Como não viciar a bateria do notebook? Saiba tudo!

Tempo de leitura: 6 minutos

Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook

Contar com uma bateria viciada pode ser uma dificuldade apresentada por aqueles que estão com um notebook mais velho ou mesmo um notebook novo porém usado de forma inadequada. Se você quer saber como não viciar a bateria do notebook, continue lendo e descubra!

As baterias para notebook quando viciadas reduzem a produtividade do dispositivo, podendo ficar mais lentos e com isso prejudicam seu desempenho inclusive no trabalho.

Ainda assim, é natural que ao decorrer do tempo as baterias diminuam sua produtividade e sofram desgastes.

Como funcionam os ciclos da bateria do notebook?

Qualquer notebook possui uma bateria com seu próprio ciclo de vida.

Sendo assim, os ciclos da bateria podem ser definidos como a carga e recarga total de energia. Em média em notebooks comuns eles variam de 300 a 500, o que dá em média 3 anos de vida útil.

Vale a pena ressaltar que esses ciclos são influenciados pelos hábitos a que o dispositivo é submetido, ou seja, há várias recomendações para que o ciclo da bateria alcance sua capacidade máxima.

Como não viciar a bateria do meu notebook- Principais dicas!

Buscando utilizar a capacidade máxima de cada ciclo, há algumas dicas que podem te ajudar.

1- Tome cuidado com a temperatura do seu notebook!

Se você tem o hábito de usar o seu computador em cima de cobertores, almofadas, e flanelas é provável que você esteja expondo o seu notebook a altas temperaturas.

Isso porque quando usado de forma indevida é possível que aconteça um superaquecimento que danifica a bateria do seu computador.

Outro fator que pode ser decisivo para a saúde da sua bateria é a limpeza periódica da mesma. É fundamental que você limpe sua bateria caso ela seja removível, podendo usar para isso flanelas e álcool.

2- Mantenha o notebook ligado na tomada sempre que possível!

Ao contrário do que muita gente pensa, manter o notebook ligado a tomada não prejudica a bateria, pelo contrário, ajuda na preservação da sua capacidade máxima.

Atualmente, os notebooks contam com um sistema que permite que ao chegar a carga máxima de bateria 100%, ele deixe de continuar carregando e assim evita riscos.

Em outras palavras, o carregador passa a transmitir a energia diretamente para o dispositivo evitando acidentes como por exemplo de explosão.

3- Evite que a bateria chegue ao nível crítico muitas vezes

Nem sempre é possível evitar que o seu computador descarregue, mas se estiver ao seu alcance o ideal é não deixar descarregar, afinal quando a bateria acaba por completo é mais um ciclo.

E por se tratar de um novo ciclo o desgaste da bateria acaba acontecendo pois o notebook atingiu a carga mínima de 0%.

4- Não deixei seu notebook descarregado por muito tempo

Para evitar que você prejudique a saúde da sua bateria o ideal é nunca deixar o seu dispositivo descarregado por mais de 15 dias. Quando isso acontece é devido aos compostos químicos da bateria ficarem sem atividade.

Por isso, caso isso aconteça você deve carregar o seu computador até 60% antes de interromper a sua utilização.

Dessa maneira, ele utilizará dessa carga para se manter enquanto está inutilizado.

5- Procure usar os métodos eficientes de energia do Windows

Você realmente precisa usar todo o desempenho do seu computador? Senão, considere usar o modo de economia para que a sua bateria dure mais tempo, assim ela demorará para descarregar e economizará ciclos.

Uma boa forma de aplicar essa tática é experimentando deixar seu notebook em modo economia de bateria enquanto usa aplicativos ou mesmo navegador.

Dessa maneira, enquanto não usa programas mais pesados você economiza em ciclos.

6- Use apenas carregadores de marcas confiáveis

Não vale deixar de lado a marca do carregador que irá usar.
Por isso, se você está pensando em comprar um novo carregador pense bem em quais as marcas confiáveis você deve investir.

A verdade é que existem carregadores que são imitações e quando você o conecta ao seu notebook corre grandes risos como o de curto-circuito.

E se isso acontecer o prejuízo sem dúvidas será muito maior.

Dessa maneira, a Bringit é a melhor opção para quem precisa de um carregador novo, pois conta com modelos de marcas de confiança, com preço justo e o suporte que você precisa.

consertando bateria

Conclusão

Cuidar da bateria do seu notebook não só ajuda na durabilidade maior de suas cargas como também eleva a produtividade do seu dispositivo.

E é pensando nisso que vale a pena evitar eventos como descarga total do seu computador e manter sempre em bons níveis de carga quando estiver usando.

Não deixe de lado também a manutenção de uma boa limpeza e a conservação de temperaturas regulares, evitando o superaquecimento.

Todas essas dicas vão ajudar você a manter o seu notebook com vida útil estável e prolongada.

Logo, não deixe de segui-las no seu dia a dia e conservar bem a sua bateria, afinal esse aparelho que irá lhe acompanhar em diversas tarefas.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como não viciar a bateria do notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *