Quando trocar a pasta térmica? Saiba tudo nesse post!

Tempo de leitura: 8 minutos

Seu notebook ou computador começou a esquentar demais e você não sabe muito bem o que pode estar causando esse problema? Quando é assim, há grandes chances de ter chegado a hora de trocar a pasta térmica…

Se você não sabe o que é a pasta térmica do computador ou está em dúvidas de quando trocar a sua, fique com a gente!

pasta térmica

O que é a pasta térmica?

Primeiramente você precisa saber onde a pasta térmica é aplicada em sua máquina, para entender sua finalidade, certo!?

Nesse sentido, ela é colocada entre o dissipador do cooler e o processador, sendo este um dos principais componentes do computador que ajudam a manter a temperatura da peça baixa e a manter a vida útil do seu aparelho.

Ela é extremamente necessária porque a parte metálica do processador não é completamente lisa, tem uma região que possui pequenas ranhuras, o que não é difícil de perceber, passando a unha é possível sentir.

Além disso, no dissipador do cooler é o mesmo esquema, passando o dedo você consegue notar que o metal não é totalmente liso e é aí que entra a pasta térmica, ela aplicada nessas duas partes metálicas com ranhuras. Sendo assim, ela serve para fazer uma melhor união entre as duas partes.

Em outras palavras, de certa forma acaba eliminando espaços que não teriam contato, ou seja, essas pequenas ranhuras serão preenchidas pela pasta térmica, então a transferência de calor gerada no processador será melhorada e o dissipador vai ajudar a espalhar o calor.

Imagino que agora você deve estar se perguntando, mas como é essa pasta? Calma, que ela é como diz o próprio nome, um líquido viscoso, geralmente de cor branca ou prateada (dependendo de seu material).

Olha, pode até parecer simples, mas existem vários cuidados que você precisa tomar e estamos aqui para te alertar sobre, viu!?
Quais os principais problemas que podem acontecer com a pasta térmica?

Lembra das micro arranhaduras que existem em ambas as peças, né?

Pois é! A transferência de temperatura entre o processador para a parte metálica do dissipador não é realizada da melhor forma possível justamente por causa delas, ou seja, como resultado disso o processador vai acabar trabalhando em uma temperatura mais alta e dependendo do grau, o computador pode por exemplo, ficar desligando.

O que nada mais é do que uma questão de segurança do próprio processador que se a temperatura for muito alta e chegar no limite suportado acaba desligando para não queimar.
Entretanto, tem casos em que o pior acontece e aí meu caro amigo, o prejuízo é bem maior.

Como fazer pasta térmica caseira

Embora tenha muitos vídeos no youtube recomendando usar pasta de dente, por exemplo, não há nenhuma garantia de que vá funcionar.

Na verdade, essa ideia de utilizar pasta de dente é nada mais que um meme antigo da informática e isso se dá justamente por causa da associação do nome pasta e também por causa da consistência parecida, sendo ela viscosa, cremosa e até mesmo algumas brancas.

Entretanto, os componentes de composição entre uma e outra são completamente diferentes, portanto não é recomendado de forma nenhuma que você use pasta de dente para refrigerar o seu computador.

Te garantimos que vai dar ruim no PC. Então pra que arriscar sendo que o mercado traz inúmeros modelos de pastas térmicas com preços variados e de diferentes materiais!?

Vem com a gente que vamos mostrar a diferença agora.

Tipos de pasta térmica

De silicone

Essas são as mais comuns e baratas, conhecidas também como as pastas térmicas brancas, são feitas de silicone com materiais especiais, de alta condução térmica, na sua maior parte das vezes é uma mistura de óxido de zinco e silicone.

Mesmo ela não sendo condutora elétrica, possui excelente estabilidade térmica, podendo operar sem perder suas principais propriedades em temperaturas de até 250 °C e, por curtos períodos, temperaturas de até 300 °C.

De óxido de zinco

Este é um composto térmico também conhecido como pasta branca, pois em sua composição é basicamente silicone com óxido de zinco. Entretanto, seu composto líquido possui alta estabilidade, melhorando assim a transferência de calor e reduzindo temperaturas.

De prata

Dentre os citados neste post este material é o mais caro, pois são os feitos de prata e de metal. Mas calma aí que você não fica no prejuízo, viu!? Afinal de contas, o preço mais elevado se explica pela melhor condução térmica que essas pastas proporcionam, além disso elas duram mais do que as pastas térmicas brancas e apresentam, assim, um melhor desempenho na dissipação do calor.

Quando trocar a pasta térmica? Tome cuidado!

Antes de mais nada, saiba que a composição da pasta térmica afeta no período em que precisa ser trocada, ou seja, dos materiais que aqui já citamos como, as feitas com silicone e óxido de zinco, se você é uma pessoa bem cuidadosa com a manutenção preventiva do seu pc, troque a pasta térmica uma vez por ano, apenas para garantir.

Já as pastas de prata na composição podem ficar de 5 a 10 anos no computador.

Entretanto, existem dois casos em que é crucial você fazer a troca da pasta, se for fazer alguma troca de peças e por algum motivo remover o cooler do processador ou se você sente que a temperatura do seu processador está aumentando sem explicação, talvez seja hora de você dar uma olhada e verificar a situação dela.

Afinal, como muitas vezes compramos o pc e nunca sabemos se ela está aplicada e como foi feito, além do material usado, observe! Mas que alguns fabricantes estimam a validade em até 12 anos, então não existe motivo para trocar a pasta térmica toda vez que for dar uma limpeza básica no micro, somente nos casos citados acima.

Até porque alguns modelos de um dos melhores fabricantes, a Artic Silver, estimam o tempo de cura de alguns modelos em 200 horas. Ou seja, levam 200 horas para o produto atingir seu melhor desempenho. Então, sem pressa. viu?

A troca regular da pasta térmica regularmente não traz vantagens, pelo contrário, além disso o material de alguns coolers é bem sensível, se você iniciar um ciclo constante de monta e desmonta, com certeza alguma parte do cooler vai se quebrar antes da hora.

Posso trocar a pasta térmica em casa? Quais cuidados devo tomar?

A resposta para essa pergunta é sim!

Mas para isso, você deve ter segurança na hora de abrir o seu cpu ou notebook para que não solte nenhuma peça errada. Então, se liga aqui nos cuidados que você deve tomar.

Antes de tudo é preciso saber o modelo do seu processador e para isso é simples, no seu computador vá em “Painel de Controle” > “Sistema e Segurança” > “Sistema”. Nessa tela irá aparecer todas as informações necessárias.

Agora você deve estar se perguntando, por quê é importante saber o modelo se apenas vou trocar a pasta?

Bom, isso fará com que você tenha um meio de verificar a forma correta de encaixe/desencaixe do modelo do cooler, para tal, procure no site de seu fabricante pelas instruções.

Pasta térmica implastec para placa de vídeo e processor de notebook

Onde comprar pasta térmica na internet?

Essa resposta é simples né meu caro leitor!

Nós da BringIT estamos aqui justamente para te ajudar, aqui no nosso catálogo você encontra opções de pasta térmica que te atenderá com eficiência.

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post para saber quando trocar a pasta térmica, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!
Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *