organização do local.

É possível usar uma webcam full HD acoplada no seu notebook, por exemplo, ou até mesmo a câmera direta do seu celular ou computador. O microfone é fundamental, pois ele permite que o áudio seja transmitido com mais nitidez.

Depois, com os equipamentos organizados, deve-se planejar o conteúdo que será transmitido na videoconferência. Sempre que possível, faça uma pauta com os tópicos que deverão ser abordados durante a reunião. Assim, você otimiza o tempo e permite que todos possam interagir no final da videoconferência.

Posicione bem a câmera. Faça um teste antes, para verificar o enquadramento. E procure fazer a videoconferência em um ambiente tranquilo.

No caso de videoconferência empresarial, é importante planejar com antecedência o que cada colaborador deverá falar. Assim, é possível se preparar para que todos possam ter uma videoconferência mais produtiva.

Deixe alguém no papel de liderança, como sendo uma espécie de apresentador da videoconferência. Isso ajuda na hora da organização das falas.

Quais as melhores ferramentas?

Existem diversas ferramentas para se fazer videoconferência. Há algumas plataformas em que é possível transmitir a videoconferência de forma gratuita e há as ferramentas pagas. Tudo vai depender do seu objetivo com a videoconferência, se é algo que será utilizado na empresa com frequência e até mesmo o profissionalismo que deseja transmitir.

Por exemplo, há ferramentas gratuitas de videoconferência em que é determinado um tempo de transmissão de aproximadamente 30 a 40 minutos. Sendo assim, quando for uma videoconferência em que há vários participantes e diversos assuntos a serem abordados, é preciso ter atenção e buscar uma ferramenta que permita um tempo maior.

A seguir, listamos algumas ferramentas para fazer videoconferência:

Zoom Meetings

O Zoom é uma das ferramentas mais conhecidas de videoconferência, onde é possível fazer desde uma reunião mais intimista, entre duas ou três pessoas, até uma videoaula de quatro horas de duração.

Trata-se de uma ferramenta bastante segura e uma das mais utilizadas por grandes empresas e escolas.

O Zoom Meetings oferece um plano gratuito, onde a transmissão deve ocorrer em até 40 minutos para um grupo de até 100 pessoas. O Zoom ainda permite um chat, em que as pessoas podem fazer perguntas, interagir e compartilhar links e ideias.

Além disso, é possível gravar o conteúdo da videoconferência e compartilhar a tela para que os participantes possam visualizar o conteúdo que o administrador da videoconferência preparou.

GoTo Meeting

O GoTo Meeting é mais uma ótima opção para fazer videoconferência e ainda tem um recursos úteis para empresas. É que a ferramenta conta com um recurso chamado Smart Assistant, que faz a transcrição de toda a reunião.

Com o GoTo Meeting é possível, também, compartilhar a tela, gravar a reunião, conversar via chat e também integrar a data com a agenda do Google Calendar.

A versão gratuita do GoTo Meeting pode ser testada por 14 dias, onde poderão ser realizadas neste período, videoconferência em celular ou notebooks. O aplicativo permite compartilhar a tela também, assim como o Zoom.

Hangouts Meet

Outra ferramenta muito eficiente de videoconferência é a plataforma oferecida pelo Google, Hangouts Meet. A vantagem do Hangouts Meet é que ele oferece uma integração com as agendas de todas as reuniões programadas. Assim, cada participante recebe no seu celular uma notificação com dia e horário da videoconferência.

No Hangouts Meet é possível fazer videoconferência para até 25 pessoas, além de permitir as chamadas telefônicas. A única exigência é ter uma conta do Google para usar o Hangouts Meet, serviço oferecido gratuitamente pela empresa.

Skype

Uma das ferramentas mais famosas quando se fala em vídeochamada, o Skype pode ser utilizado através de celular, iOS, Windows, Mac ou Android. Assim como o Zoom, a plataforma conta com alguns serviços pagos, como a ligação par telefone fixo, por exemplo.

Para vídeochamada, basta que todos acessem a conversa, entrando no Skype com a sua conta pessoal.

Outras ferramentas para videoconferência:

• Krisp
• ezTalks
• Join.me
• WhatsApp
• Slack
• Whereby
• Microsoft Teams
• Jitsi Meet

Vantagens da videoconferência

– Permite se reunir com a equipe de qualquer lugar;
– Definição de metas e resultados mesmo à distância;
– Aumenta a produtividade;
– Reduz os custos;
– Otimização de tempo e logística.

Como você pode observar, a videoconferência é uma realidade que veio para ficar e tornar a rotina das empresas mais produtivas. Além de permitir que mesmo com o crescimento do trabalho remoto, as pessoas continuem interagindo e compartilhando ideias.

Basta ter um equipamento adequado, boa conexão e definir os horários para que a sua videoconferência seja um sucesso.

Para garantir a melhor qualidade nas suas videoconferências, acesse nosso site e confira nossos produtos.