Dicas

Saiba como identificar o layout do seu teclado!

Saiba como identificar o layout do seu teclado!

O teclado do notebook pode ter algumas variações na disposição das teclas. Isto ocorre devido às diferentes linguagens em que eles podem ser  fabricados. Muitas vezes, quando o teclado instalado possui linguagem diferente do que está configurado no sistema operacional, ele acaba apresentando alguns erros, como teclas trocadas. Nesse texto nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber para identificar qual a linguagem do seu teclado!

Linguagem dos teclados para notebook no Brasil

Aqui no Brasil, normalmente são encontrados 3 tipos de teclados, identificados por meio de siglas. São eles: ABNT2 (Português – Brasil); US (Inglês Americano) e o PT – PT (Português – Portugal). As diferenças podem parecer pequenas, mas fazem uma grande diferença na maneira como você usa o notebook. Confira abaixo as principais características de cada um e aprenda como diferenciá-los:

Teclado ABNT2 – Padrão brasileiro

Aqui no Brasil, temos como modelo padrão o ABNT2, que é o nome que identifica o mapeamento do teclado. Para você entender um pouco sobre o tema vamos explicar dois pontos básicos. A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e antigamente havia o layout de teclado ABNT, que não continha a tecla AltGr (Alternate Graphics). Dessa forma, nas teclas numéricas, na parte superior do teclado, não havia a “terceira função”.

O teclado com layout ABNT2 possui a tecla AltGr posicionada ao lado direito da barra de espaço. Ela tem a função de acionar a terceira função das teclas. As teclas de terceira função mostram três caracteres na mesma tecla, sendo que o terceiro símbolo fica do lado inferior direito do botão. Quando pressionada a tecla AltGr junto com uma tecla que possua a terceira função, a combinação torna possível digitar símbolos que não apresentam uma tecla específica.

Os teclados ABNT2 são aqueles que apresentam a tecla de cê-cedilha (Ç) e possuem o símbolo de interrogação (?) posicionado ao lado da tecla Shift direita. Eles também se diferenciam dos teclados US com relação ao tamanho da tecla Enter.

abnt2

teclado

US – Inglês Internacional

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro ABNT2 por não possuir a tecla cê-cedilha (Ç). Outra característica é que a tecla Enter é menor em relação aos outros layouts.  Neste teclado, o acento circunflexo (^) fica junto da tecla 6 e o acento til (~) fica na mesma tecla que a crase (`), localizada ao lado do número 1 das teclas superiores.

DICA: Para conseguir fazer o Ç no teclado com layout US, use as teclas de acento agudo (´) e depois o C.

us-internacional

PT – (Português de Portugal)

Esses teclados se assemelham bastante ao ABNT2, se diferenciando apenas pelo fato de não possuírem o botão interrogação (?) do lado do Shift direito. Neste caso, o botão interrogação encontra-se na parte superior, ao lado das teclas numéricas. Além disso, caso a tecla com os símbolos de menor e maior (< e >) estiver na esquerda, o teclado tem o layout de linguagem Português de Portugal. Confira na imagem abaixo:

pt-portugal

acessoriow

Dica: Alguns modelos de notebook permitem fazer a troca do layout de teclados sem interferir no seu funcionamento.

Você precisa fazer essa alteração mais ainda tem dúvidas?
Entre em contato com a gente, estamos prontos para solucionar seu problema!

Assista nosso tutorial do canal bringIT do YouTube sobre como identificar o modelo do teclado do seu notebook: