ícone compartilhar redes sociais
memória RAM

Por que devo investir no upgrade de memoria notebook?

Welysson

Você compra um notebook novo e fica super satisfeito com tudo o que ele tem para oferecer. Porém, conforme o tempo vai passando, atualizar o sistema operacional, instalar novos programas ou até mesmo abrir os atuais, parecem tarefas cada dia mais difíceis. O motivo? É bem provável que esteja na hora de fazer um upgrade de memória.

Mas, será que vale realmente a pena investir nisso? Não é melhor simplesmente comprar um novo computador? Acredite, atualizar o seu aparelho atual pode custar consideravelmente menos. Quer entender melhor como isso funciona? Então, basta continuar com a gente durante todo este artigo, combinado?

Vamos lá!

Como chamamos a memória de um notebook?

A memória de um notebook é conhecida pela sigla RAM, que significa “Random Acess Memory” (memória de acesso aleatório, em português).

memória RAM

Também chamada de “memória física”, a RAM é utilizada para o armazenamento temporário de informações, como processos e tarefas em execução. Logo, quanto maior a RAM disponível, maior o número desses processos executados simultaneamente.

Sabe aquele momento em que você percebe certos problemas de desempenho no seu computador? A causa pode ser o esgotamento da RAM disponível no aparelho. Isso porque, com o intuito de liberar memória para processos e tarefas, o sistema começa a gravar dados em excesso no HD (disco rígido).

No instante em que você retorna a um processo ou tarefa anterior, o sistema é obrigado a liberar, primeiramente, RAM e só depois buscar os dados solicitados no HD, que possui uma velocidade de leitura e gravação muito mais lenta. O resultado? Atrasos e lentidão em qualquer atividade, deixando clara a necessidade de realizar um upgrade de memória no notebook.

Como saber se está na hora de investir em mais memória para o notebook?

Se deparar com um sistema lento nem sempre é sinal de que você precisa fazer um upgrade de memória no notebook imediatamente. No entanto, quando essa lentidão é recorrente, talvez seja necessário considerar aumentar sua capacidade.

A ideia é ficar de olho nos seguintes cenários:

1. Leva muito tempo para abrir arquivos e carregar programas

O objetivo de investir em um notebook é justamente ter praticidade nas atividades que o usuário precisa desempenhar. Logo, é fundamental que o computador abra qualquer arquivo ou programa o mais rápido possível.

Se o seu aparelho leva mais do que dois segundos para realizar esse tipo de tarefa, é sinal de que um upgrade de memória do notebook é mais que necessário.

2. Seu computador é incapaz de executar mais de um programa ao mesmo tempo

Se você costuma utilizar programas de animação, com diversos recursos, pode ser que o notebook realmente fique um pouco mais lento. Entretanto, se as suas atividades diárias incluem tarefas muito mais simples e leves e, mesmo assim, o aparelho não suporta a execução simultânea dos programas necessários, é preciso rever a memória do computador para não perder ainda mais desempenho.

3. Você recebe notificações constantes de falta de memória

Se você percebe uma “janelinha” subindo na tela de forma recorrente, apenas para lhe avisar que o seu notebook está usando quase toda a memória disponível, pode ser um sinal de alerta!

Em casos de lentidão, mas sem o surgimento da notificação, basta acessar o gerenciador de tarefas para verificar como anda a capacidade do seu notebook e a necessidade de fazer um upgrade de memória.

memórias ram

Existem outros indicativos de que eu preciso fazer um upgrade de memória no notebook?

Sim, dezenas! Para conhecer alguns deles, acompanhe a lista abaixo:

  • Você se irrita constantemente porque não consegue executar pequenas tarefas diárias no seu notebook;
  • Os programas fecham sozinhos ou param de responder no meio da utilização;
  • Você digita algo e precisa esperar uma fração de segundos até que as palavras apareçam na tela;
  • A resposta não é imediata ao clicar em um ícone ou link;
  • Abrir uma planilha se tornou uma tarefa quase impossível, já que compromete a velocidade dos outros programas;
  • Tudo o que você acessa carrega lentamente e apresenta problemas de exibição;
  • Ao tentar abrir certos programas ou documentos, o sistema simplesmente trava.

Quanta memória devo colocar no meu notebook?

A quantidade de memória que um notebook precisa depende muito das atividades desempenhadas por ele. Assim, podemos observar as opções a seguir:

  • 8 GB: digamos que essa seja a capacidade mínima de memória para que um notebook desempenhe bem as suas funções. Claro, a maioria dos aparelhos chega de fábrica com uma capacidade de 4 GB. Entretanto, isso costuma ser suficiente apenas para quem utiliza o computador esporadicamente. Logo, 8 GB é quase que indispensável para rodar alguns jogos básicos e realizar as tarefas necessárias do dia a dia de maneira satisfatória;
  • 16 GB: essa capacidade de memória é ideal para rodar mais de um programa ao mesmo tempo, sem que haja lentidão no sistema. Para se ter ideia, 16 GB é suficiente até mesmo para realizar streamings em sites como a Twitch, por exemplo, ao mesmo tempo que se executa um jogo e mantêm páginas importantes abertas;
  • 32 GB: podemos dizer que 32 GB é uma “zona de segurança” para os usuários. Isso porque, essa quantidade de memória permite que um jogo seja reproduzido em 4K (resolução de cinema digital) sem utilizar metade da capacidade do computador. Ou seja, é um upgrade de memória do notebook que garante altíssimo desempenho sem muito esforço.

É possível liberar um pouco de memória com ações simples?

Embora fazer um upgrade de memória no notebook seja a melhor opção, também é possível liberar algum espaço extra rapidamente, seguindo as dicas abaixo:

  • Exclua arquivos indesejados, duplicados e temporários;
  • Desfragmente seu disco rígido quanto antes;
  • Verifique se há malware, ou seja, algum software malicioso instalado no seu notebook. Na dúvida, garanta um programa antivírus para se manter protegido de tais ameaças;
  • Faça uma limpeza física no seu aparelho. Quando o notebook superaquece por conta de poeira ou outras sujeiras, ele pode forçar os componentes internos a trabalharem muito mais rápido, prejudicando sua capacidade original.

Viu só como existem diversas razões para investir em um upgrade de memória do notebook? Se você precisa de ajuda para realizar essa tarefa, aproveite para conhecer nosso site. Por lá você encontra os melhores produtos e um atendimento de primeira!