ícone compartilhar redes sociais
clock do processador

O que é o clock do processador?

Welysson

Quem não trabalha com computadores, em geral, assustam-se quando precisam lidar com questões referentes à informática. Você, por exemplo, saberia dizer do que se trata o clock do processador?

Não é segredo para ninguém que o processador é uma das principais peças de um computador. Com modelos diversos, de diferentes fabricantes, esses chips funcionam de um modo muito específico e possuem um universo particular.

Um de seus elementos que mais chamam a atenção de um usuário na hora de comprar um novo computador, então, é o clock, em geral muito usado para comparar modelos de processadores.

Se acaso você tem dúvidas sobre o assunto, então precisa continuar nesta leitura. Ao fim dela, você vai saber exatamente do que se trata o clock do processador.

E aí, não vai perder, hein?!

Afinal, o que é o clock do processador?

Enfim, vamos entender do que, de fato, trata-se o clock do processador. Em primeiro lugar, no entanto, é preciso entender que os processadores trabalham em ciclos.

clock do processador

Sendo assim, sempre que se recebe um novo pulso de energia elétrica, o processador realiza instruções, de modo a enviar comandos para o computador. É aí, então, onde entra o clock.

Ele nada mais é do que cada um desses ciclos. Do mesmo modo, é a velocidade do clock a responsável por medir quantos ciclos um núcleo de um processador pode executar por segundo.

Ou seja, o clock é a frequência com que um processador é capaz de executar as tarefas incumbidas a ele. Ou seja, o clock é a frequência com que um processador é capaz de executar as tarefas incumbidas a ele. Desse modo, quanto maior a frequência, portanto o clock, menor é o tempo de execução, mais ágil o processador.

Ainda sobre o assunto, o hertz é a unidade de medida padrão. Ou seja, ela revela qual é a quantidade de ciclos, portanto de clocks, por segundo.

Vale lembrar, aliás, que processadores mais modernos e robustos contam com taxas em nível dos gigahertz, unidade que representa trilhões de hertz. Nada mal, não é mesmo?

Da mesma maneira, o clock speed varia entre os processadores, até porque há diferentes fabricantes em jogo. Se compararmos os processadores da Intel, por exemplo, vamos encontrar modelos com diferentes velocidades.

O que o clock diz sobre o desempenho de um processador

Como você já deve imaginar, a velocidade do clock diz muito a respeito da performance de um processador. Afinal, quanto maior for o valor em gigahertz, há mais ciclos por segundo que determinado processador pode executar.

No entanto, engana-se que o clock é o único fator que influencia a performance de um processador. Há outros também muito importantes, portanto.

Podemos citar, por exemplo, a arquitetura do processador, já que temos diferentes modelos no mercado. A depender de cada fabricante, há grandes diferenças entre a forma como o processador recebe e executa as intrusões, assim como realiza cálculos.

Se compararmos os processadores da Intel e da AMD, duas gigantes da área, por exemplo, isso fica muito visível.

Do mesmo modo, a quantidade de cache também influencia no desempenho do processador. A memória cache nada mais é do que uma memória rápida que fica ao lado do processador.

Sendo assim, a sua função é solucionar questões urgentes, com a maior velocidade possível. Ainda podemos citar o número de núcleos de processamento de uma CPU. É claro que ele também influencia na performance do chip, tendo em vista que, ao colocar instruções lado a lado, há um aumento da velocidade de execução.

Mas por que falar sobre tudo isso? Pois nem, se acaso você estiver pensando em comprar um novo computador, quer seja notebook, quer seja desktop, não deve ficar atento apenas à velocidade do clock.

O primeiro passo é saber, de fato, qual tipo de computador você está procurando. Há modelos básicos, de entrada, que são capazes apenas de executar tarefas do dia a dia.

Há outros, no entanto, mais robustos, que podem executar mais de um programa ao mesmo tempo. São estes, aliás, que possuem mais núcleos de processamento!

Quando pensamos na velocidade do clock, estamos refletindo especialmente sobre a intensidade em aplicativos que usam um núcleo por vez. Estamos combinados?

clock do processador

Para que serve o processador

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo sabe para que serve o processador de um computador. Ou pelo menos desconhece qual é a sua função vital.

Estamos nos referindo a um chip muito caro que faz, em suma, uma série de cálculos. Isso, então, permite que o computador realize uma série de atividades.

Se compararmos com a placa de vídeo, por vídeo, vemos que há diferenças cruciais. Este se dedica à renderização de imagens que surgem no display, enquanto o processador se volta a um maior número de atividades diversas.

Desse modo, então, o processador (ou CPU) precisa agir com rapidez para executar diversas ações. Assim, a agilidade de um processador para resolver instruções é proporcional à sua potência.

Quanto mais robusto, mais rapidamente ele age, abrindo programas, iniciando o sistema operacional e tornando a experiência do usuário mais cômoda!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o notebook Positivo Stilo XRI2950, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *