teclado molhado

Tela de notebook fica escura: e agora o que fazer?

Antes de tudo, sabemos que apesar do Windows 10 ser um sistema operacional altamente tecnológico e de última geração, ele ainda pode apresentar alguns bugs e outros problemas que podem contribuir para que a tela do notebook fique escura, ou com manchas.

Nesse quesito, podemos recorrer a diversas opções para tentar sanar o problema, já que o próprio Windows 10 oferece meios automáticos e práticos, para fazer esse incidente.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final, e saiba o que você deve fazer quando a tela do seu notebook ficar escura.

A tela ficou preta depois da instalação de um software

Em geral, não é incomum termos problemas com a tela do notebook ficando preta depois de instalarmos algum tipo de software em seu sistema. Mesmo que esse problema não seja tão recorrente, é possível resolvê-lo de maneira eficiente.

Nesses casos, basta apenas desconectar todos os fios periféricos, inclusive o mouse do seu notebook (caso utilize em UBS). Após isso, reinicie o seu notebook pressionando o botão desligar/ligar, e a partir daí, conte 10 segundos para ligar o seu eletrônico novamente.

Em outros casos, um pendrive bootável também pode acabar servindo de grande utilidade em casos de tela preta durante algum processo de atualização do sistema.

Buscando o problema no seu monitor

Caso você tenha percebido que é uma grande possibilidade do problema da tela do notebook ficar escura ter relação com o próprio monitor, podemos buscar uma outra resolução para o problema. Nesse caso, tente conectar o seu notebook a uma tela alternativa, se possível.

Use um cabo HDMI ou VGA e depois utilize o atalho “Windows P” para que você consiga abrir a tela do monitor, no qual o seu notebook está conectado. Após isso, aperte a tecla “enter” para selecionar a opção, e caso alguma delas funcione, é bem provável que o problema realmente esteja relacionado ao monitor do seu notebook.

Tela Preta no modo de descanso

Caso o monitor esteja no modo de descanso de tela, e se ela estiver toda preta, é possível utilizarmos uma opção extremamente eficiente para contornar esse problema. Se essa for a sua questão, basta apenas usar o atalho “Windows Ctrl Shift B” para que você consiga forçar uma resposta imediata. Se a tela de notebook fica escura nesses casos, esse atalho pode servir de utilidade.

Ligar o computador pelo modo de segurança

Antes de tudo, sabemos que o modo de segurança do Windows também pode ajudar a resolver problemas relacionados à tela preta, caso ele se dê conta de que existe alguma configuração errada. Para que isso seja possível, no entanto, é preciso fazer com que o seu notebook seja inicializado, mesmo que você precise conectar o seu eletrônico a uma outra tela através do cabo HDMI.

De forma prática, para acionar o Modo de Segurança no Windows 10, você precisa seguir os passos abaixo:

  1. Vá até o Painel de Controle do Windows através do menu Iniciar. Após isso, clique em Configurações;
  2. Clique na opção “Atualização e Segurança”.
  3. Clique na opção “Recuperação” e, após isso, vá em “Reiniciar Agora”;
  4. Busque pela opção “Solução de Problemas” e clique nesta ferramenta;
  5. Selecione a opção “Opções Avançadas”, e depois selecione “Configurações de Inicialização”;
  6. Clicando em “Iniciar”, aguarde por algum tempo;
  7. O Windows irá mostrar todas as opções de inicialização. Sendo assim, busca ativar o Modo de Segurança pressionando a tela F4, F5 e F6.

Analise a placa de vídeo do seu notebook

Em geral, sabemos que a tela escura do seu notebook também pode estar relacionada a algum problema advindo da placa de vídeo. Caso você suponha que esse pode ser o problema em questão, faça a atualização e reinstale o driver.

Pode ser necessário desativar a Inicialização Rápida

Já percebemos que o Windows 10 possui uma opção de fazer a inicialização rápida do sistema, e caso você não saiba, essa pode ser uma questão que contribui para a tela escura do seu notebook. Portanto, para que consigamos desabilitar essa função, precisamos seguir os principais passos abaixo:

  1. Busque pelo Painel de Controle;
  2. Selecione a opção “Sistema e Segurança”;
  3. Clique em “Opções de Energia”e após isso, clique em “Alterar funcionamento dos botões de energia”.
  4. Depois disso, selecione a opção “Alterar configurações não disponíveis no momento” e, após isso, desmarque a opção “Ligar inicialização rápida”. Salve todas as alterações.

Busque encerrar programas que estão em segundo plano

Não é incomum que o acúmulo de programas abertos em segundo plano possam travar sistemas, já que vemos isso constantemente em celulares. No caso de notebooks, o excesso de softwares executados em segundo plano também pode afetar o funcionamento da tela do notebook, deixando-a preta.

Contudo, para que consigamos resolver esta questão, busque pelo Gerenciador de tarefas e encerre todos os programas que não estiverem sendo usados.

Talvez seja necessário criar uma nova conta de usuário

Assim como em todas as versões, o Windows 10 permite a criação de contas separadas, a fim de que cada membro da família faça a utilização do notebook ou computador da maneira que preferir. Entretanto, existem algumas situações raras onde esses tipos de configurações podem contribuir com o problema da tela escura.

Isso porque o problema relaciona-se ao baixo rendimento do monitor, levando-o a apresentar problemas de exibição. Para resolver esse problema, faça o que se pede abaixo:

  1. Busque a opção “Configurações” do seu notebook;
  2. Na opção Contas, selecione “Família e Outros Usuários”.
  3. Clique em “Adicionar outra pessoa a este pc”.

Conforme vimos, são diversas opções que fazem a tela do notebook ficar escura. Entender os devidos problemas — que muitas vezes não estão diretamente relacionados ao próprio monitor — e as inúmeras possibilidades para ocasionar esse problema, é de suma importância. Por isso, atente-se às dicas citadas acima e investigue a principal causa do problema, a fim de resolvê-lo.

Agora que você já sabe o que fazer quando a tela do notebook ficar escura, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça a nossa linha .

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles