cronômetro sobre teclado de notebook

10 dicas para deixar seu notebook mais rápido

Não tem coisa pior do que tentar realizar alguma tarefa no notebook e ser impedido por problemas de lentidão e travamentos. Apesar de parecer muito complicado, amenizar a situação não é tão complicado como parece. Nesse teste, reunimos 10 dicas simples que podem ser realizadas facilmente por qualquer pessoa e vão ajudar a aumentar a velocidade do seu notebook!

10 dicas para deixar o seu notebook mais rápido

1. Limpeza da Área de Trabalho

Uma dica bem importante é realizar uma limpeza na Área de Trabalho (desktop). Os diversos atalhos e arquivos presentes no desktop do notebook podem tornar a inicialização mais lenta, já que precisam ser carregados toda vez que a máquina é ligada.

Por isso, é indicado excluir os arquivos que não estão sendo utilizados e guardar os demais arquivos em pastas como “Meus Documentos”

2. Desinstale programas que você não utiliza

Sabe aqueles programas que você baixou um dia no seu notebook e só usou uma vez? Pois eles também podem estar deixando a sua máquina mais lenta. Portanto, deixe instalados apenas programas que você realmente usa diariamente. Para desinstalar programas, você pode utilizar a ferramenta do próprio sistema operacional.

No Windows, por exemplo, basta clicar em Iniciar > Painel de Controle > Desinstalar um programa.

Na janela seguinte, clique com o botão direito no programa que deseja desinstalar e clique em “Desinstalar”.

3. Evite executar programas automaticamente

Impedir que programas pesados sejam ativados em segundo plano também pode melhorar bastante o desempenho do seu notebook. Uma maneira de acabar com isso é excluí-los ou apenas desativá-los.

No Windows, acesse o “Gerenciador de Tarefas” e verifique os processos que estão em execução e o estado de memória e processador do computador.

Se você utiliza um Mac, procure em Preferências do Sistema, selecione “Usuários e Grupos” e clique nos processos que quer parar.

4. Elimine vírus e ‘malware’

É muito importante também manter o seu computador livre de vírus que instalam arquivos em seu computador, desabilitam funções do sistema operacional e deixam o sistema mais lento.

Vale lembrar ainda que a escolha do antivírus deve ser feita de acordo com as especificações do seu computador. Programas como Avira, AVG e  Microsoft Security Essentials são conhecidos por usarem menos memória e processamento.

5. Limpe arquivos temporários e de registro

Quanto mais você utiliza o notebook, mais lixo é acumulado nele. São diversos arquivos temporários mantidos nos diretórios que acabam fazendo volume no disco. Por isso, realize periodicamente uma varredura geral no sistema. Há vários programas que podem lhe ajudar nesta tarefa, como o CCleaner e Advanced System Care.

6. Faça uma desfragmentação no disco rígido

A desfragmentação acelera a forma como seu computador lê e navega pelos documentos, reorganizando os dados armazenados nele – o que pode melhorar o desempenho do seu notebook.

No Windows, o desfragmentador pode ser executado automaticamente por agendamento, mas também é possível desfragmentar discos e unidades manualmente. Confira o passo a passo:

Clique em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco

  • Em Status atual, selecione o disco que deseja desfragmentar e clique em “Analisar disco” (para determinar se o disco precisa ser desfragmentado)
  • Se o percentual de fragmentação for acima de 5%, desfragmente o disco analisado
  • Clique em “Desfragmentar disco” e aguarde o término da desfragmentação

Outra opção é utilizar o programa gratuito Smart Defrag 3 (para Windows 8.1).

Para os Macs, não é necessário realizar o processo de desfragmentação já que a Apple afirma que o sistema otimiza a organização dos arquivos automaticamente. Mas se o seu aparelho estiver lento, você pode usar o programa iDefrag (para Apple OS X).

7. Execute a Solução de Problemas

A solução de Problemas de Desempenho no Windows verifica a existência de problemas que podem diminuir o desempenho do computador e tenta corrigí-los automaticamente para melhorar a velocidade o desempenho geral do sistema operacional.

Para executar a função, acesse o Painel de Controle > Sistema e Segurança > Encontrar e Corrigir problemas > Verificar problemas de desempenho e siga o passo a passo.

8. Atualize os drivers de hardware e o Windows regularmente

Manter os drivers atualizados também pode resolver problemas de desempenho e compatibilidade. Por isso, certifique-se de que os drivers para placa de vídeo, áudio, placa mãe ou qualquer outro componente estão atualizados.

O Windows oferece algumas opções de atualizações de drivers via Windows Update. No entanto, muitas vezes as versões disponibilizadas não são as mais recentes. Caso tenha alguma dificuldade em encontrar o driver que necessita, acesse o site do fabricante do seu computador.

9. Adicione mais memória RAM

Se mesmo realizando as dicas acima o seu notebook continua com um desempenho lento, será necessário partir para uma ação mais efetiva. Uma das soluções mais fáceis e baratas para contornar essa situação e ainda dar um upgrade no seu computador é a compra de mais memória RAM. No entanto, apesar de se tratar de um procedimento simples, o consumidor deve se atentar a alguns requisitos básicos antes de comprar uma nova memória. 

Caso seja hora de você adquirir uma memória RAM, entre em contato com nossos especialistas para tirar todas suas dúvidas e comprar o modelo correto. Para ser atendido pelo WhatsApp, clique aqui. 

Mas se você já souber qual comprar, entre em nosso site de escolha seu modelo de memória RAM.

Para atingir um bom desempenho, os SSDs mais comuns contam com dois componentes fundamentais: memória flash e o controlador.

Enquanto os HDs utilizam pontos magnetizados da superfície de um disco para armazenar dados digitalizados, os SSDs armazenam os mesmos dados em células de memória flash. Esse tipo de memória permite que diferentes informações sejam apagadas ou escritas numa mesma operação. Ou seja, o SSD permite que o conteúdo seja gravado ou regravado sem a necessidade de motores, discos e agulhas de leitura e gravação.

Com isso, todas as operações são feitas eletricamente, o que torna os comandos de leituras e escritas mais rápidos, além de deixar o drive mais silencioso e resistente a vibrações e quedas. 


Fontes: Techtudo, BBC, Softdownlo

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles