Dúvidas Frequentes

Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?

ateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?

Quem se depara com o surgimento da mensagem “Conectada, mas sem carregar” na tela do notebook geralmente tem dificuldades para resolver o problema ou, pelo menos, tentar identificar o que está acontecendo com a bateria do aparelho. Vale lembrar que esse é um problema bem amplo com diferentes diagnósticos, dos mais simples aos mais complexos.

Primeiramente, é importante esclarecer que essa mensagem se trata de um alerta do sistema operacional informando de que sua bateria não está carregando mesmo com a fonte de energia ligada a ele.  Na maioria das vezes, o seu notebook está recebendo alimentação de energia somente pela bateria. Porém, quando a carga da bateria do notebook chegar a 0%, o notebook passará a receber alimentação somente da fonte de energia, pois a bateria não estará mais trabalhando e, com isso, não recebe energia para carregar.

Onde está o problema?

Há vários fatores que podem ocasionar o aparececimento dessa mensagem sobre a bateria do notebook, eles podem ter origem tanto de software quanto de hardware.


Bateria do notebook: possíveis causas relacionadas a software

Atualização do BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída)

O BIOS é o sistema de ativação de entradas e saídas, um programa básico do computador, responsável por ativar o hardware. No caso das baterias, se o BIOS estiver com algum problema, a função de carregamento do dispositivo pode estar comprometida, ou seja, desconfigurada ou desatualizada. Para atualizar o sistema é necessário acessar o suporte online da fabricante do seu notebook e baixar os arquivos necessários.

Atenção! A atualização do BIOS é um processo arriscado. Uma atualização incorreta pode causar danos irreversíveis ao seu notebook. Saiba mais sobre Atualização de BIOS. Por isso, recomendamos que o procedimento seja realizado apenas por um profissional qualificado. 

Atualização dos Drivers (Controladores de Dispositivos)

Os drivers são softwares que permitem que o sistema se comunique com os dispositivos de hardware. Na maioria das vezes, esses drivers são fornecidos pelo próprio sistema operacional. Você pode encontrar atualizações, no caso de quem usa Windows, acessando o Windows Update no seu notebook. Outra opção é procurar por meio do site de suporte do fabricante do seu notebook.

Erro de atualização no Service Pack

Há também a possibilidade de ser algum erro de atualização no Service Pack do Windows. Se você fez um upgrade recentemente no Windows e criou um ponto de restauração, experimente voltar a esse ponto e veja se o problema persiste. Aconselhamos que contate um profissional para verificar isso, caso não esteja seguro de executar essa tarefa.


Bateria do notebook: possíveis causas relacionadas a hardware

Resíduo de energia

Os resíduos de energia são pequenas frações de carga elétrica acumuladas no sistema de alimentação do notebook, estas, por sua vez, atrapalham o fornecimento de energia pelo fato de causar oscilação na corrente de distribuição de energia aos dispositivos (bateria, por exemplo). Para eliminá-los, siga os passos abaixo:

01) Desligue o notebook;

02) Retire a fonte e a bateria do notebook;

03) Mantenha o botão Power pressionado durante 40 segundos para eliminar qualquer resíduo de energia que possa estar acumulado;

04) Instale a bateria e a fonte novamente;

05) Ligue o notebook e verifique se a bateria irá carregar.

Calibração da bateria

Com o passar do tempo e utilização frequente do notebook, a carga de energia das células da bateria ficam desniveladas. É importante realizar o procedimento de calibragem da bateria para equilibrar estes níveis.

Saiba como calibrar a bateria do seu notebook clicando aqui. Ou assista nosso vídeo 😉

Mau contato no encaixe entre bateria e notebook

Em alguns casos um simples mau contato na hora de encaixar sua bateria pode ser o problema. Retire e coloque a bateria novamente, verificando antes se os contatos não estão com algum tipo de rasura ou tortos.

Problemas na fonte de alimentação

O problema pode estar no seu carregador/fonte de alimentação. É importante verificar se ele está funcionando corretamente.

Algumas fontes tem o conector com pino central, responsável pelo carregamento da bateria. Se for o seu caso, verifique se ele não está quebrado ou afundado.

Se precisar de um novo carregador para notebook confira em nossa loja! Possuímos a maior variedade de fontes com qualidade, garantia e atendimento especializado para você encontrar o produto correto e solucionar seu problema 😉


Em últimos casos…

Se você tentou resolver de todas as formas descritas acima e não obteve resultado, é bem provável que a sua bateria tenha vindo com algum defeito de fábrica ou, dependendo do caso, foi expirado todos os ciclos de vida da bateria e você terá de efetuar a troca por uma nova (Saiba mais sobre ciclos de vida das baterias de notebook).

Mas, antes de qualquer conclusão, considere contatar um profissional qualificado de assistência técnica especializada para que ele possa ver de perto o problema e lhe dar um diagnóstico mais preciso.

Se precisar comprar uma bateria nova, confira em nossa loja especializada o modelo compatível para seu notebook

Lembre-se: Se você conseguiu solucionar o problema da bateria do notebook por meio dos métodos citados no texto ou tem alguma outra sugestão, comente! Esperamos ter ajudado de alguma forma!