Dúvidas Frequentes

O que é um DC Jack de notebook e como fazer para arrumá-lo?

O que é um DC Jack de notebook e como fazer para arrumá-lo?

O conector DC Jack, também conhecido como DC Power Jack, serve para intermediar a alimentação de energia entre a fonte (carregador) e o laptop.

A superfície que possui a entrada do DC Jack é onde o cabo de alimentação portátil se conecta. Já a parte interna, na maioria das vezes, está conectada à placa-mãe, sendo necessário retirá-la para realizar a troca do componente. Em alguns casos, o conector pode acabar se soltando ou sendo danificado, o que pode trazer alguns problemas de funcionamento por mais que a fonte esteja funcionando normalmente.

Veja algum exemplo de problemas de funcionamento:

Mau contato:

Dependendo da posição do fio do cabo conector, o carregador apresenta falhas de funcionamento. Por mais que o notebook esteja recebendo energia, ele não recebe carga o suficiente para se manter ligado.

Desligamentos:

O notebook desliga de repente, mesmo com carga.

Faíscas:

Ao tentar conectar o cabo de alimentação ao DC Jack, o notebook solta algumas faíscas.


Como fazer para arrumar o DC Jack

 

O que é um DC Jack de notebook e como fazer para arrumá-lo?

Trocar o DC Jack é um procedimento que requer conhecimento básico na área de informática, pois será necessário montar e desmontar o notebook. Acompanhe o passo a passo e o vídeo tutorial do canal Luciano Informática para saber como realizar o procedimento.

01) Desmonte o notebook

02) Remova a placa-mãe e demais componentes que impeçam a retirada do DC Jack

03) Dessolde o antigo conector danificado

04) Solde o novo conector DC Jack

05) Feche o notebook e faça testes com uma fonte compatível (texto amperagem)


Como encontrar o DC Jack compatível com o meu notebook?

Cada DC Jack é feito especificamente para um modelo de notebook, netbook ou ultrabook, podendo possuir cabo conector ou não. Por isso, antes de realizar a compra deste produto, é necessário verificar se ele é realmente compatível com o seu aparelho.

A bringIT Comercio Eletrônico disponibiliza diferentes modelos de DC Jack em sua loja virtual. Caso tenha alguma dúvida sobre compatibilidade, basta entrar em contato com a Central de Atendimento.

 

dcs_note

 

 

10 Responses

  1. Meu notebook não carregava e a falha era neste componente.

  2. Boa noite, meu Notebook não da nem um sinal e a fonte está normal, será que deve ser esse DC jack?

  3. Olá Walisson! Nesse caso, pode ser vários problemas. A fonte está funcionando perfeitamente, acende as luzes LED normalmente? Se sim, tente carregar sem a bateria, para verificar se não é algum defeito na bateria também. O DC Jack é responsável por passar a energia para a placa-mãe, nesse caso, se não está ligando pode ser até mesmo um problema na placa-mãe e não no DC Jack. Para ter certeza, o recomendado é levar para um técnico de sua confiança. Se tiver mais dúvidas, estamos à disposição 😉

  4. Sabe informar quabto custa para consertar a fonte de alimentação do not book cce?

  5. Olá Su, tudo bem? Quem pode responder você é alguma assistência técnica. Nós comercializamos apenas fontes novas, por isso não temos uma base de preço. Pesquise e compare se vale a pena consertar, pois geralmente o preço de uma fonte não é tão elevado!

  6. Eu fiz um curso de montagem, manutenção e rede em computadores.
    Porem nunca fiz a troca de um dc jack de um notebook, é complicado de ser feito? Lembrando que sei fazer solda.

  7. Bom dia, Mateus. Tudo bem? Se você já tem experiência com solda, é bem simples como qualquer outro componente. Para fazer a troca do DC Jack remova a solda antiga, deixe o local bem limpo e coloque o novo DC Jack com solda nova.

  8. Eu comprei o DC Jack do mesmo modelo que meu notebook, porem apos eu instalar fiz um teste com a placa mãe na tomada e acendeu uma luz laranja, depois disso fechei e testei mais não pego, abri novamente e verifiquei que onde coloquei as soda ficou com residu, só que não vou conseguir limpar porque estou sem o liquido que limpa placas, agora tenho que aguarda ate comprar pra ver se resolve, se não resolver queria saber qual seria outra alternativa ?

  9. Bom dia Everton, uma possível solução é tentar ressoldar, mas antes tenha todos os itens que te auxilie a fazer uma troca perfeita. Solda de qualidade, sugador de solda, pasta de solda, álcool isopropílico e uma escova para limpeza.

    Caso não tenha experiência com esse tipo de reparo, aconselhamos a levar em um técnico com experiência para que não danifique o seu equipamento. Pois um curto nesta região pode vir a inutilizar seu equipamento permanentemente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *