ícone compartilhar redes sociais
Teclado abnt logitech em fundo amarelo

Teclado de notebook ABNT ou ABNT2 : qual devo escolher ?

adminblog_USR

Vai comprar um novo teclado para notebook e está em dúvida sobre os layouts que existem no Brasil e se deve escolher teclado de notebook ABNT ou ABNT2? Vamos te ajudar!

Quando um teclado para notebook é fabricado no Brasil ele adota um layout para se adequar às necessidades do brasileiro, os modelos de layout nacionais atendem a duas categorias de especificações, teclado ABNT ou ABNT2.

Estamos acostumados ao uso contínuo de teclados em notebooks e outros dispositivos, para trabalhar, estudar e até para entretenimento, por isso a mínima variação no posicionamento das teclas ou em suas funcionalidades pode causar desconforto e estranhamento.

Entender as diferenças e qual é o melhor para o seu uso cotidiano é muito importante, pois ele pode impactar diretamente na sua experiência de uso do periférico.

O teclado universal QWERTY.

Existem diversas teorias que buscam explicar o porquê de os teclados de notebook atuais terem as ordens das teclas em um padrão tão peculiar.

O padrão de teclado ocidental, das línguas escritas com alfabeto latino, é chamado de QWERTY (nome dado devido à primeira sequência de letras do teclado) é sua história está ligada à origem das máquinas de escrever, e esse é um ponto comum a todas as teorias do seu primórdio.

Apesar de os teclados de notebook possuírem este padrão universal de organização existem pequenas diferenças que visam adaptar melhor o periférico a língua dos Países em que são comercializados. Este é o caso da língua portuguesa e mais especificamente no Brasil.

É possível escrever com teclados US — Inglês Internacional, padrão comum aos teclados para notebook importados, porém é necessário um tempo de adaptação e para alguns pode prejudicar a velocidade de digitação.

Por isso, ao adquirir um periférico novo, deve-se optar por equipamentos adaptados ao português, ou seja, teclado de notebook ABNT ou ABNT2.

O que é a ABNT?

A ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, esta entidade sem fins lucrativos é a responsável por emitir as regras que visam padronizar diversos processos no Brasil, por exemplo, projetos acadêmicos, diagramação de livros e claro a disposição dos teclados de notebook e outros dispositivos.

Todos nós já ouvimos falar sobre as normas ABNT, durante a produção de trabalhos escolares, por exemplo.

Os conjuntos de regras criados pela ABNT são de grande importância para otimizar os processos produtivos, pois garante uma organização e o alinhamento em grande escala.

Como saber se o teclado de notebook é ABNT ou ABNT2?

Os layouts de teclado de notebook nacional são divididos em duas categorias, ABNT e ABNT2, na formatação de teclados a ABNT ou ABNT2 é necessário que símbolos como o “ç” sejam adicionados ao teclado, por exemplo.

A versão ABNT foi a mais utilizada durante vários anos no país. Porém, a habilitação de um novo layout há alguns anos vem tomando espaço, o ABNT2.

Em geral, os dois modelos são muito parecidos, exceto pelo fato de que no modelo ABNT2 foi adicionado a tecla “AltGr” que significa alternate Graphics, e possibilita a utilização de uma terceira função para as teclas, ou seja, algumas teclas passam a contar com três funções ao invés de uma ou duas como se está acostumado.

Devido a esta comodidade, de poder adicionar novos símbolos ao teclado no notebook, muitos deles bastante relevantes, o padrão ABNT2 se tornou o mais popular atualmente no mercado brasileiro.

Teclado ABNT logitech com fundo amarelo

Diferenças entre ABNT e ABNT2.

Ambos os modelos de teclados para notebook ainda são fabricados e utilizados, por isso é importante entender se vale a pena procurar por um modelo ABNT2 ou se é possível utilizar o ABNT, caso na hora de comprar seja mais vantajoso.

Em um primeiro momento pode parecer que não faz muita diferença escolher qualquer um dos dois padrões. Porém, se você utiliza o teclado do notebook para trabalhar, dependo da profissão e até mesmo se escreve com frequência em meios digitais escolher entre os modelos de teclados pode fazer a diferença.

Como dito anteriormente a tecla AltGr é a maior diferença entre os dois modelos de teclados para notebook, essa tecla a mais permite acessar algumas funções extras.

A tecla AltGr é geralmente encontrada ao lado direito da barra de espaço. E ao pressionar ela você habilita a terceira função de algumas teclas, principalmente na parte superior do teclado de notebook.

Nos teclados ABNT2 é possível notar que algumas teclas possuem três símbolos. Essas teclas com três caracteres são as que possuem a terceira função ativada com AltGr.

Em um teclado US ou ABNT a segunda função é ativada pelo uso do Shift, isso se mantém no ABNT2, porém o uso dos terceiros símbolos pelo teclado só é possível utilizando a tecla AltGr.

Logo, ao pressionar em simultâneo AltGr e uma tecla com a terceira função você acessa símbolos como: ¹, ², ³, ª, º, e vários outros.

Além desta grande diferença, ainda existem algumas mudanças de posicionamento de teclas padrão, que são mínimas, como o ponto de interrogação ao lado do Shift, por exemplo.

Todas essas funcionalidades e pequenas mudanças foram projetadas visando facilitar a digitação em língua portuguesa, logo podemos dizer que o modelo ABNT2 é uma evolução do modelo de teclado para notebook ABNT.

Qual devo escolher?

Sobre a dúvida de qual escolher, a resposta é: depende. É possível adquirir um teclado de notebook ABNT ou ABNT2 com a mesma facilidade no mercado brasileiro, porém deve-se considerar outras variantes na hora da compra.

Se você é um profissional que trabalha com digitação, como professores, escritores ou pesquisadores, um teclado de notebook ABNT2 com certeza vai facilitar muito a sua experiência de uso.

Se você não precisa de acesso a símbolos especiais, é um usuário ocasional ou trabalha com algo que não exija tanto da sua escrita, o teclado ABNT será mais que suficiente, e ainda se necessário pode trocar a disposição para ABNT2 nas configurações do seu computador caso precise utilizar as teclas especiais um dia.

Então na hora de comprar um teclado de notebook ABNT ou ABNT2, considere a finalidade de uso, se as vantagens de compra forem equivalentes prefira um ABNT2 por ser um layout mais atual.

Porém, se o teclado ABNT valer mais a pena por outros motivos, como preço e para você não for um problema renunciar a algumas comodidades, pode comprar sem medo.

Agora que você já tem a informação para escolher o seu teclado para notebook ABNT ou ABNT2, é hora de procurar um periférico de qualidade, acesse nosso site e confira todos os teclados disponíveis para você. Trabalhamos com teclados para os seguintes modelos:

  • Teclado notebook Acer;
  • Teclado notebook Samsung;
  • Teclado macbook;
  • Teclado notebook Dell;
  • Teclado notebook Positivo;
  • Teclado notebook Lenovo;
  • Teclado notebook HP;
  • E muito mais!