Fonte Original ou “paralela”. Qual a diferença?

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Embora a fonte para notebook não desperte muito o interesse dos usuários na hora de utilizar o aparelho, saiba que esse componente é vital para o seu bom funcionamento e desempenho. Por isso, na hora de adquirir um novo equipamento é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de realizar a compra. Nesse momento, é normal o aparecimento de algumas dúvidas referentes à compatibilidade, tipo de fonte, entre outras. No mercado, há diferentes opções do aparelho, o que acaba confundindo ainda mais alguns usuários. Nesse artigo, vamos falar sobre algumas opções de fonte e suas vantagens.

 

Compatibilidade da fonte do notebook

Antes de escolher o tipo de fonte, é necessário prestar atenção para alguns critérios de compatibilidade do produtos, como a Tensão, também conhecida como Voltagem. Nos notebooks, a tensão de entrada pode variar de acordo com cada marca. Alguns com entradas variando de 12V até 22V. Essa é a questão mais importante a ser observada na hora da compra de uma fonte para notebook, caso você precise substituí-la por qualquer razão que seja.

Na hora da compra, após observar a voltagem do aparelho, você pode optar por três tipos de fonte: original, paralela e universal.

 

 Fonte Universal

Compatibilidade

Esse fonte tem com vantagem o fato de ser encontra facilmente no comércio de eletrônicos por um preço inferior as demais, além de ser compatível com a maioria dos notebooks, pois oferece diversa opções de tensão na saída. No entanto, em alguns casos não é oferecida a tensão exata que o seu aparelho precisa. A regulagem mais comum nessas fontes universais é feita através do pino, por exemplo:

 Diferentes tipos de pinos conectores para fonte de notebook.

 

Conforme a imagem acima, podemos observar que em cada pino tem gravado o valor da tensão, ou seja, é o pino quem informa para a fonte, quantos volts ela deve fornecer ao aparelho, logo, se o seu notebook trabalha com 18,5V e o pino compatível de uma determinada fonte universal fornecer 20V, você se depara com um problema sério.

De início, o seu equipamento pode funcionar, mas a médio ou longo prazo você terá algum problema ou com a sua fonte, ou ainda pior, provavelmente com o seu notebook, que poderá apresentar um desempenho anômalo ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada, pois o equipamento que deveria trabalhar em 18,5V está sendo alimentado por 20V.

Porém, se o seu produto for compatível com a fonte, ou seja, tiver a tensão correta de acordo com pino correto, este equipamento pode ser usado sem problema nenhum, desde que observados os demais critérios de compatibilidade.

 

Fonte original e paralela

 

Outra opção de compra são as fontes originais, elas devem atender às especificações do fabricante em todos os quesitos de fabricação e segurança. Existem ainda no mercado, além das fontes originais, as fontes universais, como vimos acima, e também as fontes compatíveis, também conhecidas como fontes paralelas.

A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o pino, por um preço mais acessível.

Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.

 

E aí, conseguiu decidir qual fonte é a ideal para a sua necessidade? Se ainda houver uma dúvida, conta pra gente aqui nos comentários!

 

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks. Conheça nossa grande variedade de produtos clicando no banner abaixo! 😉

 

8 Comentários


  1. Interessante Danyelle, também é importante falar da amperagem e sem duvida de falta a polaridade.


  2. Olá Hemily! Agradecemos seu feedback! Nós temos mais artigos sobre fontes em nosso blog, basta procurar pela palavra “fonte” no campo de busca: https://blogbringit.com.br/?s=fonte. Em outros posts, nós abordamos a amperagem, a voltagem e outros aspectos técnicos. Estamos à disposição para dúvidas, ok? 🙂 Atenciosamente, bringIT Comércio Eletrônico


  3. Olá,

    comprei uma fonte pararela para meu note (foi até na BringIT. Por falar nisso, parabens pela rapidez na entrega e qualidade dos produtos – fonte e bateria que pedi!).

    A fonte original tinha input de 1.5A. A fonte que veio tem input de 2.4A. O restante dos dados de input e output sao exatamente os mesmos.

    Pergunta que nao achei em lugar nenhum da net: qual é a real implicação do input de entrada ser diferente? Carrega mais rapido? Mais devagar? Consome mais energia? E se fosse o contrário (amperagem do input original maior q a da fonte nova), poderia estragar a fonte ou o note?

    Obrigado desde já e continuem o bom trabalho!

    ps: já mandei fotos das encomendas pelo whatsapp e já tenho amigos que querem que eu compre para eles rsrs


  4. Olá Peterson! Muito obrigado pela sua satisfação com nossa loja! Vamos lá: O fato da Amperagem ser maior implica somente no carregamento da bateria, que será mais rápido. Caso a fonte possuísse menor Amperagem do que a escrita no output do seu notebook, ai ela não carregaria ou carregaria muito lentamente, além de não gerar a carga necessária para funcionamento do notebook sem a bateria. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 😀


  5. Olá, gostaria de saber se uma fonte com input e output com valores maiores do que a fonte original são compatíveis com a mesma, pois em tenho um notebook Unique 3100 e vi uma desse modelo. A fonte que vi na Bring IT tem valores maiores que o original. Esa fonte é compatível ?


  6. Possuo um notebook Unique 3100, vi uma fonte aqui mesmo (Bring IT), com valores de entrada e saída maiores do que da fonte original, essa fonte é compatível com a original ?


  7. Olá Erick! A voltagem deve ser igual ao seu original, já a amperagem pode ser igual ou maior que a de entrada no seu notebook. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀


  8. Olá Erick! A voltagem deve ser igual ao seu original, já a amperagem pode ser igual ou maior que a de entrada no seu notebook. Qualquer dúvida estamos à disposição! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *