Como trocar a pasta térmica do pc da forma correta?

Tempo de leitura: 7 minutos

Tá pensando em dar aquela melhorada no desempenho da sua máquina? Então aprenda como trocar a pasta térmica do pc. Te garantimos que ao fazer isso, além de diminuir a temperatura do seu aparelho, você estará prolongando a vida útil dele.

Mas afinal, quando eu devo trocar a pasta térmica do processador? Estas parecem ser perguntas comuns para muitos porque simplesmente não há uma resposta definitiva.

Pois, a maioria dos compostos térmicos é construída para durar por muitos anos. Estes muitas vezes excedem a vida útil do PC. É claro que há momentos em que isto pode ser substituído


Obviamente a substituição parece simples, mas tem alguns problemas. Então fique atento e venha com a gente para não sair no prejuízo, hein!

Com que frequência devo trocar a pasta térmica do pc?

Como falamos anteriormente, a pasta térmica foi feita para durar por muitos anos, mas esse tempo vai variar de acordo com o material da pasta aplicada. As feitas com silicone e óxido de zinco costumam ser trocadas uma vez por ano.

Já as pastas de prata na composição, podem ficar de 5 a 10 anos no computador sem problema nenhum, pelo contrário!

Pois, não existe motivo para trocar a pasta térmica frequentemente. Partindo do princípio de que alguns modelos de um dos melhores fabricantes, a Artic Silver estimam o tempo de cura de alguns modelos em 200 horas. Ou seja, levam 200 horas para o produto atingir seu melhor desempenho. Ou seja, se você trocar antes disso, a pasta não chegará nem a fazer efeito.

Além disso, a troca regular da pasta térmica coloca em risco até a vida útil das suas peças, porque o material de alguns coolers e processadores é bem sensível, portanto se você iniciar um ciclo constante de monta e desmonta, com certeza alguma parte vai se quebrar antes da hora.

processador sem pasta térmica

Quando você precisa aplicar a pasta térmica?

Primordialmente, são em dois casos específicos.

  1. quando a sua máquina entrar no “modo de superaquecimento”, ou seja, começar a esquentar demais. Esse superaquecimento é prejudicial para a vida útil do seu PC. Ao atingir temperaturas muito elevadas, o sistema pode ser reiniciado automaticamente, o que não é nada legal, né?
  2. Se por algum motivo for fazer alguma troca de peças, ao remover o cooler do processador é crucial fazer a troca da pasta antes de colocar de novo, tá?

Por que você precisa de pasta térmica?

Ela é extremamente necessária para fazer uma melhor união entre as duas partes que são cruciais no seu PC, que são: o processador e o dissipador do cooler.

No seu design, a parte metálica do processador não é completamente lisa, onde tem uma região que possui pequenas ranhuras, o mesmo acontece com o dissipador do cooler, passando o dedo você consegue notar que o metal não é totalmente liso e é aí que entra a pasta térmica, ela é aplicada nessas duas partes metálicas com ranhuras.

Sendo assim, ela acaba eliminando espaços que não teriam contato, ou seja, essas pequenas ranhuras serão preenchidas pela pasta térmica, então a transferência de calor gerada no processador será melhorada e o dissipador vai ajudar a espalhar o calor.

Como trocar a pasta térmica do pc?

Preparativos importantes para a aplicação da pasta térmica

Antes de mais nada, você precisa estar seguro do que está fazendo e saber onde está a peça que precisa ser tirada e também como fazer o desencaixe correto. Para isso é preciso saber o modelo do seu processador, o que é simples, vamos lá!

  • No seu computador vá em “Painel de Controle” > “Sistema e Segurança” > “Sistema”.

Assim, nesta tela irá aparecer todas as informações necessárias e você terá um meio de verificar a forma correta de encaixe/desencaixe do modelo do cooler, para tal, basta apenas dar um google, procure no site de seu fabricante pelas instruções.

Passo a passo de como trocar a pasta térmica do pc

  1. Desligue e tire a sua máquina da tomada, antes de começar o procedimento, hein!
  2. Abra sua máquina e siga as instruções de desencaixe do processador de acordo com modelo do seu;
  3. Ao separar, retire toda pasta dura que se encontra entre ambas as peças;
  4. Atenção! Na hora da limpeza garanta que os pedaços da placa térmica antiga não atinjam a placa mãe, tá? Isso pode fazer com que seus componentes sejam danificados, prejudicando o funcionamento do seu PC.
  5. Para uma limpeza mais eficaz, passe um pano com álcool isopropílico. Caso não tenha, passe apenas um pano liso e seco e retire o excesso com o auxílio de um utensílio de plástico para raspagem.
  6. Em seguida, aplique a pasta térmica nova.
  7. Aqui nossa dica é: faça uma pequena gota no centro do processador e não cubra toda a sua superfície.
  8. Encaixar o cooler novamente e delicadamente, assim a pasta será pressionada se espalhando por conta própria.

O que devo esperar depois de trocar a pasta térmica do pc?

Com a nova pasta térmica o seu processador deve retornar a sua temperatura normal de operação. Assim, problemas de lentidão, travamento, desligamentos inesperados ou tela azul não acontecerão mais.

Pois sua máquina conseguirá se livrar do calor automaticamente, garantindo e estendendo a vida útil do pc.

Problemas da aplicação incorreta da pasta térmica

Aqui o maior problema que pode acontecer é se você aplicar pasta demais. Tenha a consciência de que a quantidade não condiz com a qualidade e nem com o tempo de duração.

Se houver muita pasta na região, o calor é isolado e, consequentemente, o processador super aquecerá mais rapidamente ou pode acontecer dela respingar para fora e fazer um grande estrago no seu processador.

Logo, aplicar uma pasta sem sua característica condutora de isolar o calor não faz nenhum sentido, né?

Conte com a BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post a saber Como trocar a pasta térmica do pc da forma correta. Temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site! Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *