SSD ou HD para jogos: Qual escolher?

Tempo de leitura: 7 minutos

Quer você esteja construindo um desktop de jogos ou um notebook, chega um momento em que você deve decidir que tipo de unidades quer adicionar ao seu novo sistema. Qual escolher? SSD ou HD para jogos.

Existem dois tipos de unidades de armazenamento – unidades de disco rígido (HD) e unidades de estado sólido (SSD). Os dois tipos de drives não são mutuamente exclusivos um do outro. Na verdade, muitos sistemas de mesa apresentarão ambos os tipos de unidades.

A distinção muito básica entre os dois tipos de unidades é que as unidades de disco rígido são maiores, mais baratas e têm velocidades de leitura e gravação mais lentas, enquanto as unidades de estado sólido são menores, mais caras e apresentam velocidades de leitura e gravação mais rápidas.

Os SSDs são a tecnologia superior para qualquer coisa onde a velocidade de leitura e gravação é importante, isto inclui tarefas como executar seu drive de inicialização, edição de vídeo e, é claro, rodar jogos.

Quando se trata de selecionar qual drive usar em seus jogos, não há dúvida de que o SSD é a opção superior.

Entretanto, isso não significa que o HD não tenha um lugar em seu computador. Os HDs ainda podem ser usados para armazenamento de dados onde as velocidades de leitura e gravação são menos importantes. 

E para ser justo com os HDs, eles são mais do que capazes de rodar jogos muito bem, eles apenas serão mais lentos ao carregá-los.

hd (hard disk)

SSD ou HD para jogos: Desempenho x Preço

Em resumo, a escolha de HD vs SSD se resume a se você dá prioridade ao desempenho ou à capacidade.

As unidades de estado sólido (SSDs) normalmente usam memória baseada em flash para armazenar dados e, portanto, não têm partes móveis. Elas têm velocidades de leitura/gravação mais rápidas do que os HDs, tempos de acesso mais baixos (menos latência) e um custo maior por gigabyte de armazenamento.

As unidades de disco rígido (HDs) usam mídia magnética giratória para armazenar dados, que são acessados por uma cabeça de leitura/gravação em um braço atuador. Eles têm velocidades de leitura/gravação mais lentas, maior tempo de acesso e um custo mais baixo por gigabyte de armazenamento em comparação com os

SSD ou HD para jogos: Qual escolher?

Há muitas vantagens de desempenho na escolha de um SSD em relação a um HD. Os tempos mais rápidos de leitura e escrita de um SSD ajudam a carregar arquivos grandes mais rapidamente e também reduzem os tempos de inicialização tanto em seu sistema operacional quanto nos programas e aplicativos em seu computador.

Entretanto, em termos de desempenho dentro do jogo, um SSD não oferecerá nenhum tipo de vantagem significativa de desempenho. A realidade é que jogos que são instalados em um SSD não fornecerão mais quadros por segundo do que se esses jogos fossem instalados em um HD, todas as outras coisas são iguais.

Portanto, se você tem um PC gamer um pouco mais antigo e estava planejando atualizar para um SSD porque pensou que isso poderia ajudá-lo a rodar seus jogos em um quadro mais aceitável, seria melhor usar o dinheiro que você iria gastar em um SSD para obter uma placa gráfica mais nova.

Mas, embora os SSDs não lhe deem frames mais altos, isso não significa que sejam inúteis para os gamers…

Como o SSD pode ajudar os gamers

Embora um SSD não lhe dê um enquadramento superior em seus jogos favoritos, ele oferecerá aos jogadores uma vantagem sobre os discos rígidos tradicionais. E, isto é, os tempos de inicialização.

Os jogos que são instalados em um SSD normalmente inicializarão mais rapidamente do que os jogos que são instalados em um disco rígido tradicional.

Este tempo de inicialização varia de PC para PC e de jogo para jogo, mas em alguns casos, a inicialização de um jogo a partir de um SSD pode levar menos da metade do tempo que levaria para inicializá-lo a partir de um disco rígido.

Além disso, os tempos de carregamento para ir do menu de um jogo para o próprio jogo são mais rápidos quando o jogo é instalado em um SSD do que quando ele é instalado em um disco rígido.

Os tempos de carregamento de um menu para um jogo não são tão significativos quanto a diferença entre SSDs e HDDs nos tempos de inicialização do jogo, mas há uma pequena vantagem para SSDs lá também.

Portanto, em última análise, enquanto um SSD não vai te dar um impulso FPS, ele vai diminuir significativamente a quantidade de tempo que você passa do momento em que você abre o seu jogo até o momento em que você está realmente jogando.

Outras Vantagens dos SSDs

Mais uma vez, um SSD não vai ajudar seu PC a rodar mais rápido os principais jogos de hoje. Entretanto, com o aumento do tempo de inicialização, seus jogos serão carregados mais rapidamente. E, isso significa que você não terá que ficar sentado tanto tempo esperando para jogar seu jogo.

Outra área onde os SSDs podem ajudar é no tempo em que seu sistema leva para dar o boot. Assim como um SSD ajudará seus jogos a carregar mais rapidamente, também ajudará seu sistema a iniciar mais rapidamente (desde que seu sistema operacional esteja instalado em seu SSD).

SSD SATA em fundo branco

SSD ou HD para jogos: Veredito Final

Um SSD não te dará enquadramentos superiores, mas eles ainda valem a pena para os gamers. Se você estiver procurando construir um computador para jogos de baixo custo, ou se quiser atualizar seu sistema existente para melhorar o desempenho que está obtendo nos jogos, escolher um SSD em vez de um disco rígido pode não ser o melhor uso de seu orçamento.

Entretanto, se você tiver um orçamento moderado para gastar (seja na construção de um novo computador de jogos ou na atualização de um sistema antigo), adicionar um SSD ajudará seu sistema (e jogos) a carregar muito mais rápido e ajudará seu computador a se sentir mais rápido em geral.

E, o melhor cenário para os jogadores que podem pagar é emparelhar um SSD com um disco rígido tradicional, pois isso lhe permitirá maximizar seu desempenho e capacidade de armazenamento para o dinheiro que você está gastando.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre SSD ou HD para jogos, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *