ícone compartilhar redes sociais

7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

adminblog_USR

Saber as especificações técnicas do seu notebook é o primeiro passo para fazer upgrades e entender sobre a capacidade do seu aparelho. Com essas informações você poderá saber a capacidade do processador, tamanho da memória RAM, espaço de armazenamento de disco, entre outras informações úteis.


Seja você um técnico, um gamer ou simples usuário do Windows, provavelmente já deve ter se perguntado sobre como identificar as especificações técnicas do notebook. Essas informações são essenciais se você pretende fazer algum upgrade, seja ele de memória RAM, SSD, etc.
Nesse momento, é normal surgirem dúvidas sobre a capacidade do processador, tamanho da memória RAM, temperatura do notebook e tantas outras. Para te ajudar a esclarecer essas dúvidas, selecionamos 7 formas diferentes de ter um diagnóstico completo da sua máquina.

Confira!

Pelo próprio Windows

Dxdiag

A primeira ferramenta da lista é essencial para que games e outros aplicativos gráficos funcionem corretamente. Trata-se do Dxdiag, que fornece um relatório com informações sobre o funcionamento de diferentes aplicações gráficas.

Para executar a ferramenta, acesse “Menu Inicial” > selecione “Executar” e digite “dxdiag”.

Não é necessário baixar o programa, pois ele já vem com o Windows.

Como saber quanta memória RAM o notebook suporta?

Informações do sistema (Msinfo32.exe)

ms

Assim como o Dxdiag, o Msinfo32.exe também é oferecido pela Microsoft. A diferença é que ele fornecerá informações mais completas do seu notebook, como recursos de Hardware, componentes e ambiente de Software.

Para acessar a ferramenta, clique em “Menu Inicial” > selecione “Executar” e digite “Msinfo32.exe”.

Gerenciador de dispositivos (mmc devmgmt.msc)

mm

O Gerenciador de dispositivos, além de oferecer informações de Hardware, tem como função principal (como o nome sugere) gerenciamento e controle de todos os dispositivos de seu computador. Com ele, é possível identificar e reparar problemas de mau funcionamento em seu notebook.

Para acessar a ferramenta, clique em “Menu Inicial” > selecione “Executar” e digite “mmc devmgmt.msc”. Outra opção é clicar com o botão direito do mouse em “Computador”, clicar em “Propriedades” e depois em “Gerenciador de Dispositivos”.

Tipos de SSD: SLC, MLC e QLC, qual  a diferença?

Programas externos

Speccy

Com o Speccy você consegue obter informações não apenas de Hardware, mas também sobre o sistema operacional. Apesar de gratuito, o programa consegue fornecer um bom diagnóstico do seu notebook. Para baixar, clique aqui.

speccy-524x390

Everest Ultimate Edition

O Everest é um dos programas que oferece um diagnóstico mais completo do seu notebook. Com a sua utilização, você consegue obter informações técnicas de softwares, placa-mãe, placas de vídeo, HD, memórias, monitor, etc. Além dessa funcionalidade, ele também faz testes comparativos de memórias, monitora a temperatura do computador e ainda gera relatórios com todas essas informações.

Apesar das diferentes funcionalidades, o programa está disponível apenas para teste, pois a versão gratuita é limitada. Clique aqui para baixá-lo.

everest_ultimateedition[4]

HWMonitor

Assim como os programas mencionados anteriormente, o HWMonitor também consegue identificar os componentes (processador, disco rígido e placa-mãe), mas tem como diferencial informar a temperatura dos elementos separadamente.

O HWMonitor oferece um diagnóstico mais preciso de cada componente, relevando a temperatura, rotação dos coolers e voltagem. Com essas informações, o usuário consegue verificar o funcionamento dos coolers e medir a quantidade de energia passada para placa-mãe, evitando assim problemas de superaquecimento devido ao mau funcionamento dos componentes. Para baixar o HWMonitor, clique aqui!

hwmonitor-portable-8

CPU-Z

O CPU-Z  é um aplicativo leve, simples de usar e o melhor: não é necessário instalá-lo. Em poucas telas, é possível obter informações sobre a placa-mãe, memória e placa de vídeo. Para baixar o programa, clique aqui.

cpuz

 O que achou da nossa lista? Conhece alguma outra ferramenta? Deixe sua opinião nos comentários!

2 respostas

  1. Caracas, salvando a página nos favoritos! Lascou na lata sobre os softwares e deixou claro como identificar sem utilização dos mesmos.

    Vou testar o CPU-Z novamente e deixar nos favoritos pelos atalhos para abrir os três da máquina. Duas matérias lidas em um dia e muito conhecimento aplicado direto.