Tela de notebook com listras : o que pode ter acontecido?

Tempo de leitura: 6 minutos

Seu notebook apresenta listras na tela e você não sabe o que está acontecendo? Calma, esse problema é relativamente comum e fácil de resolver. Acompanhe nosso artigo até o final e descubra como.

Tela de notebook com listras pode ter diversas causas, e quase sempre é solucionado por você mesmo, com passos simples, basta identificar o problema e aplicar a solução para resolver.

tela de notebook com listras

Causas para tela de notebook com listras

Se não houve nenhum dano físico aparente ao seu equipamento e ele começar a apresentar listras na tela, provavelmente ele está com algum erro no hardware ou software.

Essas listras aparecem em padrões variados, e possivelmente são sintomas de algo simples como problemas com driver, mas claro, também pode significar algo mais complexo como falha no cabo flat.

Em casos mais críticos, nossa primeira recomendação é procurar um profissional capacitado ou a assistência técnica da marca do equipamento para dar um diagnóstico preciso e fazer o reparo da tela de notebook com listras.

Falha no sistema operacional

A tela de notebook com listras, por vezes é apenas um erro no sistema operacional durante os processos automáticos. Reinicie o dispositivo em modo de segurança e faça uma checagem nas configurações, em muitos casos só esse procedimento já resolve o problema.

Você pode também tentar rodar outro sistema operacional, como o Linux usando um pen drive caso tenha acesso a essa possibilidade.

Driver desatualizado

Verifique também se o driver do monitor do seu aparelho está atualizado, pois, esta é uma das possíveis causas para tela de notebook com listras.

Os drivers são responsáveis pela comunicação do sistema operacional com o monitor, se não funcionarem corretamente pode causar problemas na execução de imagens na tela.

O sistema operacional Windows vem com os drivers atualizados para sua última versão, instalados, assim como a maioria dos sistemas operacionais, inclusive muitos possuem também processos automáticos para atualizar os drivers.

Contudo, é rotineiro que um ou outro bug no sistema cause uma falha na configuração dos drivers, por isso é necessário conferir manualmente.

Para verificar se o driver está atualizado no Windows basta seguir estes passos:

  • Acesse o gerenciador de dispositivos;
  • Selecione o periférico “dispositivo de vídeo” com o botão direto;
  • Clique na opção “propriedades”;
  • Acesse a aba Driver;
  • Verifique a versão do driver;
  • Clique em atualizar driver;
  • Em seguida, em outra janela, clique na opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”.

O sistema operacional vai buscar versões novas do driver em questão, e se tiver, vai instalar automaticamente.

Defeito no cabo flat

Após verificar os softwares, e constatar que não estão apresentando problemas, então a causa da tela de notebook com listras pode ser uma peça interna do equipamento.

O cabo flat, que é um componente bastante relevante no funcionamento de um notebook, pode ser a causa de tela de notebook com listras.

A tarefa do cabo flat é conectar a tela a placa mãe do notebook, e por ser bastante frágil, costuma apresentar defeito com frequência.

Uma maneira fácil de verificar se o problema é no cabo flat é movimentar o equipamento para ver se a tela de notebook com listras sofre mudanças nos padrões.

Caso aconteça mudanças na aparência da tela, é provável que o problema seja realmente o cabo flat.

Neste caso a substituição é necessária, se sentir confiança desmonte seu equipamento e confira o part number do cabo flat para comprar um novo, mas recomendamos levar a um especialista antes.

notebook full hd

Falha no display

A tela de notebook com listras pode ser um problema de falha no display, caso ele não tenha sofrido quedas ou batidas no manuseio, o problema pode ser então, uso em voltagem inadequada, fechar com objetos dentro, entre tantos outros.

Nestes casos, a única solução é a troca da tela de notebook com listras por uma nova. A aconselhamos procurar por empresas especialistas que ofereçam qualidade e procedência como a BringIT.

Outros possíveis problemas

A tela de notebook com listras pode vir acompanhada de outros problemas que vão ajudar no diagnóstico do defeito.

Casos comuns são tela de notebook com listras acompanhadas de piscadas na imagem, que pode significar sujeira nos hardwares ou superaquecimento. Também, em casos mais raros pode ser peças soltas ou mal encaixadas, que causam falhas na transmissão das informações para a tela.

Outro defeito comum são os pixels mortos ou defeituosos. Os pixels formam as imagens que aparecem para você, se eles param de funcionar vão congelar em uma única cor ou ficar travando (quando defeituosos).

Quando pixel ainda está travando é possível efetuar um reparo, porém quando ele morre é preciso trocar a tela inteira.

Todos esses detalhes ajudam no diagnóstico do problema, que infelizmente pode não ser apenas na tela do notebook, por isso se após seguir todos os passos que listamos, o seu notebook ainda apresentar tela de notebook com listras, é recomendável que você procure ajuda especializada de confiança.

Dicas de cuidados com a tela

Para prevenir a tela de notebook com listras, e outros possíveis problemas que podem acompanhar esse defeito e atrapalhar a performance da máquina, recomendamos a implantação de alguns cuidados básicos para preservar a saúde e vida útil do seu dispositivo.

Em geral, medidas simples e de fácil aplicação na sua rotina, e que vão fazer a diferença na conservação do seu notebook:

  • Limpeza externa, realizada periodicamente com pano limpo e levemente úmido;
  • Limpeza interna, anualmente, você mesmo pode fazer ou procurar uma assistência técnica;
  •  
  • Mantenha o seu notebook guardado em uma case ou coberto por um pano quando não estiver sendo utilizado;
  • Na hora de transportar a posição correta é com a tela para cima, sempre desligado e com cuidado para evitar batidas;
  • Se não for usar por longos períodos, guarde sem a bateria.

Lembre que a melhor maneira de conservar seu aparelho é o cuidado contínuo, isso vai prolongar a vida útil e evitar futuras dores de cabeça.

Esperamos que você tenha entendido qual a causa para a tela de notebook com listras, e consiga resolver o mais rápido possível. Nossa equipe de suporte fica disposição para ajudar você a verificar a necessidade de reposição de peças. Acesse nosso site para saber mais.