Dúvidas Frequentes

Teclado do notebook com vírus. O que fazer?

virus-teclado

 

O seu teclado está com as teclas invertidas ou elas simplesmente pararam de funcionar?  Cuidado essas são algumas características do vírus conhecido como keylogger.

O que é keylogger?

Keylogger (ou registrador de teclas) é um programa de notebook que registra tudo que é digitado no teclado, cujo o objetivo principal é capturar senhas, números de cartão de crédito e outras informações importantes dos usuários. Ele funciona como um spyware, pois é instalado no notebook e atua sem que o usuário perceba sua existência. Os keyloggers são programas bem discretos e podem se revelar durante a digitação de textos, quando é possível perceber intervalos regulares, lentidão acompanhada de uma piscada do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira. Tais situações denunciam o momento em que o programa gravou as teclas digitadas. No entanto, esses “sintomas” não são tão perceptíveis em computadores com processadores de alta velocidade

Como evitar

A instalação de um keylogger, na maioria das vezes, acontece quando o usuário recebe algum conteúdo que contém o programa disfarçado entre os anexos e links em e-mail ou por meio de outros conteúdos baixados. Por isso, evite clicar em um anexo ou link de destinatário não confiável.

Fui infectado, o que fazer?

Para descobrir ou prevenir a presença de um keylogger no seu notebook, instale um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus. O antispyware irá detectar e remover softwares espiões do seu notebook. Para baixar o programa, clique aqui. O antivírus pode ser encontrado gratuitamente na internet. Recomendamos o uso do AVG ou Avast.

Dica

Caso você precise usar um notebook/computador público e necessite digitar alguma senha ou dado importante, utilize o teclado virtual do Windows.

Para ativar o teclado vá em Iniciar/ Programas /Acessórios /Acessibilidade/ Teclado Virtual. Outra dica importante é, ao chegar em casa, verifique se a sua senha continua a mesma e se houve alguma alteração na conta acessada.

banner-dicas-teclado-002

4 Responses

  1. Mais meu teclado ainda coloca letras a mais o que eu faço? E será que ja hackiaram minhas senhas??? O.o

  2. Olá Sthefanie! Se o problema do seu teclado for algum tipo de vírus, um antivírus e um anti-spyware irá resolver o seu problema. Para saber se o problema do seu teclado é físico ou no sistema operacional, faça o seguinte:
    *Acesse o Teclado Virtual do seu notebook, você pode acessá-lo digitando “Teclado virtual” na barra de pesquisa do Menu Iniciar.
    *Abra o Bloco de notas e escreva qualquer frase aleatória.
    *Verifique se as letras se repetem ou sai mais alguma letra mesmo clicando apenas uma vez, assim como quando você utiliza o teclado físico.
    Feito isso, se ver que o caractere se repetiu ou saiu alguma letra à mais, é um problema de sistema. Se isso não ocorrer é um problema do teclado físico, neste caso indicamos que você leve em um técnico especializado de sua confiança.
    Caso seja problema no sistema, utilize um anti vírus, dessa maneira você evita possíveis clonagens de senhas e atualize o drive correspondente ao seu teclado, neste post explica como http://blogbringit.com.br/dicas/como-atualizar-os-drivers-do-seu-notebook/ . Obrigado pelo contato 🙂

  3. Muito obg pela resposta!! Vou entrar nesse site.

  4. Meu teclado estava normal, depois que instalei um programa, ele ficou todo estranho, já o desinstalei, mas nao vi diferença alguma. As seguintes teclas nao estao funcionando: 1,2,5,7,9, -, ~, End, tab e capslock. O que eu faço? Alguém pode me ajudar, por favor?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *