Quais os tipos de resoluções de monitor?

Tempo de leitura: 8 minutos

Encontrar o melhor monitor para você pode ser uma luta, especialmente quando você é novo nas especificações técnicas. Por exemplo, o que é a resolução do monitor? Quais os tipos de resoluções de monitor? Porém a resposta é bem simples.

Em sua resolução mais básica, a resolução do monitor é como um monitor pode exibir claramente o conteúdo visual. Quanto maior for a resolução, mais clara será a visualização.

No decorrer desse artigo, você será capaz de obter o monitor que melhor se adapta às suas necessidades. Ou você pode comparar alguns monitores por si mesmo.

monitor

Resoluções do monitor? Relação de aspecto? O que tudo isso significa!?

Se você já esteve comprando uma tela de computador ou uma TV, sem dúvida você já se deparou com um ou ambos os termos.

Hoje estaremos mergulhando para lhe dar toda a informação que você precisa saber sobre resoluções de monitores e relações de aspecto para que você possa tomar a melhor decisão ao selecionar o monitor certo para você.

O que é resolução do monitor?

Além do tipo de painel do monitor, tamanho da tela, taxa de atualização, etc., a resolução do monitor é normalmente uma das primeiras especificações consideradas quando se compra um novo monitor.

A resolução do monitor descreve as dimensões visuais de qualquer monitor. Expressa em termos de largura e altura, a resolução do monitor é composta de um número específico de pixels.

No caso de um monitor com uma resolução Full HD 1080p padrão da indústria, esta tela tem uma resolução de 1920 x 1080. Isto significa que a tela terá uma largura de 1.920 pixels enquanto a altura da tela será de 1.080 pixels. Isto resulta em um total geral de 2.073.600 pixels na tela.

Quanto maior a resolução de um monitor, mais detalhada pode ser uma imagem porque um monitor de resolução mais alta será composto de mais pixels do que um monitor de resolução mais baixa.

Isto dependerá, é claro, da resolução do conteúdo que você estiver vendo. Além disso, um conteúdo mais visível pode caber em uma tela de computador de maior resolução do que em uma tela de menor resolução.

O que são Pixels?

Pixels, ou elementos de imagem, são os menores pontos físicos em uma tela, assim como os componentes básicos. Os pixels são, portanto, os blocos de construção de qualquer imagem que você vê em sua tela.

Pixels e resolução estão diretamente correlacionados e uma resolução mais alta equivale a um número maior de pixels em uma tela de monitor.

Para visualizar isto, podemos pensar em pixels como peças de quebra-cabeças. Desse modo, cada um deles compõe uma pequena peça de uma imagem maior.

Além disso, quanto mais pixels um monitor tiver, mais detalhadas são as imagens.

O que é DPI / PPI?

DPI (pontos por polegada) indica o número de pontos encontrados dentro de uma linha de uma polegada de varredura ou impressão. Enquanto PPI é o termo correto quando se refere a monitores, ambos os termos são usados com frequência.

PPI ou DPI é uma descrição da densidade de pixels de uma tela de monitor. Uma densidade maior de pixels significará que há mais pixels em cada polegada quadrada de sua tela.

A densidade de pixels é um fator significativo porque determina a qualidade de sua imagem na medida em que uma maior densidade de pixels geralmente lhe dará imagens mais bonitas.

Dito isto, a densidade de pixels também depende do tamanho da tela.

PPI e tamanho da tela

Imagine isto – você tem dois monitores lado a lado, ambos com uma resolução Full HD 1080p. Isto significa que ambos têm 1.920 pixels horizontais e 1.080 pixels verticais. Agora imagine que uma tela é de 32 polegadas, enquanto a outra é de 25 polegadas.

Agora você pode ver como a densidade de pixels é importante porque você terá o mesmo número de pixels espalhados por uma tela maior com o monitor de 32 polegadas. Assim, o monitor menor terá uma densidade de pixels mais densa, resultando em linhas mais suaves e imagens mais nítidas.

