PC Gamer – Tudo que você precisa saber para montar o seu

Tempo de leitura: 6 minutos

O PC gamer nada mais é do que um computador ou notebook voltado para jogos. Toda a sua estrutura, tanto física quanto o seu sistema, é pensada para que ele suporte os jogos preferidos do gamer em questão.

Se você gosta de jogos e pensa em montar um computador ideal, é importante que saiba primeiro as peças essenciais para dar o resultado que espera. Afinal, os melhores jogos rodam apenas em bons computadores, por isso, para uma melhor experiência, é preciso saber de algumas dicas valiosas.

Vamos explicar tudo o que você precisa saber para montar o seu PC Gamer. Acompanhe!

Comece com um orçamento inicial para o seu PC Gamer

Antes de listar várias peças aqui e falar sobre a sua função, vamos começar pensando em um orçamento, o valor que você precisa para investir nesse equipamento. É muito importante ter ao menos uma noção do quanto vai gastar com os materiais.

Normalmente, os valores para um bom computador voltado para jogos são acima de R$ 1500,00, então, tenha em mente um valor mínimo e máximo que possa investir.

Além disso, é bom lembrar que como estamos montando o computador, podemos comprar as peças aos poucos. Inclusive acompanhando boas promoções, a fim de economizar parte desse valor.

Já para os itens chamados periféricos, como mouse e teclado, é uma boa alternativa comprá-los os mais comuns e investir em melhores depois. É uma boa estratégia para não fugir do orçamento preestabelecido.

Saiba os componentes necessários para montar seu PC

Há uma gama de peças e cada uma com uma função muito importante, por isso pode ser um tanto confuso procurar todas elas na hora de montar seu PC. Pensando nisso, vamos listar as peças aqui para que você saiba quais componentes são realmente necessários.

São elas:

• Um bom processador;
• A placa-mãe;
• Uma memória RAM;
• Placa de vídeo potente;
• Peças de armazenamento, como HD e SSD;
• A fonte de energia;
cooler ;
• O gabinete;
• Um sistema operacional.

Essa é uma boa ordem na hora de escolher cada peça, além disso, pode ser que você já tenha alguma específica em mente, como uma placa de vídeo, por exemplo. Mas não se esqueça de checar se as peças serão compatíveis na hora de montar o PC.

Nós sugerimos fazer uma planilha com modelos das peças, anotando a caraterística e preço delas. A medida que encontrar as peças que deseja, já pesquise sobre a compatibilidade com aquelas que estão anotadas.

Funções que você precisa saber na hora de comprar peças

A memória RAM é a peça que vai dar capacidade para seu computador rodar o jogo que você deseja sem problemas. É essa peça que determina quantidade das tarefas que o PC vai executar ao mesmo tempo e com qualidade, claro.

E a placa de vídeo, como seu nome já mostra, é responsável por passar qualquer exibição de vídeo na tela. Em relação a ela, fique atento à qualidade e potência, pois não adianta, por exemplo, investir em uma placa e economizar na memória RAM. No fim das contas, o PC não vai conseguir rodar seu jogo muito bem.

Já o gabinete e o cooler são voltados para comportar todas essas peças que vão rodar os jogos. Daí a relevância de um gabinete com bom espaço interno e também cooler de qualidade, a fim de evitar o aquecimento na hora de funcionar.

Outra dica importante é não subestimar peças como a fonte. Ela merece tanta atenção quanto as outras, afinal, é ela quem vai suportar o funcionamento das partes elétricas e trazer segurança na hora de operar.

Entenda quais são os jogos que vai escolher

Além de entender um pouco sobre as peças que você vai precisar, é interessante que tenha ao menos uma lista prévia de jogos que quer jogar no PC. Isso porque eles possuem diferentes necessidades de operação no computador, ajudando a entender a potência de algumas peças.

Pode ser apenas para ter noção dos jogos que você mais gosta, do estilo deles, se são mais pesados ou não. Tudo isso conta na hora de comprar peças e montar seu PC Gamer, não se esqueça disso.

A montagem do seu PC Gamer

Quando finalmente tiver todas essas peças em mãos, chegou a hora de fazer a montagem do seu PC Gamer, o momento tão esperado!

Então, para evitar problemas vamos dar algumas dicas. Primeiro, tenha em mãos todas as peças compradas e já conferidas, além de algumas chaves de fenda pequenas.

A partir daí é hora de instalar a placa-mãe e o processador, depois disso a memória RAM. O próximo passo é abrir o gabinete para colocar as peças, inclusive o HD e a placa de vídeo. Em seguida, os cabos e a fonte, para depois ligar e checar o funcionamento. Pode deixar para fechar o gabinete depois de conferir se está tudo certo.

Nós sabemos que pode ser muitos passos e que demanda de muitos cuidados, afinal, não queremos que você perca as peças novas. Por conta disso, a nossa dica do momento é pesquisar e estudar bastante sobre o assunto, caso queria fazer sozinho.

Além disso, você pode contratar alguém para fazer apenas essa montagem ou mesmo contar com um amigo que entenda mais sobre o assunto, enfim, a solução que for melhor para seu caso, para evitar perda de alguma peça.

Até porque, depois de tanto trabalho, pesquisando e comprando, não queremos que nenhum detalhe desses equipamentos sejam comprometidos.

Agora você já sabe tudo sobre como montar o seu PC Gamer, desde a compra das peças até a hora de montar. E mesmo que seja motivo de empolgação, tenha paciência em cada uma dessas etapas, a fim de garantir o melhor resultado possível.

Veja o máximo de informações e funções das peças, além de comprar de lojas confiáveis. E depois que tudo estiver pronto, é só colocar seus jogos preferidos e testar seu novo PC Gamer.

Para ter em mãos as melhores peças do mercado, é só dar uma olhada na nossa loja virtual. Lá você encontrará ótimos produtos para seu notebook ou PC!