Como escolher um HD para notebook

Tempo de leitura: 8 minutos

A boa notícia sobre a escolha de um disco rígido é que é fácil conseguir um bom HD. As diferenças entre marcas não são enormes, seja em confiabilidade, velocidade, nível de ruído, ou algum outro aspecto do desempenho do HD. Saiba como escolher um HD para notebook.

Os fabricantes muitas vezes oferecem duas ou mais linhas de acionamentos que variam em vários aspectos, todos os quais afetam o desempenho e o preço. Dentro de um determinado grau de acionamento, entretanto, acionamentos de diferentes fabricantes são normalmente comparáveis em características, desempenho e preço, se não necessariamente em confiabilidade ou nível de ruído.

A compatibilidade também não é um problema, como ocasionalmente era nos primeiros dias da ATA. Qualquer disco rígido PATA ou SATA recente coexiste pacificamente com qualquer outro dispositivo ATA/ATAPI recente, independentemente do fabricante.

Então, o que você precisa ter em mente quando estiver procurando um novo disco rígido para seu notebook. Continue lendo e saiba como escolher um HD para notebook e o que você deve considerar.

Afinal, a configuração correta de armazenamento pode ter um impacto drástico em sua experiência computacional diária com carregamento mais rápido, melhores tempos de resposta e mais espaço de armazenamento.

ssd e hd

Configurações de armazenamento mais comuns

O armazenamento de computadores é geralmente configurado em uma das três formas:

  • Unidade de disco rígido (HD)
  • Acionamento em estado sólido (SSD)
  • Armazenamento híbrido (HD + SSD)

O SSD é utilizado cada vez mais, graças a uma redução gradual dos preços nos últimos anos. Embora você possa associar o HDD com dispositivos mais antigos, este nem sempre é o caso e ainda é a melhor escolha para algumas aplicações.

Na verdade, o cenário ideal para alguns usuários pode ser o disco rígido híbrido, pois ele lhe dá a velocidade de uma SSD com a capacidade de armazenamento de um HD.

O que é um HD?

Um HD típico usa um disco magnético giratório para gerenciar dados, com uma cabeça magnética montada em um braço atuador para ler e escrever dados. O sistema se assemelha a uma mesa giratória, mas proporciona maior complexidade.

Com vários discos para acessar, o armazenamento do HD utiliza um dispositivo de controle para ajudar seu computador a direcionar rapidamente para onde as informações existentes são armazenadas. Assim, quando você acessa um programa ou arquivo, o controlador do HD direciona o braço atuador para onde quer que ele precise ir.

Vantagens de um HD para notebook

Uma das maiores vantagens de um HD é sua longa trajetória no mercado. Esta dinâmica pode mudar para a SSD ao longo do tempo, mas, por enquanto, os HDs têm décadas de experiência em pesquisa, fabricação e uso pelos consumidores. Isso significa que eles são muitas vezes mais fáceis de solucionar problemas.

Com uma melhor capacidade básica, capacidade máxima e custo por unidade de armazenamento, o HD é geralmente considerado a opção mais acessível. Em muitos casos, os SSDs de tamanho comparável são dramaticamente mais caros.

Alguns notebooks podem até mesmo não suportar a mesma capacidade em ambos os formatos, tornando mais difícil configurar seu PC com a quantidade de armazenamento de que você precisa se preferir um em vez do outro.

Como escolher um HD para notebook

Velocidade de rotação

É provavelmente o fator mais importante no desempenho de um HD, a velocidade de rotação. Simplificando, esta é a velocidade de rotação dos pratos dos discos rígidos. A grosso modo, quanto mais rápido, melhor.

Hoje em dia, a maioria dos HD para notebooks são dispositivos de 5.400 RPM, porém, com cada vez mais concorrência no campo do desempenho móvel, estamos agora começando a ver 7.200 e até mesmo 10.000 RPM para notebooks.

Em geral, um drive de 5.400 RPM é absolutamente bom para usuários regulares, mas se você for um usuário que exige mais do seu notebook, você pode querer ver um drive de 7.200 RPM.

Tempo de busca(latência)

Quanto mais tempo você gastar procurando por algo, mais tempo você vai levar para encontrá-lo. Pelo menos essa é a regra geral. Este mesmo princípio pode ser aplicado a esta especificação específica do disco rígido.

O tempo de busca é o tempo que uma cabeça de disco leva para ler o local apropriado em um disco. Como regra geral, quanto menor o tempo de busca, melhor.

No mercado atual, os números médios de latência em torno de 5-6 ms e os tempos de busca abaixo de 2,5 ms são suficientes para uma unidade de bom desempenho.

Buffer

O buffer em qualquer disco rígido funciona como uma casa de meio caminho para dados lidos do disco e passados para a CPU, memória, etc. Em termos de desempenho, buffers maiores permitem a transferência de mais dados na mesma quantidade de tempo, o que significa menos gargalo no seu sistema.

A maioria dos discos rígidos para computação móvel vêm sobrecarregados com 8MB de espaço de buffer, mas se você estiver procurando algum hardware de alta qualidade, é provável que encontre alguns dispositivos com um buffer de 16MB.

abrindo tela de notebook com mal contato

Tamanho

De modo geral, o HD para notebook vêm em variantes 1.8″. Este tamanho se refere ao diâmetro do prato do disco rígido. Embora os números mais importantes a que você precisa prestar atenção sejam as dimensões do próprio estojo.

Na maioria das vezes, você verá que a maioria dos discos são altura: 0,374 polegadas, largura: 3,94 polegadas e comprimento: 2,75 polegadas. Verifique com o fabricante de seu notebook antes de comprar um novo drive.

Detecção de queda

Esta é uma característica relativamente incomum, encontrada em sua maioria em discos rígidos de alta tecnologia. Essencialmente, se você tiver a infelicidade de deixar seu notebook cair, o hardware irá estacionar automaticamente a cabeça de leitura, quase instantaneamente.

Por que isto é bom para você? Bem, ele ajuda a evitar danos irreparáveis aos pratos. Se você for do tipo desajeitado, este pode ser um recurso que vale a pena. Mas verifique a folha de especificações sobre isto, pois os fabricantes frequentemente dão a seus produtos identificações muito semelhantes, mas com características diferentes.

Volume de operação

Os níveis de ruído se reduzem mais à preferência pessoal do que ao desempenho.  É verdade que a maioria das transmissões de 7.200 RPM produzirão naturalmente um som mais alto, mas vale a pena pagar pelos benefícios desse barulho.

Se, por outro lado, você odeia o som de qualquer coisa além do silêncio, então um drive de 5.400 RPM de rotação pode ser uma opção melhor para você. Se você acha que 22dB é semelhante a um cooler de notebook girando silenciosamente, isto deve lhe dar uma ideia melhor dos níveis reais de ruído.

Consumo de energia

Dependendo do fabricante, o disco rígido que você escolher pode ter um efeito significativo no ciclo de energia de sua bateria. Na maioria dos casos, você não verá uma grande diferença, mas se decidir fazer uma grande atualização em especificações e desempenho, você poderá descobrir que a sua bateria é consumida mais rápido do que o habitual.

Certifique-se de ler cuidadosamente as estatísticas de consumo de energia e compará-las com seu dispositivo atual.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre HD para notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *