Para que serve a tecla scroll lock no teclado?

Para que serve a tecla scroll lock no teclado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você olhar atentamente para o teclado do seu computador, provavelmente encontrará uma ou outra tecla cuja função você simplesmente desconhece. Talvez, até tenha observado essas chaves e se perguntado qual a finalidade de cada uma, mas ao pressioná-las e ver que nada nítido acontecia, passou a ignorá-las novamente. E é exatamente sobre uma delas que falaremos hoje, afinal, para que serve a tecla Scroll Lock?

Presente no layout dos teclados de computadores e notebooks desde sempre, o Scroll Lock possui uma função bastante interessante e útil, capaz de fazer uma grande diferença, dependendo das necessidades de cada usuário.

Vamos entender um pouco mais sobre o tema no artigo abaixo? Confira!

A história da tecla

Antes de entendermos para que serve a tecla Scroll Lock, que tal descobrirmos um pouco da sua história? Há cerca de 40 anos, em meados de 1981, a International Business Machines Corporation (ou simplesmente a gigante da área de informática, IBM), lançou seu tão famoso teclado para computadores. Tal periférico possuía 83 chaves o que, no futuro, se tornaria o padrão de toda a indústria.

Claro, com o passar do tempo, a maioria das empresas modificou, ainda que levemente, a estrutura inicial, adicionando, combinando ou removendo determinadas teclas, sempre acompanhando as necessidades tecnológicas do momento.

No entanto, existem chaves que nunca perderam a sua majestade, mantendo-se presentes mesmo apesar da pouca fama, como é o caso do Scroll Lock.

Qual era a finalidade original da tecla Scroll Lock?

Na época em que a tecla Scroll Lock surgiu, tanto os sistemas operacionais quanto os mouses estavam longe de terem a popularidade que possuem hoje quando, por exemplo, podemos utilizar um mouse para apontar ou mover o cursor durante a digitação. Décadas atrás, essa era uma função atribuída às teclas de seta, que também se encarregavam da tarefa de rolar a página.

Assim, a tecla Scroll Lock surgiu como uma facilitadora de processos, permitindo que o usuário escolhesse como preferia lidar com tais páginas, já que a chave permitia desabilitar a rolagem feita pelas teclas de seta e liberar o uso do cursor utilizando outro periférico.

Mas, afinal, faz sentido que a tecla Scroll Lock ainda esteja em nossos teclados hoje?

Nessa altura você deve estar se perguntando “certo, mas para que serve e tecla Scroll Lock hoje, afinal?”

Se pensarmos na criação e popularização do mouse, essa pode parecer uma chave de teclado completamente irrelevante e dispensável, não é mesmo? Prova disso é que diversos fabricantes de equipamentos de informática já desabilitaram sua função, excluindo a mesma de seus periféricos definitivamente.

No entanto, a funcionalidade do Scroll Lock não desapareceu completamente. Alguns programas importantes, como o Microsoft Excel, ainda mantêm o uso da tecla como forma de alternar entre o posicionamento nas células ou até mesmo rolar a página de um livro, por exemplo.

O mesmo acontece com algumas funções do Windows, que também continuam utilizando essa tecla. Um bom exemplo são os desenvolvedores web que, após alternarem o valor de uma entrada ou registro, pressionam a tecla “Ctrl” e a tecla “Scroll Lock” duas vezes, lançando assim a tão temida tela azul.

Outra excelente finalidade da chave em questão (e que costuma fazer muito sucesso) é utilizá-la como uma espécie de “curinga”, ou seja, transformá-la na chave de preferência do usuário. Nesse caso, existem pessoas que a usam para inserir macros no software e gamers que a colocam para trabalhar como uma ferramenta de grande ajuda em determinados jogos.

Assim, podemos afirmar com maior propriedade sobre para que serve a tecla Scroll Lock atualmente:

  • Microsoft Excel:rolagem vertical e horizontal de páginas;
  • Tecla livre:reconfiguração de sua função, com o propósito de fazer a chave atender outras “ordens” e macros;
  • No Linux:pressionar a tecla Scroll Lock nesse sistema operacional, congela a saída do console enquanto o texto está sendo impresso em uma janela. O processo, no entanto, continuará em segundo plano, mas a função permite que o usuário leia as tais mensagens de rolagem rápida que, infelizmente, seriam perdidas.

Outros softwares que também utilizam a chave até os dias de hoje são:

  • IBM Lotus Notes;
  • Forté Agent;
  • Image-Line;
  • FL Studio;
  • LibreOffice Calc;
  • Renoise;
  • Microsoft Project.

No mais, é possível dizer que a tecla Scroll Lock se reinventou com o tempo, permanecendo útil mesmo depois que a sua função original desapareceu.

Teclado usb windows branco sobre fundo branco

Como saber se a tecla Scroll Lock está ativada ou desativada?

No caso dos computadores de mesa, ou em equipamentos que utilizam periféricos, a luz amarela/verde brilhante acima da tecla estará acesa. Isso significa que a rolagem está travada e que o usuário pode acessar cada arquivo diretamente, usando apenas as teclas de seta presentes no teclado.

Já no caso da desativação da chave, a luz acima da tecla estará apagada e o usuário não poderá acessar cada arquivo diretamente. Ao invés disso, toda a página irá para baixo e as setas do teclado começarão a funcionar exatamente como a rolagem que observamos em um mouse.

E no caso dos notebooks, onde não há luz de indicação?

Como o Scroll Lock geralmente é utilizado no Excel, basta que você olhe para a barra de status, na parte inferior da janela do programa para entender se a tecla está ou não ativada. Outra boa ideia é simplesmente testar a chave.

Assim, se as teclas de seta rolarem a planilha inteira ao invés de levar para a próxima célula, significa que a mesma está ativa. Ah, não se esqueça de que, no caso dos computadores portáteis que ainda possuem essa opção, o nome da função aparecerá, geralmente, como “ScrLk” e não como Scroll Lock, ok?

Agora que você já sabe para que serve a tecla Scroll Lock, que tal começar a utilizá-la no seu dia a dia? Mesmo que você acabe desistindo da ideia depois de um tempo, o conhecimento e o domínio de uma chave tão importante para a história da informática podem fazer toda a diferença em certos momentos.

Sabia que na bringIT você encontra o que há de melhor em peças e acessórios para o seu computador? Então, não perca tempo e venha conhecer nosso site agora mesmo!