É possível tirar bateria de notebook?

Tempo de leitura: 6 minutos

Embora não aconteça com todos os modelos disponíveis no mercado, a maioria dos equipamentos permite ao usuário tirar bateria de notebookcom certa facilidade.

Assim, mesmo sem grande conhecimento técnico, é possível remover esse componente para limpeza interna, acessar outras partes do computador ou até mesmo fazer a substituição, quando a peça já não fornece mais a energia necessária para que o dispositivo funcione como esperado.

Por isso, hoje falaremos um pouco mais sobre o processo de retirada de uma bateria, além de seus objetivos e, principalmente, os cuidados necessários no processo. Ficou curioso? Então, acompanhe o artigo a seguir!

bateria de notebook

Conhecendo uma bateria de notebook

A bateria de um computador portátil é classificada como um hardware, ou seja, uma peça física do equipamento em questão, capaz de fornecer energia ao dispositivo para que ele funcione sem que o cabo de alimentação permaneça 100% do tempo ligado.

Um dos tipos mais comuns de bateria encontrados nos notebooks atualmente é conhecido como “íon de lítio” (ou, Li-Íon). No caso desse material, os íons de lítio são incorporados a eletrodos negativos (carbono do ânodo) que fluem para um eletrodo positivo (cátodo) sempre que a bateria é utilizada.

O que acontece a seguir? Ocorre a liberação da energia, que é descarregada no aparelho.

Além do íon de lítio, também encontramos outros tipos de bateria no mercado, como:

  • Li-polímero (polímero de lítio);
  • NICAD (níquel-cádmio);
  • NIMH (hidreto metálico de níquel).

Quando surge a necessidade de tirar bateria de notebookpor conta de desgastes ou por não funcionar mais como no início, é preciso ficar de olho nas causas, que podem ser as mais diversas:

  • Sobrecarga:causada quando a bateria é mantida durante muito tempo com a carga total;
  • Calor excessivo:equipamentos com refrigeração defeituosa ou utilizados em ambientes muito quentes podem ser danificados facilmente, perdendo boa parte de sua capacidade de trabalho;
  • Frio em excesso:o mesmo acontece com as baixas temperaturas, capazes de gerar problemas para os componentes internos de uma bateria;
  • Armazenamento incorreto ou falta de utilização:o ideal é não deixar o notebook guardado por muito tempo, principalmente em lugares abafados, o que causa uma descarga profunda;
  • Traumas:derrubar, bater e apoiar objetos pesados são algumas das ações que precisam ser evitadas para que não seja necessário ao usuário tirar bateria de notebookpor conta de danos.

Você sabia que um novo tipo de tecnologia já é capaz de evitar o desgaste das baterias de íon de lítio? Não? Então, não deixe de conferir nossa matéria especial, com todas as informações sobre o tema!

Mas, afinal, é possível tirar a bateria de um notebook?

Como já falamos, ainda na introdução deste artigo, a resposta é: sim, tirar bateria de notebooké algo totalmente possível. Aliás, esse processo não só é viável como também pode ajudar a prolongar a vida útil do dispositivo.

Isso porque, quando usamos o computador durante longos períodos, o mesmo fica exposto ao calor contínuo, o que não é recomendado. Assim, retirar sua bateria acaba com as chances de que ele seja sobrecarregado ou receba uma alta tensão, evitando o famoso “envelhecimento” da peça.

Mas, é claro, quando falamos em tirar bateria de notebook,devemos ter em mente que o processo não deve ser feito de forma aleatória, precisando de um pouco de atenção e muito cuidado.

Para isso, lembre-se de desligar o equipamento, remover o hardware e só então inicializar o computador novamente. De forma alguma realize o processo com ele ligado, combinado?

O processo de retirada de uma bateria é realmente seguro?

Se feito da maneira correta, sim, é totalmente seguro.

No geral, o recomendado é não tirar bateria de notebook,exceto em casos de extrema necessidade. Entretanto, é possível realizar essa tarefa de uma maneira fácil e bastante simples, sem que haja qualquer prejuízo ao usuário.

O ideal é sempre tomar cuidado para que o aparelho esteja desligado e fora da tomada (sem conexão com a fonte), já que o “corte” repentino de energia pode causar problemas no sistema operacional, além de perda de dados e danos permanentes aos componentes internos do HD (disco rígido).

Ao retirar a peça, procure também colocá-la em um local limpo, fresco, seco e sem o contato direto com o sol.

Se o modelo do seu notebook for dos poucos que não permitem a retirada fácil da bateria (apenas desencaixando a parte traseira), será necessário desparafusar o painel e, em certas ocasiões, desmontar o equipamento.

Se esse for o seu caso, procure por ferramentas que possam lhe ajudar na tarefa e leia com atenção as recomendações do fabricante, presentes tanto no site oficial quanto no manual de instruções do produto.

Assim, você evita eventuais problemas e garante a segurança do seu computador!

notebook aberto com bateria

Como posso aumentar a vida útil da bateria do notebook?

Já sabemos que manusear, trocar e tirar bateria de notebooké algo fácil de ser realizado, certo? Em muitos casos, esse processo só ocorre quando a peça já se encontra bastante desgastada e não há muito o que ser feito além da substituição.

No entanto, para que isso não ocorre tão cedo, é possível tomar alguns cuidados extras, que garantem uma maior vida útil ao hardware. Entre eles estão:

  • Não deixe que o nível da bateria fique abaixo dos 20%;
  • Sempre que notar que a bateria descarregou parcialmente (cerca de 20%), volte a recarregar imediatamente (outros 20%);
  • Tente manter o carregamento em baixas tensões, ou seja, não deixe que a peça carregue até os 100% todas as vezes;
  • O ideal é manter uma carga entre 40% e 50%;
  • Caso haja a necessidade de armazenar o dispositivo durante um longo período, faça a remoção da bateria e guarde-a em um lugar seguro;
  • O ideal é que a peça seja colocada em um saco plástico hermético, com fechamento especial, evitando a entrada de poeira, sujeira ou umidade;
  • Faça uma recarga ocasional em poucas semanas, até que a bateria chegue aos 50% de energia. Depois, é possível guardá-la novamente.

Tirar bateria de notebooké uma tarefa segura, na maior parte do tempo, e que pode ser realizada até mesmo em casa, ainda que o usuário não possua muita experiência com equipamentos eletrônicos.

No entanto, caso existam dúvidas sobre o processo, o melhor a se fazer é consultar um especialista!

Precisando trocar a bateria do seu notebook? Então, aproveite para conhecer o e-commerce da bringIT hoje mesmo! Por lá você encontra tudo o que precisa para manter o seu equipamento em perfeito estado, com os melhores preços e atendimento exclusivo.