Posso usar meu notebook no sol?

Tempo de leitura: 3 minutos

Aquele verão acontecendo lá fora e você não quer ficar no forno da sua casa lendo e-mails e atualizando sua rede social. Você decide pegar seu notebook e ir ao sol aproveitar aquele dia lindo. Às vezes você faz isso na praia, no campo, no parque, na chácara ou em casa. Mal sabe o quão prejudicial é para o seu notebook este ato de ficar exposto ao sol.

Usar o Notebook no Sol
Temperatura do notebook

Além do sol pairando sobre a sua máquina, o clima quente também é uma péssima idéia para seu notebook. A maioria dos notebooks atua em uma temperatura segura de 10 a 35 graus Celsius. Passando disso, as peças internas do seu notebook irão aquecer e esse calor excessivo pode causar danos a todas as peças e equipamentos, principalmente as mais sensíveis. Um exemplo é a bateria do notebook. O calor excessivo prejudica os componentes internos químicos dela, diminuindo a sua vida útil.
Com o seu notebook ao sol, você pode estar danificando o seu Disco Rígido (seu HD), ou seja, você está correndo o risco de perder todos os seus dados por uma exposição inadequada. Tanto o seu disco rígido como outros componentes e carcaça precisam estar sempre resfriados em sua temperatura média.
Além do calor, a humidade também é prejudicial ao seu aparelho. Ela, como o calor, também pode causar danos aos componentes internos. A média adequada de humidade relativa do ar para o trabalho é de mínimo 10% ao máximo de 80%. Por isso, utilizar o computador na praia também pode ser uma má ideia, pois a humidade do ar no litoral pode chegar a 100% em alguns momentos.

Temperatura da bateria

Especificamente no caso da temperatura da bateria, o indicado é uma temperatura ainda menor, por ser um componente mais sensível ao calor. Quando precisar armazenar a bateria, o recomendado é que fique entre 15 a 20 graus Celsius e nunca deiar abaixo dos 5 graus Celsius. Assim conseguirá preservar as propriedades energéticas da melhor forma.
Procure utilizar seu notebook na sombra e também em lugares frescos e arejados, que possuam uma ventilação do ar adequada. Use também suportes para apoiar o notebook, permitindo que ele ventile e refresque-se por si próprio. Da mesma maneira, é indicado instalar computadores e usar notebooks não próximos a janelas que peguem a exposição do sol com alguma constância, para evitar o mesmo erro do calor.

Cuidados ao guardar o notebook

Além do problema de ficar diretamente exposto ao sol não podemos esquecer do local de armazenamento do seu notebook. Muitas vezes ele acaba ficando em outros lugares que não são indicados, como por exemplo no banco do carro, que, além de um risco para um possível “furto”, também pode ficar superaquecido quando este veículo estiver ao sol por muito tempo, criando um ambiente totalmente inadequando principalmente para a bateria.
Salas e outros ambientes sem ventilação e altas temperaturas também merecem uma atenção especial.
Tenha cuidados básicos com o seu notebook e fará com que sua vida útil seja muito mais longa!

Baterias de notebook tem vida útil. Caso precise de uma bateria nova, confira em nossa loja!

bringIT

.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *