Provavelmente você já ouviu falar em notebooks esquentando demais, mas e dispositivos móveis superaquecendo, é normal? Infelizmente, essa é uma situação comum para alguns usuários de iPhone/iPad, fabricados pela marca Apple.
Segundo especialistas, um dos motivos para o aparelho esquentar é a falta de um dissipador de calor, como um pequeno ventilador que permite o resfriamento do produto. Os usuários afirmam que conforme a temperatura alta chegaram a receber a mensagem de que o aparelho precisava esfriar para continuar o uso. Apesar das reclamações, é normal o aparelho esquentar demais às vezes, como qualquer outro aparelho eletrônico. No entanto, é preciso verificar o que está acontecendo caso o superaquecimento seja frequente. Há algumas situações que podem provocar um aquecimento maior do aparelho, como:
- Uso de aplicativos de navegação GPS- Aplicativos que tenham a função de localização em tempo real do aparelho. Ex: TomTom, Sygic, Waze, Google Maps
- Jogos gráficos – os jogos que exigem bastante do processador podem fazer o aparelho esquentar
- Carregar a bateria na tomada – ao ser carregado é normal que aparelho se aqueça
Vale lembrar que os exemplos acima são aquecimentos normais e previstos pela Apple, fazendo parte do sistema de segurança do aparelho. Segundo a marca, a temperatura ideal para o bom funcionamento do aparelho é entre 0º e 35ºC. Caso ele ultrapasse essa medida, o sistema de segurança será acionado e todas as funções do aparelho serão bloqueadas.
Dica
Evite deixar o aparelho exposto ao Sol por um período muito prolongado. Procure deixar o seu aparelho sempre em ambientes arejados.
Atenção

Caso o alerta apareça, a única solução é esperar o resfriamento do aparelho. Não tente acelerar o processo colocando-o em frente à saída do ar-condicionado ou dentro da geladeira, pois isso pode causar choque térmico e acabar prejudicando os circuitos internos. O dispositivo voltará ao normal após alguns minutos no ar fresco.