O processador do meu notebook está esquentando muito… E agora?

O processador do meu notebook está esquentando muito? Confira nossas dicas e saiba o que fazer!

computador-lento1

Não é nenhuma novidade que os notebooks estão cada vez mais compactos. Diariamente são lançados diferentes modelos de computares ultrafinos e de alta performance. No entanto, com os dispositivos cada vez mais compactos e potentes, aumentam o risco do superaquecimento dos componentes internos (entre eles o processador ou CPU), o que pode levar a sua máquina a não ter o desempenho esperado.

Cooler para notebook em fundo branco

Como resultado da temperatura elevada, o seu notebook pode começar a travar, desligar de repente ou até mesmo aparecer uma tela azul. Se isso acontecer, é sinal de que algo precisa ser feito para que a sua máquina volte a funcionar normalmente.

Pasta térmica para manutenção em notebook

O Blog bringIT preparou algumas dicas que irão ajudar você a manter a temperatura adequada do notebook e ainda acabar com o superaquecimento dos componentes internos.

1º Monitore a temperatura

Com a ajuda de programas de monitoramento de sistema, como o Everest e HWmonitor, você poderá controlar a temperatura das peças internas do notebook: processador, memória, disco rígido, entre outros. A maioria dos componentes internos funcionam com uma temperatura limite de 55 ºC, com exceção para placas de vídeo, que trabalham com temperatura acima do padrão estabelecido. Neste caso, o mais indicado é consultar as especificações técnicas de cada fabricante, disponíveis no manual do produto.

668089990

Manutenção do cooler do processador

Caso seja diagnosticado o superaquecimento do processador, você pode realizar a manutenção das peças internas do seu notebook.

Esse procedimento exige bastante cuidado do usuário, pois será necessário abrir o equipamento (confira o tutorial sobre Como trocar o cooler do seu notebook.

_DSC0080-versao2

Aproveite também para limpar as entradas de ar do notebook. Com o uso de um pincel, você pode remover a sujeira, pó e demais resíduos.

_DSC0102-versao2

3º Limpeza/troca da pasta interna

Juntamente com o cooler e o dissipador, a pasta térmica é um dos principais componentes que ajudam a manter a temperatura do processador baixa. O material fica entre o processador e o dissipador. Com um pedaço de papel, cuidadosamente remova a pasta antiga e aplique uma nova pasta.

Atenção: esse é um procedimento bastante delicado, portanto não faça nada com dúvidas e tome muito cuidado ao manipular a CPU, pois ela é uma peça extremamente frágil.

 52030.71328-Pasta-termica-1

4º Remontagem das peças

Após remover as peças e realizar o procedimento de limpeza, verifique se todos os componentes foram colocados novamente e certifique-se ainda de que todos os parafusos foram bem apertados.

5º Monitorar novamente a temperatura

Após realizar todas as etapas acima, monitore novamente a temperatura do seu notebook com um dos programas mencionados anteriormente. Se mesmo realizando a manutenção das peças, o processador do seu notebook continuar superaquecendo, indicamos que você procure uma assistência técnica para resolver o problema.

 

 

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles