Dicas para personalizar a tela de fundo notebook

Dicas para personalizar a tela de fundo notebook

Tempo de leitura: 6 minutos

Você pode até não se importar muito com detalhes visuais do computador, afinal, seu objetivo nele é simplesmente trabalhar, estudar ou passar horas jogando. Mas, temos que admitir, ficar olhando para o mesmo protetor de tela diariamente é um pouco sem graça, não é mesmo?

Então, que tal colocar de lado aquele visual enfadonho e dar uma cara nova para o seu dispositivo, deixando-o cheio de personalidade e estilo? Para isso, basta trocar a tela de fundo do notebook.

Se você gostou da ideia e quer descobrir como fazer essa alteração, venha conferir as nossas dicas especiais sobre o tema!

Como trocar o fundo de tela em diferentes sistemas operacionais?

Antes de começarmos a falar sobre as dicas de customização de fundo de tela, precisamos entender o processo para realizá-las nos dois principais sistemas operacionais: Windows e macOS.

Como mudar no Windows

Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique no ícone do Windows no canto esquerdo inferior da tela;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Em seguida, clique em “Personalização”;
  4. Opte então por “Background”. Nesse momento, você conseguirá visualizar a sua imagem de fundo atual e terá a opção de escolher entre diversas outras fotos, ou ainda, selecionar uma imagem da sua galeria;
  5. Na caixa abaixo de “Plano de fundo”, escolha entre uma imagem, apresentação de slide ou uma cor sólida;
  6. Caso você queira utilizar uma imagem da sua preferência, basta clicar em “Procurar”, abaixo da opção “Escolha sua foto”. Clique no arquivo desejado e ele aparecerá de fundo de tela do notebook;
  7. Ainda é possível ajustar, na mesma janela, a imagem escolhida, alterando suas dimensões e proporções.

Como mudar no macOS

Se você possui um notebook da Mac, o processo para trocar o fundo de tela é pouco diferente, mas igualmente simples:

  1. Clique no menu Apple, selecione “Preferências do sistema”, depois “Mesa e protetor de tela” e clique em “Mesa”;
  2. Do lado esquerdo da janela, encontre uma imagem ou cor sólida de sua preferência;
  3. Clique no arquivo que deseja usar, caso prefira a primeira opção;
  4. Caso deseje escolher entre as suas imagens pessoais, basta clicar na opção em questão e buscar pelas mesmas;
  5. A tela de fundo do notebook mudará imediatamente, para que você possa visualizar o resultado;
  6. Você ainda poderá personalizar sua escolha, com diferentes dimensões e posicionamentos;
  7. Caso você queira que as fotos mudem constantemente, selecione “Alterar imagem” e escolha a frequência de alteração (tempo), optando por uma pasta do sistema onde todos os arquivos estejam concentrados.
Notebook Mac com tela de fundo personalizada em cima de uma mesa

Conheça as melhores dicas para

personalizar a tela do notebook

Para deixar a tela de fundo do notebook com uma cara nova e nada monótona, aposte nas dicas a seguir!

Utilize um vídeo como tela de fundo

Se você não é muito amante de imagens em movimento, passe longe dessa ideia. No entanto, se você adora coisas diferentes e dinâmicas, utilizar um vídeo como tela de fundo pode ser algo incrível:

  1. Comece fazendo o download do VLC Media Player, caso ele já não esteja no seu dispositivo;
  2. Vá até “Ferramentas”, clique em “Preferências” e, em seguida, selecione “Vídeo”;
  3. Quando a lista de “Saída” aparecer na tela, opte por “DirectX”;
  4. Salve as configurações realizadas e reinicie o programa;
  5. Escolha um vídeo para ser reproduzido no seu computador, clique sobre ele com o botão direito e vá até “Vídeo”, selecionando “Definir como papel de parede”;
  6. Minimize o VLC.

O vídeo será reproduzido na sua tela de fundo, no lugar da imagem. Quando você decidir que é hora de trocá-lo, basta desmarcar a opção “Definir como papel de parede”.

Use um fundo de tela para cada dia da semana

Se apenas colocar uma imagem ou cor de sua preferência não é o suficiente para deixar a tela de fundo do notebook com a sua cara, você pode optar por trocar de foto todos os dias da semana. Como? É simples:

  1. Crie uma pasta no seu HD com sete imagens diferentes, da sua preferência;
  2. Em seguida, nomeie-as individualmente com as iniciais dos dias da semana, como por exemplo “1_Seg.jpg”, “2_Ter.jpg” e assim por diante. Caso o seu sistema esteja em inglês, use as iniciais do idioma em questão;
  3. Vá até “Configurações”, clique em “Personalização” e em seguida em “Plano de fundo”;
  4. Na janela de configurações da tela, selecione a opção “Apresentação de slides” e escolha a pasta criada anteriormente;
  5. Use o menu “Alterar imagem a cada” e selecione “1 dia”;
  6. Na sequência, certifique-se de que a opção “Aleatório” esteja desligada.
  7. Suas imagens devem mudar diariamente, sempre com base no nome do arquivo.

Uma tela de fundo para cada monitor

Você utiliza mais de um monitor ao mesmo tempo? Pois saiba que é possível mudar não apenas a tela de fundo do notebook, mas também as demais, mesmo que todas estejam conectadas a uma mesma saída. Para fazer isso, preste atenção:

  1. Para colocar um fundo de tela diferente em cada monitor, use os comandos “Ctrl” e “Shift”;
  2. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na imagem que você deseja colocar na tela principal e selecione “Definir”;
  3. A imagem em questão aparecerá somente no seu plano de fundo central, enquanto as demais serão usadas nos outros monitores.

Para ter um controle maior da tela de fundo do notebook e dos monitores ligados a ele, você pode apostar em um gerenciador à parte. O DisplayFusion, por exemplo, é um software pago que oferece diversas funcionalidades, além de papéis de parede incríveis.

Na dúvida, o desenvolvedor permite um teste de 30 dias grátis, para que você decida se a ferramenta atende às suas necessidades.

Para quem pretende usar apenas um monitor, vale procurar pelo Brilli Wallpaper Changer (disponível gratuitamente). Esta ferramenta permite que o usuário escolha papéis de parede alternativos, além de arquivos da sua própria coleção para personalizar e aplicar no fundo de tela.

Você também pode gostar das seguintes opções:

  • Splash;
  • SpotBright;
  • Dynamic Theme;
  • WW Wallpaper.
  • Todos gratuitos!

O que você precisa ter em mente antes de mudar o fundo de tela

Mudar a tela de fundo do notebook é animador e empolgante (para uma boa parte dos usuários). Entretanto, é fundamental ter em mente que muitos detalhes, brilhos ou cores podem ser uma enorme distração, principalmente se você possui dificuldades em focar no que realmente precisa.

Transformar seu monitor em algo mais pessoal é uma opção válida para quem quer aumentar a produtividade e trazer um pouco mais de personalidade ao dispositivo, mas é preciso ter cuidado para não errar na escolha das imagens ou vídeos.

Se você é uma dessas pessoas que perde a concentração com facilidade, invista em cores sólidas, tons calmos e detalhes sutis, evitando o cansaço visual e a inquietação de olhar para o fundo escolhido o tempo todo. Afinal, ter um monitor personalizado com os seus gostos é excelente, mas é muito melhor garantir que as suas tarefas estejam em dia!

Se você curtiu as nossas dicas, acesse agora mesmo o blog da bringIT e fique por dentro de tudo o que acontece no universo tecnológico!