Dúvidas Frequentes

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente - blogbringit

Seja por mau funcionamento da fonte do notebook, ou simplesmente por esquecimento, você já deve ter ficado sem utilizar o seu notebook devido a falta de um carregador. Nesse texto nós vamos te explicar como identificar as características de uma fonte compatível com o seu equipamento. 

Nesse momento, é normal algumas pessoas pegarem o carregador emprestado de um amigo (que aparentemente é compatível com o carregador original). Em outros casos, há consumidores que apenas compram a primeira fonte que encontram em uma loja de equipamentos eletrônicos sem verificar se a nova fonte é realmente compatível com a original.

Embora sejam muito semelhantes, é importante ficar atento às especificações técnicas do seu notebook e da sua fonte quando precisar utilizar e mesmo comprar outra fonte. Os principais pontos a serem considerados são a corrente (amperagem) e a tensão (voltagem), que devem ser compatíveis com as características originais.

O que poucos sabem é que a utilização de um carregador errado pode causar danos ao aparelho e, até mesmo, diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir as seguintes especificações técnicas antes de realizar a substituição do componente:

Conheça as especificações das fontes de notebook:

Tensão ou voltagem: a tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos, medida em Volts (V).

Corrente ou amperagem: é o fluxo de elétrons em um condutor, medida em Ampères (A).

Potência: é definida como a rapidez com que um trabalho é realizado, medida em Watts (W).

Todas estas informações ficam disponíveis na etiqueta da fonte como indicadores de “OUTPUT”, pois indicam a voltagem e amperagem que a fonte é capaz de fornece para o notebook. Se você perdeu a fonte, pode procurar as etiquetas do notebook, nele esses números serão indicados como “INPUT”.

fonte

Como encontrar uma fonte compatível:

1 A Corrente ou Amperagem, (A) deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original.

2 A Tensão ou Voltagem, (V) deve ser IGUAL.

3 A Potência, resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem (A*V), deve ser MAIOR OU IGUAL.

Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V – 3.42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V – 5.0A.

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?

Posso usar uma fonte no notebook com amperagem diferente?

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.

Ficou com alguma dúvida? Nos envie seu comentário!

bringit