Como diminuir o brilho da tela do pc?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitos fatores influenciam a experiência do usuário no computador, principalmente para quem tem um uso intenso e diário. Podemos citar hardwares anatômicos, processadores adequados e um ambiente propício ao trabalho. Porém, entre tantas, hoje iremos conversar sobre o brilho da tela.


Uma tela que não esteja adequadamente iluminada pode prejudicar muito a eficiência de quem passa muitas horas na frente do computador. Isso, pois, a visão pode ser forçada ao se deparar com um monitor muito escuro ou muito claro. Além, é claro, que uma tela mal ajustada pode consumir muito mais energia do que o necessário e diminuir a vida útil da bateria.


Nós já conversamos sobre tudo que você precisa saber para comprar a tela certa para seu notebook, caso esteja em busca de uma boa tela secundária. Clique aqui para acessar.


O que influencia a iluminação adequada da tela?

O principal fator que vai determinar se você deve utilizar o computador com uma tela mais iluminada ou menos iluminada é o ambiente em que ele está colocado.


Ou seja, ambientes mais escuros demandam uma tela com menos luminosidade, enquanto telas com maior iluminação são mais adequadas em ambientes com muita claridade.


A boa notícia é que é muito simples diminuir o brilho da tela do seu computador. Alguns poucos cliques são suficientes para reduzir a intensidade da luz da tela e, assim, colaborar com seu conforto visual.


Temos muitas opções de telas em nosso catálogo, caso você precise de boas opções. Clique aqui e acesse nosso catálogo.


Quais os benefícios de diminuir o brilho da tela?

A maior e principal vantagem é, de fato, melhorar o conforto e a produtividade quando se passa muitas horas na frente do computador. Mas não é só isso.


Uma tela com brilho menos intenso economiza energia, e isso se reflete na conta de luz no final do mês e na autonomia da bateria, caso esteja utilizando um notebook fora da tomada.


Vale lembrar que a vida útil da bateria é maior quando economizamos os seus ciclos usados. Diminuir o brilho da tela é uma das maneiras de colaborar com esses ciclos mais longos.


Vamos a um passo a passo de como diminuir o brilho da sua tela e, assim, aproveitar esses benefícios.


Atalho no teclado

Uma maneira simples e prática para regular a iluminação do seu monitor é através de um atalho que muitos teclados fornecem. Para verificar se o seu dispõe dessa facilidade procure na fileira de teclas F, ou seja, entre F1 e F12.


Se disponível, duas teclas dessa terão um símbolo representando a iluminação. Uma com o sinal de “+” e a outra com o sinal de “-”. Como é intuitiva, a tecla com o símbolo de iluminação junto ao sinal de “-” irá reduzir o brilho da sua tela.


Essa é a maneira mais rápida de ajustar a intensidade do brilho, mas não são todos os teclados que possuem essa facilidade. Logo, é importante aprender outro método para chegar ao mesmo resultado.


Ajustar o brilho através da barra de tarefas

Outra maneira de diminuir a intensidade da iluminação da sua tela é através do ícone que fica no canto inferior direito da tela, no Windows. Geralmente o ícone fica junto com os de Wi-Fi, som e bateria.


Caso não esteja aparecendo, clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e uma opção de ajuste irá aparecer. Basta, então, arrastar para esquerda para diminuir o brilho e para a direita para retornar o brilho ao máximo.


Como ajustar o brilho de tela de maneira automática

Uma possibilidade para quem usa notebooks é configurar um nível de energia para quando o computador estiver conectado na fonte de energia e outro para quando estiver operando na bateria. Essa é uma boa estratégia para poupar bateria.


Vejamos o passo a passo para ajustar o brilho do plano de energia do seu computador:


1. Abra o menu iniciar e procure a opção “Painel de controle”. Para agilizar é possível digitar no menu, logo a opção irá aparecer. Então clique na opção “hardware e som”;


2. Agora clique em “opções de energia” e, em seguida, vá em “alterar configurações do plano”. Geralmente a opção que vem selecionada como padrão é a “equilibrada”;


3. Nessa etapa você decide como o brilho da tela deve estar quando o notebook estiver na bateria e quando estiver conectado na fonte de energia.


Configurar o nível de luz no modo de economia de energia

É possível determinar qual será a intensidade da luz da tela quando o modo de economia estiver ativado no notebook. Isso pode ajudar a escolher uma luminosidade que mais lhe agrade.


Para fazer isso, use o atalho do teclado “Windows” + “I” para abrir as configurações e depois vá em “sistema”. Agora clique em “bateria” e encontre a opção de economia de energia.


Coloque a iluminação para se ajustar automaticamente

Uma função muito interessante no Windows é ajustar a intensidade de luz da tela de maneira automática, de acordo com a iluminação do ambiente. Isso diminui o trabalho de ter que ajustar a todo o momento manualmente.


Para ativar ou desativar este recurso no Windows 10, abra as configurações, selecione “Sistema” e selecione “Exibir”. Ative ou desative a opção “Mudar brilho automaticamente quando a iluminação mudar”. Entretanto, você só verá esta opção se seu dispositivo tiver um sensor de luminosidade ambiente.


Nós podemos te ajudar

Somos um e-commerce de informática, com foco em peças e acessórios para notebook. Temos uma grande variedade de produtos em nosso catálogo, clique aqui para acessar e conferir. Certamente eles irão atender às suas necessidades.


Temos baterias, fontes, teclados, monitores, HDs, SSDs, mochilas… ou seja, tudo que você precisa para ter uma boa experiência se tratando de tecnologia. Todos os produtos de ótima qualidade e com excelente custo-benefício.


Também temos um blog para mantê-lo sempre informado sobre as novidades do mundo da tecnologia. Por aqui conversamos sobre dicas de hardwares, damos passo a passo para instalações de produtos, listamos os melhores produtos de diversas categorias e muitas outras coisas. Clique aqui e leia outros textos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *