Estar informado a respeito da velocidade da internet é importante por vários motivos. Não só isso ajuda a garantir que você não está pagando por algo que não recebe, mas também te mostra se você precisa tomar medidas para otimizar a sua conexão. Além disso, você também fica sabendo se houver algum problema em seu computador .

Photo by Compare Fibre on Unsplash
A boa notícia é que existem algumas formas de se testar a velocidade da internet, e vamos falar um pouco mais delas para você. Porém, antes de começar, você tem que ter em mente algumas coisas importantes. Confira com a gente!
O que preciso saber antes de medir a velocidade da internet?
Antes de tudo, para que a sua medição seja mais precisa, você precisa fechar todos os aplicativos e navegadores que utilizem a internet. Assim não haverá interceptação de sinal, e o seu resultado será mais exato. Porém, da mesma forma, você precisa saber ler essas informações da forma correta.
Boa parte das ferramentas utilizadas para medir a velocidade da internet leva em consideração a velocidade média. Essa, por sua vez, tem como base três informações: a velocidade de download (a chegada dos dados da web para o seu dispositivo), a velocidade de upload (o envio dos dados do seu dispositivo para a web) e o PING (teste de conectividade entre diferentes equipamentos).
Outro detalhe importante é que você precisa entender a diferença entre megabits e megabytes. Geralmente, as ferramentas medem os megabits, e os provedores de internet costumam vender em megabytes. Assim, pode haver certa diferença entre o resultado e o contrato estipulado pela provedora.
Além disso, há muitos fatores que podem diminuir um pouco a velocidade, como o seu equipamento e até o clima. Porém, isso precisa ficar dentro de uma margem aceitável.
1 – Aplicativos de iOS e Android
Para quem deseja medir a velocidade do seu dispositivo móvel, a melhor opção é baixar um aplicativo. Eles são mais práticos e costumam ser bem precisos. O funcionamento costuma ser bem intuitivo, e geralmente não há problemas em relação à memória do aparelho, pois os apps não costumam ser muito pesados.
Uma pequena busca pela App Store ou pela Play Store já revela vários aplicativos diferentes, e boa parte deles são gratuitos. Busque ler os comentários e observar as avaliações para ter certeza de que é um aplicativo de confiança.
O OpenSignal, por exemplo, é bem completo e faz uma medição precisa. Outra vantagem em utilizar esse app em particular é que ele também mostra localizações de Wi-Fi gratuita. Na hora de utilizar o aplicativo, não se esqueça de fechar todos os outros que utilizem a internet. Com os aplicativos, você pode medir tanto a velocidade do seu Wi-Fi quanto a velocidade da sua internet móvel.
2 – Brasil Banda Larga
Tanto o site quanto o aplicativo Brasil Banda Larga é uma ótima opção para medir a velocidade da internet. De fato, eles têm a vantagem de ser uma plataforma da própria ANATEL (Agência Nacional das Telecomunicações).
Ela pode ser utilizada tanto para medir a internet móvel quanto para medir a internet Wi-Fi ou a conexão com fio do seu provedor. Para utilizá-lo, basta acessar o site e clicar em ‘iniciar teste’.
A vantagem desse site é que ele é realmente muito confiável, e está dentro dos padrões de internet estabelecidos pelo governo brasileiro. Isso é bem importante, pois há uma série de regulamentações que dizem respeito à forma como a velocidade da internet funciona.
Por isso, além de utilizar esse site para diagnosticar a conexão da sua internet, ele também pode ser útil por outros motivos. Você pode, por exemplo, se informar sobre as regulamentações e atualizações da internet brasileira. O site deles está cheio de informações e conteúdos a esse respeito, e é sempre bom dar uma conferida.
3 – Speedtest e fast.com
Os sites particulares também podem ser utilizados para medir a velocidade da internet. Existem vários endereços diferentes, e é preciso cuidado para não acessar os que tenham malware, ou que deem resultados que não são confiáveis. Entre esses, há dois em particular que podemos citar, pois são bem conhecidos e famosos por darem resultados confiáveis e precisos.

Um é o speedtest.net , seguramente um dos mais populares sites de diagnóstico de velocidade de internet. Ele mostra separadamente a velocidade de download, upload e ping. É possível também saber a região do seu servidor. Para utilizá-lo, é só acessar o site e clicar em ‘begin test’.
O fast.com , por sua vez, foi criado pela Netflix, para auxiliar seus usuários a saberem a velocidade da internet para utilizarem o serviço de streaming. Além de medir todos os parâmetros, ele ainda faz isso de forma automática. Ou seja, acessando o fast.com você não precisa apertar nenhum botão; na própria tela inicial você já tem acesso às informações que precisa.
4 – Extensões de navegador
Outra forma de fazer o diagnóstico de velocidade da internet é baixando extensões do browser da internet. O Google Chrome, particularmente, tem várias extensões disponíveis para fazer esse serviço. Basta dar uma boa procurada na loja de extensões e encontrar muitas opções diferentes.
Uma das melhores disponíveis é da marca Ookla, a mesma responsável pelo site Speedtest.net, do qual falamos agora há pouco. A extensão é extremamente simples e prática, e o download também não é muito pesado. Tendo a extensão em seu navegador, basta clicar no ícone e obter a informação que você está procurando. É a forma mais prática e simples, especialmente no desktop.
Esperamos que as nossas dicas sobre medir a velocidade da internet tenham sido úteis para você. Não se esqueça de ficar de olho no nosso blog , pois sempre temos dicas boas sobre informática e assuntos do tipo. Aproveite as nossas matérias e fique por dentro desse universo da tecnologia.
Não deixe também de conferir o site da bringIT . As melhores ofertas do mundo da informática e computadores estão aqui, em boas condições de pagamento e preços super acessíveis e que cabem no seu bolso. Acesse!