5 mitos e verdade sobre o uso de pasta térmica para processador

Tempo de leitura: 5 minutos

Os aparelhos eletrônicos e seus componentes precisam de alguns cuidados para que funcionem da melhor maneira possível e para que a sua vida útil seja prolongada. Esses cuidados variam de acordo com qual é o produto, claramente, mas todos eles garantem que você tenha sempre o equipamento em perfeito estado de funcionamento.

É muito comum as pessoas não se preocuparem muito com a manutenção depois que adquirem peças ou itens e isso pode causar grandes problemas no futuro. Um item importante para manter a boa saúde do seu processador é a pasta térmica.

Vamos conversar sobre os 5 mitos e as verdade por trás deles em relação às pastas térmicas e, assim, aprender a cuidar melhor dos processadores. Mas, antes disso, você sabe do que se trata esse produto?

aplicando pasta térmica em pc

Primeiro, o que é pasta térmica?

Esse é um dos componentes principais que atuam na manutenção da temperatura do processador, junto com o cooler do computador. A pasta é aplicada junto ao equipamento e possui uma aparência viscosa de cor prateada ou branca, a depender da composição.

Ela atua conduzindo o calor do processador e, assim, impedindo que ele sobreaqueça. Sua função é auxiliar ao cooler que ventila o equipamento. Geralmente as pastas de boa qualidade possuem prata na composição, devido a sua boa capacidade física de conduzir o calor. Mas, existem muitos produtos com bom custo-benefício que cumprem a sua função com segurança.

Caso tenha conhecimentos básicos de hardware você mesmo pode realizar a aplicação ou troca da pasta nos processadores, visto que é um procedimento bem simples. Caso não saiba, procure atendimento especializado, mas não deixe de aplicar.

Agora, sim, vamos desvendar os principais mitos (ou verdades) sobre esse produto essencial para o seu processador.

1 – “Eu nunca mais preciso trocar a pasta térmica”

Isso não é verdade. Apesar de algumas levarem anos até que uma substituição seja necessária, ainda será preciso realizar esse procedimento. De modo geral as pastas compostas por uma base de silicone levam cerca de 3 anos até a troca, enquanto as pastas que possuem a base metálica levam por volta de 5 anos. Vale ressaltar que existem modelos mais premium que duram bem mais tempo: cerca de 8 anos, podendo chegar até 10.

É importante alertar que esses valores são médios, a depender do fabricante e das condições do processador. Quanto mais eles forem exigidos, mais cedo a pasta pode precisar de troca.

2 – “Qualquer pasta serve, são todas iguais”

Ledo engano. Existem diferenças entre as pastas disponíveis do mercado, e isso é refletido na grande variação de preços encontrados. A principal questão que difere as pastas é em relação a sua composição. Existem aquelas compostas por silicone, sendo as mais em conta, e aquelas feitas com metais, mais caras.

Vale a pena lembrar que as metálicas são mais eficientes na hora de dissipar o calor, mas também são mais custosas. Colocar na balança é essencial para decidir qual o melhor custo-benefício.

3 – “Vou colocar muita quantidade de pasta para conseguir um resultado melhor”

É mito. Essa questão é muito comum, relacionar a quantidade de pasta com a eficiência da dissipação de energia. Por mais que pareça intuitivo pensar que muita pasta irá ser melhor, é justamente o contrário. Exagerar pode danificar outros componentes próximos ao processador e causar problemas futuros.

Use a pasta térmica com parcimônia, cobrindo de maneira regular e não exagerada para que ocorra uma ligação entre o processador e base do cooler. Os resultados serão muito mais eficientes dessa maneira e você garante a vida útil prolongada do seu equipamento.

Vale a ressalva que utilizar a quantidade abaixo da ideal também é prejudicial, pois a “ponte” entre os componentes não irá ocorrer e a temperatura não será dissipada da maneira correta.

pasta térmica em seringa

4 – “A pasta é um item dispensável, um luxo”

Pelo contrário: a pasta térmica é essencial para que o seu processador funcione bem e não se danifique por excesso de aquecimento. Então ela não deve ser tratada como um item opcional e deve, sim, ser utilizada em seus equipamentos.

Muitas vezes o próprio processador já vem com a pasta térmica a ser utilizada, precisando, então, apenas acompanhar o prazo de troca do produto. Em casos em que ela não venha junto, é importante adquirir separadamente e utilizar. Nosso site possui diversas opções, basta clicar aqui.

5 – “Posso usar pasta de dente para substituir a pasta térmica”

Apesar de inúmeros relatos sobre a possibilidade dessa substituição, nós aconselhamos o uso apenas de pastas térmicas feitas para tal função. Elas foram desenvolvidas pensando na melhor maneira de dissipar o calor e, também, com composição que não ofereça riscos aos equipamentos.

Já a pasta de dente não foi desenvolvida para isso, então não saberemos se existe algum componente corrosivo ou que deteriore o seu equipamento com o tempo. Uma economia pequena pode acarretar um problema muito maior e mais custoso no futuro, por isso é importante investir para manter o seu equipamento em dia.

Nós podemos te ajudar!

Agora que você já está pode dentro do mundo das pastas térmicas, acesse o nosso site clicando aqui e encontre esses e outros produtos que irão atender todas as suas necessidades no ramo da informática e tecnologia. Garantimos atendimento especializado e segurança em relação aos seus dados pessoais.

Caso esteja atrás de uma pasta de silicone com aditivo de prata, temos a perfeita para você clicando aqui. Ela é quimicamente inerte, não corrosiva e atóxica, além de possuir excelente estabilidade térmica.

Se preferir uma com composição apenas de silicone, clique aqui e encontre uma ótima opção. Ela é indicada eliminação de calor, quando necessário, de maneira mais eficiente que as pastas térmicas comuns, como em CPU’s, processadores de alta performance, fontes geradoras de calor, termopares, resistências, montagens de semicondutores e demais componentes.

Vale lembrar que nós garantimos a qualidade dos nossos produtos, aliando sempre o bom preço com a eficiência. Além disso, nosso frete é rápido e seguro. Estamos aqui para garantir que a sua experiência seja a melhor possível!