ícone compartilhar redes sociais
usar webcam do notebook

Trabalho home office: 10 dicas para quem quer trabalhar em casa

Welysson

Com o surgimento da pandemia do Coronavírus e a necessidade de isolamento como meio de prevenção da doença, o trabalho home office é uma excelente alternativa para o meio corporativo.

No entanto, muitas pessoas ainda não conseguiram se adaptar a essa nova realidade. E para ajudar você a entender melhor essa modalidade de trabalho, acompanhe esse artigo e confira algumas dicas para quem quer trabalhar em casa.

Novas modalidades de trabalho no mercado globalizado

A modalidade de trabalho home Office possibilita que determinada atividade profissional seja realizada em casa. O relacionamento do funcionário com a sua empresa acontece a partir de uma conexão à distância, onde os sistemas integrados são facilitadores para execução eficiente das propostas de trabalho.

Essa é uma modalidade de trabalho inovadora para muitos empreendimentos que passam a investir em tecnologia para oferecer aos seus clientes um serviço mais eficiente e de qualidade garantida. Assim, o profissional que passa a trabalhar de forma home Office precisa ter a sua disposição um notebook ou computador para trabalhar de forma virtual e uma excelente conexão com a internet.

Home Office e suas possibilidades de negócios

A modalidade de trabalho home Office apresenta para os dias atuais uma característica de inovação e modernidade. E é nessa perspectiva, que o crescimento de muitos negócios acontece a partir de uma tecnologia integrada, prática e acessível para todos os segmentos.

Além disso, esse sistema permite uma nova forma de comunicação entre colaboradores e seus clientes, fortalecendo essa relação através de um processo de interação e engajamento.

Dicas para trabalhar em casa

1) Tenha os recursos adequados: para iniciar um trabalho home Office é necessário assumir algumas responsabilidades como, por exemplo, ter disciplina com horário e comprometimento com a entrega do serviço dentro dos prazos estabelecidos. Além disso, é essencial ter os recursos apropriados para que as atividades sejam executadas com sucesso.

Portanto, ter um notebook ou um computador com as ferramentas adequadas para o trabalho e uma boa conexão com a internet são indispensáveis para um dia de trabalho produtivo.

2) Ambiente de Trabalho: embora o trabalho seja realizado em casa, o ambiente onde as suas atividades irão se desenvolver deve ser aconchegante e confortável para que a sua saúde física e mental seja preservada. Por isso, vale a pena investir em um escritório cômodo, com cadeira confortável e de preferência sem distrações por perto para que sua produtividade não seja comprometida.

E essa serve como uma dica muito valiosa para quem deseja se comprometer com uma atividade home Office. Ter um ambiente sem distrações mantém o comprometimento e a seriedade do seu trabalho.

3) Aposte em ambientes silenciosos: um espaço onde o silêncio impera é um ambiente propício para o foco e para a dedicação. E essas condições são adequadas para o desempenho de atividades que exijam concentração e permite ao profissional maior produtividade.

4) Deixe o seu local de trabalho iluminado: embora o trabalho realizado de forma home Office permita maior autonomia para o profissional e melhor flexibilidade de horário de trabalho, alguns cuidados contribuem para um ambiente de trabalho tranquilo e aconchegante.

Dentre esses fatores iluminação do ambiente de trabalho é fundamental. Um ambiente com baixa iluminação pode comprometer o desempenho do profissional, causando sonolência e tirando o foco e a concentração das suas atividades.

5) Organização e Produtividade: a organização do seu ambiente de trabalho contribui de forma significativa para produtividade do seu serviço. Um local de trabalho organizado otimiza o tempo do profissional e dá maior autonomia para que ele realize outras atividades.

Muitas vezes, por trabalhar em casa, os profissionais deixam seus documentos soltos os pelos móveis ou em outros espaços da casa e podem acabar perdendo materiais imprescindíveis para a execução dos seus serviços. Ao manter os seus documentos organizados por pastas e em um lugar específico, os retrabalhos serão evitados e os prazos de entrega das suas atividades não serão comprometidos.

6) Lista de serviços: dentre a sua organização, uma maneira de tornar os seus afazeres produtivos é fazendo uma lista de serviços. Nessa lista, pontue as atividades que devem ser realizadas com mais urgência e estabeleça uma prioridade para a execução desses serviços.

Assim, é possível controlar os prazos de entrega e manter os seus clientes satisfeitos com o retorno que estão recebendo do seu trabalho.

7) Faça reuniões remotas: o trabalho home office não deve ser um serviço solitário. Para manter a satisfação do seu cliente, busque fazer reuniões remotas para compreender as suas necessidades e para oferecer soluções mais satisfatórias. Essa forma de interação entre colaboradores e empresas, permite gerar um serviço ou produto de maior qualidade garantindo o conceito e a autoridade do negócio no segmento em que atende.

8) Tenha um horário de trabalho: só produz quem trabalha. Portanto, estabeleça um horário para se dedicar ao serviço que está sobre sua responsabilidade. Para ser um profissional sério, é preciso agir com comprometimento e responsabilidade e essas são qualidades fundamentais para quem desejar trabalhar em casa.

O profissional home office deve ser disciplinado para conseguir exercer a sua atividade à distância e manter o seu cliente satisfeito com o serviço realizado.

9) Motivação e Produtividade: um profissional motivado consegue produzir com muito mais agilidade sem perder a qualidade do seu trabalho. Portanto, tente dividir as suas tarefas em pequenos tópicos e vá cumprindo um a um. Estabeleça uma estratégia que motive você nas suas atividades sem deixar que o seu trabalho caia na monotonia dos dias repetitivos.

Para isso, tente estabelecer metas, converse com os seus clientes, capte novas ideias e esteja sempre à frente das oportunidades de negócios que podem acontecer a partir do seu envolvimento com a função que está desempenhando.

10) Intervalos e entretenimentos: não é porque você organizou o seu espaço sem distrações que deverá ficar trabalhando 24 horas por dia. Todo profissional precisa de um tempo para descansar a mente e aliviar a tensão do serviço. É para preservar a saúde mental e física dos funcionários que existe o horário de intervalo.

Se permita a esse cuidado e reserve um momento para o entretenimento, alimentação regular e adequada. Para tudo na vida é preciso de um equilíbrio e se dedicar nessa modalidade de trabalho não significa descuidar de sua saúde.