Então, quanto maior a densidade de pixels, melhor, certo?

Bem, a resposta é sim e não. Enquanto, em geral, uma maior densidade de pixels é melhor, há um ponto de retorno decrescente. À medida que a densidade de pixels se torna maior e mais alta, os benefícios perceptíveis dessa densidade mais alta de pixels se tornam cada vez menores.

Isto eventualmente levará a um ponto em que os benefícios oferecidos por uma maior densidade de píxeis são indetectáveis pelo seu olho.

No exemplo acima, o monitor de 25 polegadas teria uma densidade de pixels de cerca de 88 ppi, enquanto o monitor de 32 polegadas teria uma densidade de pixels de cerca de 69 ppi.

Nesta situação, é seguro dizer que haveria algumas diferenças perceptíveis na qualidade da imagem entre os dois, com o monitor de 25 polegadas proporcionando imagens de melhor aparência.

Para levar as coisas ainda mais longe, é comum que os smartphones tenham hoje em dia densidades de pixels que variam de 300 ppi até mais de 500 ppi.

O problema aqui é que o ponto exato onde um PPI mais alto se torna indetectável é uma questão de debate. Alguns dizem que a densidade ótima de pixels está em algum lugar em torno de 400 ppi, enquanto outros dizem que a densidade de pixels detectável pelo olho está mais próxima de 1000 ppi.

Como esta é uma questão de preferência pessoal, é sempre melhor testar um monitor antes de decidir em qual monitor comprar.

tela full hd

Quais os tipos mais comuns de resoluções de monitor?

A lista a seguir classifica algumas das resoluções de monitores mais comuns encontradas no mercado atualmente, desde a mais baixa resolução de monitor até a mais alta.

Resolução de 720p

Outros Nomes: HD, HD Ready, HD Standard

A resolução 720p, ou 1280 x 720, é uma resolução de monitor de estilo progressivo. É a mais baixa das resoluções com capacidade de HD, e é utilizada por todas as emissoras de TV de alta definição.

Resolução de 1080p

Outros Nomes: Full HD, FHD

1080p, ou 1920 x 1080, é uma resolução de monitor não entrelaçada que é comercializada como a primeira resolução a tirar o máximo proveito da gama completa de capacidades do HD.

Desse modo, 1080p é atualmente a resolução padrão para televisão, serviços de streaming de internet, jogos de vídeo e smartphones, para citar alguns.

Resolução 1440p

Outros Nomes: 2K, WQHD, QHD

1440p é uma resolução progressiva contendo 2560 x 1440 pixels. Conhecida como ‘Quad HD’, 1440p é 4 vezes mais forte que a variante base HD.

O 1440p não é totalmente difundido, mas pode ser encontrado em grande parte dentro do reino da computação e dos smartphones, inclusive de empresas bem conhecidas como HTC, Samsung, ViewSonic e Apple.

Resolução 4K

Outros Nomes: UHD, Ultra HD, 4K UHD

A resolução 4K é assim denominada devido a sua contagem horizontal de pixels, embora para monitores, a resolução 4K seja igual a uma contagem de pixels de 3840 x 2160. A resolução de 4K também tem 4 vezes mais pixels do que 1080p.

Embora a participação de mercado para a resolução 4K tenha aumentado ano após ano desde 2014, sua adoção tem sido até agora limitada ao streaming de vídeo na Internet, à projeção de vídeo e às televisões comerciais.

Resolução 8K

Outros Nomes: 8K UHD

A resolução 8K mede 7680 x 4320 pixels e é atualmente a mais alta resolução de monitor disponível atualmente. A tecnologia é tão nova que os televisores e transmissões UHD 8K comercialmente disponíveis acabam de ser disponibilizados.

No mercado, a 8K está sendo integrada atualmente em TVs, monitores de computador e câmeras de transmissão.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre quais os tipos de resoluções de monitor, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *