Monitor não liga! Saiba como solucionar este problema no PC e notebook.

Tempo de leitura: 5 minutos

O monitor não liga. O que pode estar causando este problema? É fato que muitos usuários passam por este problema em algum momento da vida. Com o uso recorrente tanto do PC, quanto do notebook, alguns componentes podem dar defeito principalmente por mau uso. Ou, eles são muito antigos e não aguentam mais trabalhar por muitas horas seguidas.

Além disso, o seu monitor não liga, porque algum cabo ou placa interna pode estar com defeito.

Portanto, neste artigo vamos te ajudar a solucionar esse impasse com dicas bem simples.

monitor de pc com tela preta não liga

PC- monitor não liga

1º-  Verifique se a tomada está conectada no CPU. Se estiver, verifique se o mesmo está ligado na tomada de energia. Lembre-se que todos componentes do PC funcionam somente quando estão conectados na energia. 

2º- Veja se o cabo de energia do monitor está com algum defeito. Se estiver quebrado, aberto, com fios soltos é preciso dar manutenção;

3º- Teste o monitor em outro PC, pois o problema pode ser na CPU do seu computador. 

Caso nenhum desses testes dê certo, provavelmente será necessário levá-lo a uma assistência técnica de confiança. Assim, o técnico irá verificar se a placa de vídeo está funcionando. Além disso, o monitor não liga, por outro problema que é raro, mas pode acontecer. A placa de rede pode estar em curto no capacitor. Por isso, a energia não está passando de um componente para outro.  

Se ela não estiver, ele irá trocar. Mas, dependendo do modelo e ano da tela, pode ser que trocar por outra não tenha um bom custo benefício. Sendo preferível comprar um monitor novo

Quais são os cabos que ligam o monitor ao PC?

Atualmente, o cabo utilizado é o HDMI. Ele permite mais qualidade na transmissão das imagens e dos sons. Além de ser usado no computador, ele também pode ser utilizado para transmitir imagens do PC para televisões. É tanto que praticamente todas as TVs já vem com uma ou duas entradas HDMIs.

Os cabos VGA podem ser considerado analógicos pode terem uma tecnologia mais antiga. Por isso, a qualidade do vídeo e do som é inferior ao HDMI.

O interessante é que os notebooks atuais não são fabricados com entradas VGA, porque a tecnologia ao longo do tempo vem se tornando obsoleta.

Enfim, verifique se o monitor não liga, porque o cabo de conexão pode estar errado.

Notebook- monitor não liga

Já com  monitor de notebook, ou tela, as causas podem ser similares às do PC. 

1º- Verifique se a  bateria do notebook está carregada;

2º- Reinicie o notebook. As vezes pode ser erro de inicialização do sistema;

3º – Limpe a memória RAM do notebook com um cotonete. Poeira ou sujeira pode estar interferindo no funcionamento do componente afetando inicialização da tela do computador;

Outro problema que é raro de acontecer, é o curto na placa de rede do notebook. Isso pode ser um dos motivos pelos quais o monitor não liga.

Caso o problema persista, leve a uma assistência técnica autorizada, pois pode ser problema na placa de vídeo. Se o monitor não ligar por causa disso, será necessário trocar por uma nova.

Vale a pena trocar a placa de vídeo?

Monitor não liga? Tanto no PC , quanto no notebook, defeitos na placa de vídeo são causados pelos mesmos motivos. Mesmo com a possibilidade de dar manutenção na mesma, não vale a pena mandar arrumar. Geralmente, o conserto fica caro e o melhor custo benefício é comprar uma nova.

Dessa forma, você evita futuros problemas com a peça antiga que mesmo “consertada” ainda pode continuar dando dor de cabeça e prejuízos.

placa de vídeo de notebook
Se o monitor não liga, leve a sua máquina a uma assistência técnica de confiança.

Como testar a capacidade da placa de vídeo do seu monitor?

Para saber informações de capacidade da placa de vídeo do PC ou notebook, sugerimos o GPU CAPS VIEWER. Ele informa por meio de gráficos e dados bem simples a performance da sua placa de vídeo. Além disso, é possível saber quais programas não estão rodando 100% e com lentidão por causa da placa.

Segundo o site do programa, o GPU CAPS VIEWER “reúne todo o tipo de informação sobre os recursos gráficos da máquina.” É fácil de entender, mas o programa é todo em inglês.

Enfim, após a o conserto ou troca da placa de vídeo, você pode testá-la para saber quais são os melhores programas que rodam perfeitamente no seu computador.

Conte com a nossa ajuda para trocar suas peças

A Bring IT sabe como é importante dar conteúdos legais para seus clientes e visitantes e, por isso, pensamos neste conteúdo para você. Monitor não liga! Saiba como solucionar este problema no seu PC ou notebook.

Caso você precise de peças ou acessórios para seu notebook, acesse nosso site e confira os produtos disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *