pasta térmica

Qual a função do cooler do processador e da pasta térmica?

Você sabe qual é a função do cooler do processador e da pasta térmica? Nós da BringIt viemos responder essa pergunta de forma que não reste dúvidas sobre essas peças tão importantes no desempenho de um computador.

O processador é uma peça fundamental do computador, pois garante o melhor desempenho dos aplicativos, transferência de dados e conexão com outros elementos tecnológicos.

Dessa forma, é necessário que ele esteja em bom estado para que o computador trabalhe corretamente. Para isso, o processador não deve se manter superaquecido.

pasta térmica

Qual a função do cooler do processador e da pasta térmica?

A princípio, o processador é a peça que realiza a maior parte do trabalho em um computador. Devido a grande circulação de energia elétrica durante sua atividade, o processador aquece muito rápido.

Dessa forma, o cooler tem a função de reduzir o calor gerado pelo processador, evitando que ele superaqueça ou queime.

Já a pasta térmica trabalha junto ao cooler. Ela refrigera o processador, mantendo a temperatura dele o mais baixa possível.

Para que serve o cooler do notebook?

O cooler do notebook serve para combater o calor excessivo na parte interna do aparelho. Assim, ele refrigera os componentes e evita que eles superaqueçam.

O superaquecimento dos componentes do notebook prejudica seu funcionamento e seu desempenho. Além disso, a alta temperatura pode acabar danificando algumas peças fundamentais no funcionamento do notebook.


Diferenças entre o cooler de notebook e de PC

Uma das principais diferenças entre o cooler do notebook e o do PC é o tamanho e a visibilidade. O cooler do notebook é uma peça pequena, instalada próxima ao processador.

Ao contrário, o cooler do PC é bem maior e em alguns gabinetes mais novos é possível ver o cooler sem ao menos abri-lo.

Além disso, hoje em dia os PCs gamer muitas vezes contam com cooler com luzes de LED, o que não é possível no notebook.

O notebook conta com apenas um cooler que resfria e expulsa o ar quente, ele fica dentro de um compartimento com saídas de ar. Por outro lado, o computador conta com dois coolers internos.

Um dos coolers se encontra próximo ao processador, resfriando o mesmo. Já o outro se encontra na parte de trás do gabinete, expulsando o ar quente.

Ainda mais, o PC te dá a possibilidade de adicionar mais coolers para potencializar o atividade de resfriamento e aumentando o desempenho, o que não é possível no notebook.


Para que serve a pasta térmica?

A pasta térmica é responsável por evitar o superaquecimento do processador. Dessa forma, ela trabalha junto ao cooler, potencializando a refrigeração.

Ela se encontra entre o dissipador de calor do cooler e o processador. Nessa área, a superfície desses dois componentes possuem micro depressões que formam espaços vazios entre eles, que consequentemente formam ar.

O ar não é um bom condutor de calor e prejudica o trabalho do cooler. Assim, a pasta térmica é utilizada para cobrir esses espaços, permitindo a refrigeração.


Tipos de pasta térmica encontradas no mercado

No Brasil, só há dois tipos de pasta térmica no mercado: a pasta térmica de silicone (ou de zinco) e a pasta térmica de prata


Pasta térmica de silicone

Esse tipo de pasta é mais acessível, é vendida em bisnagas e possui uma fácil aplicação. É indicada para aparelhos que não rodam programas ou jogos pesados, pois não possuem uma alta capacidade de resfriamento.

Pessoa colocando pasta térmica em um componente do notebook 

Pasta térmica de prata

Essa pasta térmica tem uma capacidade de resfriamento muito alta, por isso é mais cara e vendida em seringas. Assim, indicada para quem usa computadores potentes em tarefas que demandam muito desempenho.

Quais os principais problemas que levam o notebook a esquentar?

O superaquecimento do notebook pode danificar muitos componentes essenciais para o funcionamento. Mas o que leva o notebook a esquentar?


Uso contínuo em excesso

O uso contínuo em excesso do notebook faz com que componentes como o HD, o processador e a placa-mãe trabalhem em alta capacidade. Isso exige mais do desempenho e trabalho deles, aumentando a circulação de energia elétrica gerando mais calor.

Em seguida, o cooler também precisa aumentar sua capacidade de trabalho, mas pode não conseguir resfriar e expulsar todo o ar quente, causando um superaquecimento.


Alta temperatura ambiente

A maioria dos notebooks não atua bem em uma temperatura acima de 35°C. Passando disso, as peças internas do aparelho podem aquecer e criar um calor excessivo. Dessa forma, o trabalho do cooler pode ser prejudicado e o notebook vai esquentar.


Falta de limpeza interna

Um problema que pode prejudicar o funcionamento do cooler do seu notebook é a sujeira. Caso o seu cooler esteja sujo e com poeira, isso vai afetar seu desempenho.

Um cooler sujo não funciona corretamente e não refrigera o notebook. Logo, o superaquecimento da sua máquina pode estar ligado a este problema.


Desgaste natural

Apesar de sempre evitarmos pensar que está na hora de dizer adeus ao nosso notebook e trocá-lo, uma hora ele vai deixar de funcionar.

Nesse sentido, é importante que você entenda que mesmo que você tenha tentado todas as soluções possíveis e o notebook não deixa de esquentar, o problema está na vida útil do aparelho, então está na hora de procurar por um novo.

Quando é hora de trocar o cooler do processador? Quanto custa fazer a troca?

Se o seu notebook anda superaquecendo e você já verificou seu notebook tentou diversas soluções como a limpeza interna e a instalação de softwares de monitoramento de temperatura, talvez esteja na hora de trocar o cooler.

Dessa forma, é importante que você procure por assistência para fazer a instalação do cooler de uma forma correta e que faça a compra do modelo correto para o seu notebook. Clique aqui para ver alguns coolers para notebook e seus preços.

O valor da troca vai depender da peça que você vai comprar e da manutenção, caso você não consiga realizar o trabalho.

Como saber se a pasta térmica está com problema? Posso trocar sozinho?

Se o seu aparelho está superaquecendo, mas está limpo internamente e o cooler está trabalhando bem, talvez o problema seja na pasta térmica.

Para saber se a pasta térmica está com problema é só analisá-la. Caso ela esteja seca e dura, está na hora de trocá-la, pois ela poderá atrapalhar o resfriamento da máquina.

Você pode trocá-la por conta própria caso acredite que vai dar conta e que saiba o que está fazendo. Basta retirar a pasta e fazer a aplicação da nova pasta. No entanto, caso você se sinta inseguro para fazer o trabalho, é importante que leve a um profissional para que a troca seja feita da forma correta.

Outra dica: é mais fácil fazer a aplicação da pasta térmica com seringa, pois permitem melhor o controle da aplicação e muitas vezes vem acompanhada de outros instrumentos que facilitam a aplicação.

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o A função do cooler do processador e da pasta térmica, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles