ícone compartilhar redes sociais
teclado colorido RGB gamer

É mais facil usar um teclado colorido para digitar?

Welysson

Alguma vez você já viu um teclado colorido ou ouviu falar de teclado RGB? RGB é a sigla para Red, Green e Blue — vermelho, verde e azul, as cores utilizadas em dispositivos eletrônicos que, combinadas, podem chegar a todas as outras.

Um teclado RGB pode ter aquela iluminação por trás das teclas, seja individualmente (em cada uma das teclas) ou não.

Há teclados cujas cores podem ser personalizadas de forma estática ou dinâmica (até mesmo reagindo à medida em que você usa o teclado). O resultado é uma experiência que pode ser bem agradável para o usuário, além de deixar sua mesa muito mais legal.

Mas será que é fácil usar um teclado desse para digitar? É o que discutiremos nessa leitura.

O que é RGB?

Como já dissemos, RGB é a sigla para Red, Green e Blue (ou vermelho, verde e azul). Essas são as cores primárias na iluminação LED, ou seja, as que são utilizadas de base para criar todas as outras.

Para se ter uma ideia, a partir dessas 3 cores é possível chegar a 16 milhões de outras. Esses têm se tornado uma sensação na comunidade gamer sobretudo, entenda o porquê

Teclados coloridos e estética gamer

Quem já pesquisou peças para montar um computador gamer, certamente já esbarrou com coolers bem iluminados e coloridos. A tecnologia RGB também ganha espaço em gabinetes, placas de vídeo e outros componentes. O resultado são máquinas que causam um impacto visual, criando toda uma estética gamer.

Se você está se perguntando como funciona o teclado RGB, imagine jogar um jogo com as teclas de jogo iluminadas e as outras apagadas ou em cor diferente?

Isso pode ajudar o jogador a compreender melhor as teclas de jogo, encontrando-as mais rápido, o que pode criar uma experiência bem interessante.

Mas nem todo teclado RGB é personalizável. Alguns, mais baratos, possuem apenas o conjunto de possibilidades de iluminação fornecidas pelo fabricante, sem opções mais avançadas.

Isso porque no começo, quando esses LEDs começaram a ser utilizados em teclados, a ideia era colocar uma cor de retroiluminação (por trás das teclas), mas depois, com o avanço dessa tecnologia, a ideia passou a ser combinar essas luzes com o uso durante jogos de computador.

Mas não é apenas em teclados que essa tecnologia aparece: há mouses e fones de ouvidos com esse recurso. Imagine jogar num ambiente escuro com todos esses itens acesos. Incrível, não é?

Por que a tecnologia RGB em computadores faz tanto sucesso?

Não se trata exatamente de performance (embora haja algumas possibilidades diferentes de uso da tecnologia RGB em jogos): os LEDs que formam componentes coloridos e iluminados contribuem para personalizar o visual da sua máquina.

Gamers geralmente gostam de exibir seu equipamento e compartilhar opiniões sobre componentes e configurações na internet.

O uso de tecnologia RGB, portanto, está intimamente associado à estética desses produtos.

Porém, ainda que essa seja a principal função, os LEDs podem ter funções que extrapolam a estética: as cores azul e vermelho são muitas vezes utilizadas para ler a temperatura de componentes da sua máquina: se estiver azul, está frio, se estiver vermelho, está aquecendo.

Nos teclados RGB, a iluminação pode ser programada não apenas para mostrar as teclas de jogo, como também para indicar quando o jogador sofre algum dano.

Em headsets, iluminação RGB pode indicar quando o microfone está bloqueado ou não. No entanto, em modelos sem fio, muitas vezes os jogadores preferem desligar a iluminação para salvar a bateria.

E, claro, tudo isso traz iluminação para quem quer jogar no escuro, facilitando a vida do jogador.

Teclado colorido gamer com retroalimentação

Teclados mecânicos coloridos

Para quem é gamer, a busca por uma máquina que ofereça jogabilidade não é a única coisa importante: a estética também faz diferença. E um teclado gamer oferece ambas as coisas.

Se você está querendo comprar um teclado gamer, talvez já tenha encontrado algo sobre teclados mecânicos coloridos e, se você não sabe o que é um teclado mecânico, não tem problema, a gente explica.

Um teclado mecânico é diferente de um teclado de membrana, que é aquele que é mais fácil de encontrar na casa das pessoas.

O teclado de membrana, mais comum, é um modelo mais barato (você consegue encontrar teclados de membrana em torno de 30 reais). Ele é chamado “de membrana” porque há uma membrana plástica, como se fosse um tapete, debaixo das teclas.

Assim, quando você aperta uma tecla, ela aperta a membrana, o que envia uma mensagem ao computador.

Já no teclado mecânico, cada tecla funciona independente das demais. Cada tecla tem um switch, que é a chave que envia essa mensagem ao computador.

O resultado é que o teclado mecânico envia essas mensagens muito mais rapidamente e com muito mais precisão, o que pode fazer toda a diferença para um jogador. A possibilidade de encontrar um teclado colorido com essa tecnologia só torna o setup gamer ainda mais atraente.

E, afinal, é mais fácil usar um teclado colorido para digitar?

Agora que você já sabe o que é um teclado RGB e a finalidade dessa tecnologia, resta responder a pergunta: é mais fácil usar um teclado colorido para digitar?

Bem, dentre as vantagens de um teclado iluminado, está a praticidade e autonomia de uso em ambientes com pouca luz, evitando erros de digitação.

Nesse contexto, se você precisa digitar no escuro, um teclado colorido pode fazer bastante diferença, já que ele fica iluminado (e, em alguns casos, você pode personalizar a iluminação para deixar suas teclas com uma cor uniforme).

Teclados coloridos podem ser iluminados — os LEDs ocupam cada tecla e a luz vem de dentro delas, iluminando as letras — ou retroiluminados — os LEDs estão abaixo das teclas, que não possuem iluminação interna.

Quem nunca usou um teclado iluminado para digitar, pode achar confuso e precisar de um tempo de adaptação, pois a luz chama alguma atenção e pode irritar os olhos. Mas é bom lembrar que diversos modelos oferecem a possibilidade de regular a luz das teclas, deixando a iluminação mais confortável, ou até mesmo desligar a luz, o que pode economizar a bateria no caso dos modelos sem fio.

Portanto, o teclado colorido pode ser uma vantagem, mas isso vai depender exclusivamente do seu perfil. Se esse for o caso, não deixe de comprar um teclado colorido aqui na bringIT.

Aqui você encontra não apenas teclados, mas também uma grande variedade de peças e acessórios para notebook, componentes gamer e muito mais!
Ficou interessado? Acesse nosso site ou entre em contato através de nossas redes sociais (Youtube | Facebook | Instagram).