Saiba como desativar o touchpad do notebook

Saiba como desativar o touchpad do notebook

Tempo de leitura: 5 minutos

Os notebooks são computadores portáteis que possuem um mouse integrado. Esse mouse é conhecido como touchpad. Entretanto, para realizar algumas tarefas é necessário desligar esse equipamento, por isso, nesse texto, vamos explicar como desativar o touchpad do notebook.

A tecnologia dos touchpads existe há alguns anos e vem sendo melhorada constantemente. Hoje, os sistemas são muito mais sensíveis ao toque e entregam uma resposta mais rápida.

Também pudemos perceber um aumento da área reservada para o touchpad, hoje eles são maiores, alguns ainda vêm acompanhados com teclado número. Mas, em alguns casos, como a utilização de um mouse externo, é interessante que essa aplicação não esteja funcionando.

Antes de explicar como desativar o touchpad do notebook, precisamos entender melhor o que é essa ferramenta e como ela funciona.

Touchpad

O touchpad não é uma tecnologia nova, os primeiros modelos surgiram no mercado no final dos anos 80. Com o passar do tempo a modernização da tecnologia os touchpads foram se aproximando dos modelos que conhecemos hoje.

De uma esfera acoplada ao PowerBook 500 da Apple, ele passou a uma superfície sensível ao toque que era capaz de identificar a pressão feita pelos dedos e transforma-la em movimentos do cursor. Até chegar à tecnologia atual que atua por meio dos elétrons.

Os touchpads encontrados hoje em dia no mercado trabalham identificando o fluxo de elétrons dos materiais que então em contado com ele. Pode ser uma caneta, um lápis ou nossos dedos.

Pessoa com os dedos sobre laptop utilizando o touchpad do notebook

Ele transmite ao processador do notebook em quais partes da sua superfície os elétrons foram identificados e a máquina transforma esses dados em movimentos do cursor na tela. Sendo que, tudo isso ocorre em milissegundos, passando a noção de uma resposta instantânea.

Dessa forma, os modelos de touchpad atuais são mais sensíveis que seus antepassados. Porém, essa sensibilidade pode trazer alguns desconfortos no momento de utilizar o notebook, principalmente quando combinada com seu tamanho maior.

O principal problema acontece quando estamos realizando atividades de digitação. É comum que, durante o processo de pressionar diferentes teclas, acidentalmente toquemos no touchpad.

Isso pode causar a abertura de um novo programa ou de uma aba de configuração. Também pode mudar o cursor de posição, fazendo as letras serem inseridas em uma parte diferente do texto. De qualquer forma, precisaremos parar de escrever para corrigir as falhas.

Corrigir essa situação é bem simples, bastas desabilitar essa ferramenta. Assim, o touchpad não será capaz de identificar pequenos toques enquanto estamos digitando alguma coisa.

Como desativar o touchpad do notebook?

Existem duas formas para desabilitar o funcionamento do touchpad do seu notebook. Em ambas você vai precisar que sua conta tenha privilégios de administrador para que a desativação possa ser feita.

1ª Maneira:

1 – Na barra de ferramentas do seu computador você encontra vários ícones de programas diferentes. Mais à esquerda, é possível encontrar o símbolo do Windows que dá acesso ao menu, clique sobre ele com o botão direito do mouse/touchpad.

2 – Ainda do lado esquerdo e acima do ícone do Windows vai surgir um menu vertical com diversas opções de funcionalidades que podem ser acessadas. Procure por aquela que diz “Gerenciador de Dispositivos” e clique.

3 – Uma nova página será aberta, dentro dela você vai encontrar uma lista de todos os dispositivos que estão instalados ou que podem ser instalados no seu notebook. Entre eles, existe a opção “Mouse e outros dispositivos apontadores”, ache-a e clique para abrir o rol desses aplicativos.

4 – Agora vai surgir uma lista com todos os mouses e touchpads que já foram instalados no seu notebook. Procure pelo ícone que identifica o touchpad atualmente em funcionamento. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e algumas opções aparecerão na tela para você, uma delas é “Desativar”, selecione-a.

5 – O sistema operacional vai pedir que você confirme a escolha e, em seguida, pedirá para que o notebook seja reiniciado para que as novas configurações possam ser ativadas. Assim que o computador estiver ligado novamente, o touchpad não será capaz de reconhecer toques.

2ª Maneira:

1 – Na área de trabalho do seu notebook pressione as teclas Windows e I do seu teclado. Elas funcionam como um atalho para a página de configuração do sistema operacional.

2 – Nessa página você pode configurar vários tipos de aplicações do sistema, como personalizar a tela de fundo, definir data e hora, alterar o acesso à internet e editar as contas do seu computador.

Uma das opções das opções indica “Dispositivos”, ache-a e clique nela.

3 – Dentro da página de “Dispositivos” você vai perceber um menu vertical do lado esquerdo com todas as opções de dispositivos (teclados, impressoras, scaners, mouses e usb) que podem ou já foram conectados ao seu notebook.

Escolha a opção que está escrito Touchpad.

4 – No lado direito da tela vai aparecer todas as opções referente ao funcionamento dessa ferramenta. Perceba que a primeira delas oferece a opção de Ativar/Desativar o touchpad do seu notebook, entretanto não é ela que iremos usar.

Mais abaixo você vai encontrar um quadro de seleção com o indicativo de “Sensibilidade do Touchpad”. Clique nas opções selecionáveis e escolha aquela que diz “Menor Sensibilidade”.

5 – Agora é só reiniciar o computador e as novas configurações serão ativadas.

Como você percebeu, optamos por não desativar o touchpad, entretanto, após a reinicialização a ferramenta estará desativada, principalmente, durante o período de digitação.

Dessa forma, mesmo que pequenos toques possam ser dados no touchpad, ele não vai reconhecer o contado e nenhum comando será transmitido para o sistema.

Revertendo a desativação

Acabou de utilizar o teclado e precisa que o touchpad volte a funcionar normalmente? Muito simples. Basta seguir o mesmo passo a passo, ao final do processo, no lugar da opção desativar será apresentada a escolha para ativar o dispositivo.

Clique em ativar, autoriza a reinicialização do notebook e, quando o computador estiver ligado novamente, o touchpad funcionará normalmente.

Clique aqui para acessar o blog da BringIt e aprender mais sobre os touchpads. Você vai encontrar textos com novidade e dicas incríveis.