Teclado de computador sobre mesa

Saiba como configurar o teclado

Dependendo do layout do teclado, talvez seja necessário configurá-lo para que possa utilizar com mais conforto. Para entender como configurar o teclado, confira esse artigo que preparamos para você!

Qual a diferença entre ABNT e ABNT2?

Os teclados que são vendidos aqui no Brasil, seguem um padrão de teclas chamado QWERTY (referência às primeiras seis letras da primeira fila). Esse design não é padrão mundial, apresentando algumas diferenças dependendo do idioma do país, por exemplo:

  • AZERTY – Utilizado em alguns países de língua francesa (existem os modelos francês e belga);
  • QUERTZ – Utilizado dos países de língua alemã.

O que determina as regras que devem ser seguidas nos designs vendidos no Brasil é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De acordo com essas normas, é necessário que seja incluída uma tecla para a letra cedilha (ç), além dos símbolos de acentuação utilizados no Brasil (como o acento circunflexo, grave, agudo, til, entre outros). Esse é o conhecido padrão Português-BR (PTBR).

A principal diferença das normas ABNT para a ABNT2, que é o padrão de teclados atual, é a presença da tecla Alt Gr, que fica do lado direito da barra de espaço. A sua função é, quando mantida pressionada, a digitação de alguns caracteres extras (localizados entre os números 1 e 6, além de mais alguns outros) é habilitada. Ela permite que números potenciais, caracteres ordinários, entre outros, sejam utilizados sem a necessidade de atalhos numéricos, como acontece no ABNT.

Pode acontecer de, em algumas situações, o usuário precise realizar alguns ajustes nas configurações do seu teclado. Seja por decorrência de um erro, ou na compra de um produto que tenha vindo desconfigurado, por exemplo. Para isso, trouxemos um guia prático para você realizar esses ajustes, veja a seguir!

Como configurar o teclado do seu computador

Agora que você já entendeu as diferenças nos padrões dos teclados, vamos descobrir como ajustar o layout do teclado do seu computador!

Configurar o teclado no Windows 7

Siga os passos para saber como configurar o teclado no windows 7

  1. O primeiro passo é acessar o menu “iniciar” no canto esquerdo da sua tela e clicar na opção “Painel de Controle”;
  2. Ao clicar em Painel de Controle, surgirão várias opções de componentes. Navegue até a opção “Relógio, Idioma e Região”, onde encontrará a descrição de todas as alterações que você pode realizar no seu teclado.
  3. Na janela que se abrirá, você irá clicar na opção “Alterar teclados”;
  4. Feito isso, aparecerá uma nova janela, onde estará escrito “Serviços Textos e Idioma de entrada”. Ainda nessa janela, você encontrará uma guia chamada “Geral”. Nessa guia você poderá verificar se o seu teclado está configurado como “Português (Brasil – ABNT2). Se o seu teclado já estiver com essa configuração, não há necessidade de realizar mudanças, pois ele já se encontra no padrão de formatação utilizado no Brasil.
  5. Caso ele não esteja, será preciso alterar. Para isso, basta clicar em “Adicionar”, que se encontra do lado direito da tela.
  6. Uma nova janela irá abrir, chamada de “Adicionar Idioma de Entrada”. Você irá buscar o idioma Português, e em seguida clicar no sinal de “ ”. Abrindo a nova opção, clique novamente no sinal de “ ”. Na opção Teclado, você deve selecionar a opção “Português (Brasil – ABNT2)” e conclua o processo clicando na opção “ok”.

Feito! Agora o teclado do seu Windows 7 está configurado com o padrão ABNT2. Para confirmar que o processo foi feito da maneira correta, abra um documento em branco e teste as teclas, utilizando os acentos e os atalhos liberados pela tecla Alt Gr. Se tudo funcionar corretamente, não há necessidade de realizar mais nenhuma alteração.

Configurar o teclado no Windows 10

No windows 10 isso pode ser diferente, então vamos para o passo a passo de como configurar o teclado nessa nova versão do windows

  1. O primeiro passo para iniciar a configuração do teclado no Windows 10, é clicar no botão de seleção de idioma. Essa opção está localizada no canto inferior esquerdo da tela, do lado esquerdo do relógio. Ao clicar, aparecerá um menu, onde você selecionará a opção “Preferencias de idioma”. (existe outro caminho para essa opção, que é feita através do Painel de Controle, na opção de “Hora e idioma”.
  2. Na lista que aparecerá, selecione o idioma atual do seu computador, e em seguida clique em “Opções”;
  3. Dentro da janela que aparecerá, você deve selecionar “Adicionar um teclado”. Surgirá uma lista com diversas opções para que você possa escolher. Sendo assim, selecione a opção que você deseja dentro dessa lista, clicando em “ok” em seguida;
  4. Por meio dessa aba, você também pode remover algum dos idiomas que já tenham sido configurados no seu teclado. Para isso, basta selecionar o idioma a ser removido e clicar em “remover”;
  5. Você também pode alterar entre os teclados que estão configurados no seu teclado. Para isso, você precisará acessar o mesmo botão ao lado esquerdo do relógio do seu computador, o menu de seleção de idioma. Esse botão só aparece de forma fixa quando há mais de um idioma configurado no seu computador.
  6. Se todos os passos foram seguidos adequadamente, a configuração do seu teclado está pronta. Para testar, abra um documento em branco e teste as teclas, utilizando os acentos e os atalhos liberados pela tecla Alt Gr. Se todos os atalhos funcionarem bem, a configuração foi concluída!
Teclado com backlight branco

Cuidados com o teclado

Todos os componentes do seu computador merecem o cuidado adequado, e isso inclui o teclado. Mantendo a manutenção correta, você irá prolongar a vida útil do seu produto e poderá usufruir por mais tempo. O primeiro aspecto a ser observado na manutenção do seu teclado, é a limpeza do mesmo. E isso deve ser feito por dois motivos: a sujeira acumulada entre as teclas pode prejudicar o funcionamento do teclado, travando e quebrando as teclas. E o segundo ponto é que essa sujeira pode fazer mal para a sua saúde, pois pode conter inúmeras bactérias. Devido à alta exposição de contato que o teclado possui, ele pode possuir mais agentes nocivos do que um vaso sanitário, por exemplo.

Essa limpeza pode ser feita com a utilização de pincéis ou cotonetes, que possuem alcance entre as teclas e podem remover as sujeiras não visíveis com mais eficácia. Além disso, você pode utilizar um pano levemente umedecido para limpar toda a estrutura do teclado e remover as impurezas da parte frontal das teclas.

Agora que você sabe como configurar o teclado de seu notebook ou computador, acesse nosso blog e/ou a loja da bringIT

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles