Notebook Esquentando: confira algumas dicas para resolver o problema

Tempo de leitura: 7 minutos

Notebook Esquentando: De fato, todos os aparelhos eletrônicos esquentam, pois corrente elétrica passa dentro deles, sendo assim, de uma forma ou outra, ele vai acabar esquentando.

Isso se encaixa para os notebooks também. Como esses aparelhos lidam com processos e informações a todo o momento, eles acabam esquentando um pouquinho mais. Principalmente quando falamos do processador e da placa de vídeo.

Todavia, em alguns casos, os notebooks acabam esquentando um pouco mais do que deviam, prejudicando alguns processos, deixando o aparelho com travamentos e lentidão demasiados, além de diminuir a vida útil do aparelho.

Dessa forma, pensando em ajudar usuários que estão com este problema, a BringIT resolveu criar um artigo para lhe auxiliar a resolve-lo.

Notebook Esquentando: É normal o notebook esquentar muito?

Bom, de certa forma sim, mas você deve ficar atento a alguns fatos importantes em relação a isso.

Primeiramente, se ele somente esquenta em alguns momentos específicos, como quando você está jogando algum jogo mais pesado, ou utilizando um aplicativo mais robusto, por exemplo, é normal ele esquentar mais um pouquinho sim, pois o processador vai estar dando o seu máximo para conseguir reproduzir a imagem na sua tela. Sendo assim, isso vai exigir mais energia, consequentemente, mais calor vai ser dissipado.

Todavia, se ele fica quente por muito tempo seguidamente, mesmo sem estar executando nenhum processo muito pesado, talvez seja a hora de você dar uma conferida em alguns possíveis causadores deste problema.

Indícios de que seu notebook está esquentando mais do que devia

Isso pode ser bem difícil de ser identificado logo de cara por um leigo. Porém, o notebook começa a dar algumas dicas de quando este problema está ocorrendo, ou seja, algumas coisas começam a funcionar de maneira incomum. Por exemplo, as telas azuis podem ser um forte indício de notebook esquentando bem mais do que devia.

Além disso, se você perceber que a fan (ventoinha utilizada para refrigeração) está fazendo muito barulho, ou seja, está girando mais rápido, isso mostra que o processador está esquentando muito, portanto, a ventoinha tem que trabalhar mais para tentar deixar o processador refrigerado.

Outrossim, os famosos “blackouts” também são bem comuns nesses tipos de casos. Você está utilizando seu notebook tranquilamente, quando, de repente, o laptop simplesmente desliga. Isso, por um lado, é bom, pois, quando o processador chega a uma certa temperatura limite, o sistema de defesa desliga a máquina para que ela não superaqueça mais e acabe queimando, o que comprometeria o funcionamento da máquina.

Como descubro se meu notebook está esquentando demais?

A visualização deste problema é bem simples nos dias de hoje. Basta você baixar algum programa que mostre a temperatura do interior da máquina. Indicamos o HWMonitor, um aplicativo gratuito que te mostra a temperatura de todos os componentes do seu computador, não só do processador. Sua instalação é bem simples, basta baixar no site oficial do aplicativo e dar um duplo clique.

Um processador bem refrigerado e sem executar nenhum processo muito pesado costuma ficar na casa dos 30°C a 40°C. Todavia, quando programas mais robustos são abertos, esse valor pode subir para a casa dos 70°C a 80°C. Se o seu notebook está com a temperatura muito alta sem executar nenhum processo pesado, está na hora de tomar providências em relação a isso antes que seja tarde demais.

Notebook Esquentando: O que posso fazer para diminuir a temperatura do meu notebook?

Chegamos ao ponto crucial do artigo, que, muito provavelmente, fez você clicar nele: “Como diminuir a temperatura do meu notebook?”.

Vamos listar alguns tópicos importantes que devem ser seguidos passo a passo para te ajudar nessa batalha contra o calor.

Saídas de ar

Um erro muito simples e que poucas pessoas percebem é em relação as saídas de ar. Elas são parte crucial na hora de refrigerar o interior da máquina, pois, com o ar que circunda a parte de dentro do notebook, a temperatura costuma diminuir.

Porém, o ar que entra frio no laptop e sai quente, certo? Mas o que acontece se essas saídas de ar estiverem obstruídas? Exatamente, o ar não vai conseguir sair de lá de dentro, o que vai debilitar o sistema de refrigeração da máquina.

Sendo assim, se você costuma utilizar o notebook em cima de regiões como a cama ou o sofá, saiba que isso pode estar gerando o problema de superaquecimento da máquina. Por serem regiões muito flexíveis, o aparelho pode “afundar” um pouco nelas, obstruindo a saída de ar.

Limpeza

Outro problema que está fortemente correlacionado com superaquecimento de máquinas (não somente de notebooks, mas máquinas num geral) é a poeira.

limpeza

Limpar a parte de dentro do seu notebook periodicamente é muito importante para o bom funcionamento dele. Ainda mais, você deve dar uma atenção especial para as ventoinhas, pois a poeira fica muito mais acumulada nessa região. 

Todavia, limpar um notebook não é tão simples assim. Você só deve realizar este procedimento se tiver algum conhecimento técnico, pois, do contrário, pode acabar danificando algum componente e até mesmo perdendo a garantia do produto.

Aparelho ultrapassado

Alguns usuários insistem em tentar rodar jogos atuais em máquinas já ultrapassadas e bem menos potentes do que as atuais. Se você fizer isso, obviamente vai causar um alto estresse no aparelho, o que ocasiona uma elevação na temperatura geral do aparelho.

Sendo assim, se você possuir um aparelho já obsoleto e deseja rodar aplicação mais atuais, recomendamos que troque de notebook o mais rápido possível. Do contrário, você pode acabar diminuindo a vida útil do aparelho e até mesmo causar danos irreparáveis.

Pasta térmica

Uma coisa que poucas pessoas tem domínio sobre são as pastas térmicas, que, pelo o que o próprio nome indica, são feitas para aumentar a área de contato entre o processador e o fan que realiza a refrigeração, aumentando a eficiência do trabalho realizado.

pasta térmica

Porém, após alguns bons meses de uso, essa pasta térmica seca, o que ocasiona na perda da função que ela realiza. Sendo assim, recomenda-se que você leve a um técnico para que ele possa realizar a troca da pasta.

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre notebook esquentando, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A BringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui! Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *