Passo a passo para medir a bateria do seu notebook

Tempo de leitura: 6 minutos

Baterias de notebook possuem uma vida útil limitada, e é natural que elas deixem de funcionar em algum momento. Entretanto, você pode entender melhor o estado da sua bateria utilizando um medidor de bateria notebook. Existem algumas formas de você saber mais sobre a saúde da sua bateria.

Vamos dar um passo a passo de como utilizar estas ferramentas neste texto. Se você está interessado neste assunto, acompanhe conosco!

multímetro hikari

Como realizar medidor de bateria notebook

O Windows possui uma ferramenta nativa que gera um relatório bastante completo sobre a saúde do seu notebook. Entretanto, o acesso a esta ferramenta não está tão evidente na interface do sistema operacional, por isso você precisa executar alguns passos antes de utilizá-la.

É importante ressaltar que esta ferramenta não altera o status da sua bateria, tampouco modifica o consumo do seu computador, servindo apenas como um instrumento de relatório, medição e referência do estado atual de sua bateria. Assim, você pode ter uma noção mais clara de como anda sua vida útil, ou se preparar para substitui-la.

Outro detalhe: quando você abrir o seu sistema operacional Windows 10, é importante que a conta que você esteja utilizando tenha privilégios de administrador. Apenas contas com esta característica estão aptas a gerar o relatório de vida útil da bateria.

Passo a passo para gerar o relatório da bateria do notebook

Em primeiro lugar, você deve abrir o menu iniciar do Windows e encontrar a opção “prompt de comando”. Para garantir que seu procedimento dê certo, clique com o botão direito e acesse a opção “Executar como administrador”.

Ao executar esta opção, o Windows irá executar uma janela escura com um prompt, muito semelhante ao que você poderia encontrar no MS-DOS de antigamente.

Nesta janela de prompt, introduza o seguinte comando:

powercfg /batteryreport /output “C:\batteryreport.html

Depois, pressione Enter e aguarde. O Windows irá realizar a ação e depois avisar você de que o relatório foi finalizado. Você já pode fechar a janela do prompt de comando agora. Em nosso exemplo, utilizamos a raiz do HD (C:) como destino do relatório, mas você pode mandá-lo para outro diretório se achar melhor.

Depois de ter feito esta ação, você já pode acessar o relatório na pasta de destino, neste caso, o Disco C:

Como você percebeu, o relatório é armazenado no formato HTML. Isto significa que você pode acessá-lo a partir de qualquer navegador de internet, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou o Microsoft Edge.

Dê duplo clique ou clique com o botão direito no arquivo do relatório para selecionar o navegador que você deseja utilizar para abrir e ler o documento.

O relatório emitido pelo Windows provavelmente será todo definido em inglês. Entretanto, mesmo que você não tenha um pleno domínio da língua inglesa, será possível entender muitas das informações importantes que o relatório lhe oferece.

Dados úteis no relatório para medir a bateria do notebook

Umas das principais informações neste sentido é a contagem de ciclos da bateria “Cycle Count”, ou seja, quantas vezes a bateria foi carregada desde o início de sua vida útil. As baterias têm uma capacidade máxima de quantidades de carregamento. Uma vez atingido o limite, a bateria passa a apresentar sinais de desgaste.

Abaixo fica outra informação bastante importante do relatório que ajuda a definir como está a saúde e a vida útil de sua bateria: é o histórico de capacidade. Este histórico compara a carga máxima da peça com a cara que foi possível carregar naquele mesmo momento.

Se o carregamento efetuado tiver sido menor do que a carga máxima mesmo depois de várias horas com o PC indicando “bateria cheia”, isto significa que a bateria já não está mais conseguindo segurar a mesma quantidade de carga de quando era nova. A partir das diversas leituras deste indicador, você consegue estimar quanto da vida útil a bateria já perdeu.

Com estas mesmas informações, será possível fazer o cálculo de uma estimativa de por quanto tempo a bateria do seu notebook ainda será útil e quando será necessário trocá-la por uma nova.

Este medidor de bateria notebook também pode trazer outras informações úteis para você, tal como a voltagem de entrada do adaptador (AC) e qual é a voltagem de saída (DC) do carregador, informando também a corrente na qual o dispositivo tem operado. Informa também a capacidade mAh nominal da bateria.

Embora estas informações também estejam impressas em adesivos na bateria, no carregador e até mesmo na carcaça do computador, os adesivos podem estar gastos e você pode não conseguir enxergar as informações corretamente. Em caso compre uma bateria inadequada, ela pode não caber ou ter uma voltagem de operação diferente da projetada para a sua máquina.

tirando bateria de notebook

Outras soluções possíveis

Se você está com dificuldades para utilizar os relatórios nativos do Windows ou acha que suas informações não são úteis o suficiente, você também pode optar por utilizar algum software criado por terceiros para esta finalidade.

Veja os aplicativos normalmente mais utilizados como medidor de bateria notebook:

Battery Info View : este aplicativo também gera um relatório com informações da bateria do seu computador. Ele é bem fácil de usar. Basta baixar, abrir e realizar um diagnóstico da sua bateria. Além dos dados expostos pelo relatório do Windows, este app também mostra o modelo e outros valores relativos à carga e descarga da peça.

Battery Mon: o Battery Mon é um software bastante sofisticado porque ele exibe um gráfico em tempo real de como a bateria tem sido consumida pelo computador. Com sua interface mais complexa, este software é uma ótima opção para usuários mais avançados que querem detectar problemas de energia no notebook ou na bateria.

Battery Cat : diferentemente do aplicativo mencionado anteriormente, o Battery Cat tem uma interface bem mais simples, que pode ser utilizada por qualquer usuário leigo. Entretanto, os dados exibidos também são mais simples: tempo de carga, tempo até esgotar e contador de ciclos da bateria.

Você encontra bateria para o seu notebook na BringIT! Venha conhecer todas as nossas opções para o seu computador!