A falta de pasta térmica no processador pode causar problema ao processador? Confira

Tempo de leitura: 8 minutos

Ao contrário de outros componentes de computador que possuem peças mecânicas, o processador é um pequeno chip blindado que dificilmente falha. No entanto, o que se segue irá explicar que alguns dos problemas do processador são causados por fatores externos, que podem causar o seu mau funcionamento. Veja quais são as principais falhas no cérebro de sua máquina.

Superaquecimento

Seja devido à poeira que retarda a rotação do cooler da CPU (ventoinha) ou ao endurecimento da pasta térmica entre a CPU e o cooler, o superaquecimento pode fazer com que o computador trave ou fique completamente inativo.

O problema pode ser gradual ou repentino. Os primeiros sinais podem travar durante atividades pesadas, como jogos em execução com belos gráficos ou vídeos renderizados. No entanto, se você não é um jogador ou editor de vídeo, pode ocultar o superaquecimento e mostrá-lo apenas quando for tarde demais.

No entanto, esse problema é mais comum em componentes mais novos. A maioria das placas-mãe modernas tem um sistema para evitar que o processador exploda. Possuem um limitador de temperatura que desliga o sistema caso detecte que a temperatura ultrapassa o limite aceitável (até 70 ° C).

Você pode monitorar o status de funcionamento da CPU e do dissipador de calor por meio do programa HWMonitor. O programa fornecerá informações em tempo real sobre a temperatura do processador e a velocidade do resfriador.

Se a temperatura do processador estiver alta mesmo no modo inativo, ultrapassando 60 ° C, é necessário verificar se o cooler e a pasta térmica estão funcionando corretamente. Normalmente, essas falhas começam a ocorrer depois de alguns anos, mas a limpeza interna da caixa ou do laptop e a substituição da pasta térmica geralmente podem resolver esses problemas.

Em alguns casos, essas falhas ocorrem apenas em climas quentes. No entanto, se acontecerem com frequência, esses problemas só podem ser resolvidos enviando a máquina para um centro de serviço

Se o problema persistir, mesmo depois de verificar o cooler e aplicar uma nova pasta térmica, a placa-mãe ou a fonte de alimentação podem fornecer a tensão errada para a CPU ou cooler. Embora não falhe com frequência, isso pode acontecer.

Morte prematura

O processador tem uma vida útil muito longa. Em uso médio, você pode ver a mesma máquina rodando no mesmo processador 20 anos depois. No entanto, a baixa qualidade de energia, os problemas de aterramento e, especialmente, os problemas de dissipação de calor podem limitar a vida útil do processador.

Deve-se notar que a vida útil de computadores muito exigentes (como servidores ou estações de edição de vídeo) pode ser reduzida. No entanto, outros componentes têm maior probabilidade de falhar antes do processador.

Como identificar problemas de processador de computador ou notebook

Quando o computador trava e não pode começar a trabalhar novamente após alguns minutos, pode ser porque ele superaqueceu, fazendo com que a placa-mãe desabilite o processador para evitar que ele queime. Nestes casos, o procedimento é limpar o refrigerador e verificar o seu funcionamento. Se o computador foi adquirido há mais de um ano, é recomendável substituir a pasta térmica localizada entre o processador e o cooler.

Em outros casos, como instalação incorreta do processador ou danos à pasta térmica, o computador ou laptop não iniciará. Não dará nenhum sinal de vida. Quando você tenta abri-lo, você pode ver que o dissipador de calor do computador tremeu um pouco. Isso indica que a própria placa-mãe cortou a tensão da CPU para evitar mais problemas. Neste caso, é necessário verificar o estado da base do processador e da pasta térmica.

Mitos e verdades sobre pasta térmica para processador e placa de vídeo

A pasta térmica é essencial para um bom resfriamento do processador e da placa de vídeo. A propósito, a pasta térmica para placas de vídeo geralmente é menos preocupante, assim como os laptops. Como não é fácil de acessar, geralmente presume-se que tudo está bem mesmo depois de um tempo, mas nem sempre é o caso.

Mas quando a pasta térmica precisa ser substituída, afinal? Vamos começar com uma pergunta principal e explorar três mitos e fatos.

Todas as pastas térmicas são iguais?

Não. Isso é um problema para a maioria dos usuários, especialmente quando vemos que as principais lojas têm faixas de preço. Alguns são mais baratos e custam menos de 10 reais. O custo dos demais pedidos avulsos é próximo a 100 reais. Claro, existem alguns fatos de que o preço é muito alto e os fatores da marca são apostados, mas existem certas regras que devemos cumprir.

O modelo mais simples usa sílica gel como base, e o modelo mínimo é recomendado. Para aumentar um pouco o nível de preço, temos modelos baseados em metais, como Arctic Silver.

 Finalmente, temos modelos premium mais caros. Aumentamos a condutividade térmica de cada um e melhoramos a dissipação de calor do processador. Além disso, temos um segundo fator igualmente importante. Vamos passar para a próxima pergunta!

Quando devo substituir a pasta térmica?

Algumas pessoas dizem que a pasta térmica de boa qualidade não precisa ser substituída.

 Outros afirmam que se trata de um procedimento anual (pergunte ao fabricante da pasta térmica). Quem está certo? nenhum. O tempo varia dependendo do álcali usado:

• Base de silicone: 3 anos

• Base metálica: 5 anos

• Modelos avançados: 8 anos (alguns modelos chegam a 10 anos)

Lembre-se de que estes são prazos médios e variam de acordo com o uso e as condições da máquina. Por exemplo, consoles de jogos requerem mais atenção porque funcionam em condições mais extremas. Além disso, se o dissipador de calor for removido por qualquer motivo, a pasta térmica deve ser substituída.

Quanto mais pasta térmica, melhor?

pasta térmica

Aqui cometemos um grande erro. A função da pasta térmica é cobrir os defeitos entre a superfície do processador e a base do cooler, porque eles não são completamente planos. É por isso que a condutividade térmica é tão importante e uma “ponte” é construída entre eles. Em outras palavras, exagerar na pasta térmica, como colocar queijo no pão, não ajuda em nada. Pior: danificará outros componentes.

Se for colocado demais, quando colocarmos no cooler, a pasta térmica acabará vazando. Dependendo da quantidade, pode se espalhar para a placa-mãe e danificar outros componentes. Isso não trará nenhum benefício adicional para proteção da CPU, ou seja, porque esse valor adicional não será utilizado (exceto para perdas, porque algumas marcas são muito caras).

A a falta de pasta térmica no processador pode causar um problema também, logo também não é bom. Usar menos pasta térmica do que o necessário não cobrirá todos os defeitos. Em outras palavras, a superfície de contato efetiva com o resfriador torna-se menor, enfraquecendo a condutividade térmica. Mas como você sabe a quantidade correta? Esta é uma questão prática. Por isso, é uma boa opção buscar ajuda de profissionais.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre o que a falta de pasta térmica no processador pode causar, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira! 

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *