pessoa jogando em monitor gamer

Como escolher um bom monitor gamer

Quer você seja um gamer profissional ou um jogador casual após o horário comercial, seu hardware pode significar a diferença entre vitória e derrota. Por isso, você deve saber como escolher o melhor monitor gamer.

Para obter o máximo desempenho do último jogo de tiro em primeira pessoa, esportes, corridas e outros jogos de ação rápida, você precisará não apenas de um PC com uma solução gráfica poderosa, mas também de um monitor que possa exibir a ação sem sujeitá-lo a imagens embaçadas, cintilação, rasgos e outros artefatos de movimento.

monitor lg com som

Então você quer comprar um monitor gamer, mas não sabe por onde começar? Hoje em dia você pode passar o dia e a noite na internet pesquisando o que procurar em um monitor gamer e acabará com cerca de uma centena de argumentos conflitantes sobre quais características ou marcas são melhores.

Estamos aqui para lhe dar os pontos chaves e as características a serem consideradas ao escolher um novo monitor para desfrutar dos seus jogos sem nenhum estresse. Então, continue lendo e saiba mais!

Quais são as características mais importantes de um monitor gamer?

Quer você seja novato no mundo dos jogos ou esteja jogando em com especialistas, você será confrontado com centenas de opções disponíveis. Mas quais são as características mais importantes? Descobrir isso antes de procurar por todas as diferentes marcas e modelos ajudará você a economizar tempo e dinheiro.

Aqui estão as coisas mais importantes que você deve considerar ao pesquisar um monitor gamer que atenda às suas necessidades:

  • Tamanho e resolução da tela
  • Taxa de Atualização
  • Tempo de resposta
  • Tipos de painéis
  • FreeSync & G-Sync
  • Cor
  • Portas
  • Quanto devo gastar?

Embora todas estas sejam características importantes, a ordem de sua importância dependerá do que você está procurando em um monitor de jogo.

Tamanho e Resolução da Tela

Quando se trata de monitores gamers, o tamanho é muito importante. Muitos dos modelos mais novos de 27 polegadas são monitores Wide, Quad High-Definition (WQHD) com resolução máxima de 2.560 por 1.440 pixels.

A maior contagem de pixels fornece imagens muito mais nítidas do que FHD, mas você precisará de um mecanismo gráfico razoavelmente poderoso para jogar os últimos jogos com a resolução mais alta, especialmente se você tiver todos os efeitos habilitados.

Se o espaço de mesa é um problema, há muitos monitores de 24 polegadas por aí, mas você estará limitado a 1.920 por 1.080 de resolução. Se você tiver muito espaço, e um orçamento maior, um monitor de 30 polegadas de ultra alta definição (UHD) lhe proporcionará uma imagem impressionante com uma resolução incrível de 3.840 por 2.160, ou você pode sair com um monitor ultra amplo de 34 polegadas com ou sem um painel curvo.

Os monitores ultrawide normalmente têm uma relação de aspecto 21:9 (ao contrário da relação de aspecto 16:9 habitual) e oferecem um campo de visão muito mais amplo que um monitor de tela padrão, mas ocupam muito espaço. Um monitor ultrawide de painel curvo tem apenas uma curva suficiente para fazer você se sentir um pouco mais próximo da ação.

Monitores planos ou curvos

Você também terá que decidir se um monitor curvo ou um monitor plano é a melhor escolha para sua configuração de jogo. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, mas a escolha que você fizer dependerá de seu estilo de jogo e, em última análise, de sua preferência pessoal.

Vamos dar uma olhada em cada um deles com um pouco mais de detalhe.

Monitores planos

Disponível nos tamanhos 21:9 e 16:9, os monitores planos existem há anos e são o tipo de monitor em que você está mais habituado a usar. Eles tendem a ser um pouco mais baratos que seus equivalentes curvos e, apesar de geralmente terem um preço mais baixo, ainda oferecem uma experiência de jogo fantástica.

Um monitor ultrawide também lhe oferecerá um maior campo de visão, o que é especialmente vantajoso quando você estiver jogando em jogos multiplayer.

Em todo o quadro, monitores planos tendem a oferecer melhores credenciais de jogo com melhores tempos de resposta, taxas de atualização e maior precisão de cores. Eles também são uma ótima alternativa para uma configuração com várias telas e economizarão muito espaço em sua mesa de trabalho.

Os monitores planos, no entanto, também possuem desvantagens. A primeira delas é que nem todo jogo suporta uma relação de aspecto de 21:9. Isto significa que as bordas de sua tela podem ser deixadas em branco e sem uso, e isto é o que é conhecido como “barras pretas” no universo dos jogos. Apesar de prevermos que é pouco provável que isto permaneça um problema por muito tempo.

Monitores Curvos

Os monitores curvos são relativamente novos no mercado de jogos. A curvatura do monitor é medida usando ‘R’ e, ao contrário dos sistemas de medição mais convencionais, quanto menor o número, maior é a curva.

Por exemplo, um monitor curvo avaliado em 1800r terá uma curvatura maior do que um avaliado em 4000r. Há três medições de curvatura comuns a escolher quando se olha para monitores curvos; 1800r, 3000r, e 4000r.

monitor curvo

Portanto, sabemos que quanto menor o número ‘r’, maior a curvatura do monitor. Mas por que isso é bom para jogos? Pense em como vemos o mundo ao nosso redor a olho nu. Comprimento, altura e largura são todos tridimensionais para nós, e monitores curvos nos oferecem um campo de visão maior. Isto nos dá uma experiência de jogo mais imersiva.

Isto também significa que monitores curvos colocam menos tensão sobre seus olhos durante o jogo. Isto porque a imagem é mantida ao lado do olho, portanto não há tanta necessidade de se ajustar às imagens como há com um monitor plano.

No entanto, nem tudo é positivo. Sim, a tecnologia que entra em painéis curvos está evoluindo a cada nova iteração – reduzindo a lacuna de desempenho entre alternativas planas e curvas.

Dito isto, em média, os monitores curvos ainda ficam aquém dos painéis menores de tela plana quando se trata de desempenho em jogos – ainda mais agora os mais recentes monitores de 360Hz estão começando a ser lançados.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre monitor gamer, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles