macbook cinza com a tela apagadaem cima de uma mesa de madeira

Computador desliga sozinho? Conheça as possíveis causas e soluções

Você está jogando, estudando, trabalhando ou apenas se entretendo online quando, de repente, a tela fica preta e não há sequer sinal de funcionamento do PC. Reconheceu a cena? Passar por uma situação de que seu computador desliga sozinho não é nenhuma novidade para a maioria das pessoas que, por vezes, mão tem ideia do que fazer em um momento como esse.

No entanto, o caso pode ser muito mais simples do que você imagina, bastando alguns minutos (e um pouco de empenho) para resolver tudo, em definitivo.

Mulher com computador sobre mesa, perecebendo que seu computador desliga sozinho

Quer descobrir algumas das causas mais comuns para esse “apagão” repentino e o que fazer para resolver o problema? Então, não se preocupe! É só continuar com a gente até o final deste artigo.

Vamos lá?

Cuidado com o superaquecimento!

Geralmente, o superaquecimento ocorre quando o computador não suporta o calor excessivo gerado em seus componentes. O resultado? Ele força o desligamento do aparelho para evitar maiores danos ou perdas ao sistema, de forma completamente automática.

O certo, claro, seria que os componentes fossem capazes de aguentar esse aquecimento. Logo, quando isso não acontece, é um sinal claro de que há problemas nos seguintes pontos:

  • Cooler: pode estar trabalhando até o seu limite, parando de funcionar. O problema ainda pode ser causado pelo acúmulo de poeira no componente ou má conservação do mesmo;
  • Microprocessador sem pasta térmica: a pasta térmica ajuda a manter a temperatura do PC. Sem ela, é quase impossível evitar o superaquecimento, sendo aconselhável colocá-la no processador pelo menos a cada seis meses, sem falta;
  • Fonte de alimentação: se você mantém o computador limpo e “refrigerado”, mas mesmo assim ele simplesmente para de funcionar, uma boa ideia é tentar trocar a fonte de alimentação, que pode apresentar falhas com o tempo;
  • Tensão na placa-mãe: nesse caso, a melhor escolha é procurar um técnico, já que danos ao componente podem ser um sinal eminente de que você ficará sem o seu computador em breve.

Portanto, se você notar que o computador desliga sozinho e suspeitar de algum dos pontos mencionados acima, opte por uma manutenção física, limpando-o com aspirador de pó, escovas específicas e deixando-o impecável. Você também pode “dar uma mãozinha” ao processo, utilizando coolers externos, muito comuns para notebook, além de fáceis de encontrar.

Já se tudo indicar que há problemas envolvendo os cabos de alimentação ou conexão, comece verificando coisas básicas, como se não houve queda de energia na sua região, se todos os cabos estão devidamente conectados e seguros, ou se simplesmente o computador não foi retirado da tomada por outra pessoa. Tudo parece estar em ordem? Então, experimente trocar de tomada.

Em casos mais graves, onde nenhum dos passos anteriores funcionar, não pense duas vezes e leve seu PC até um profissional da área.

Seu sistema operacional pode estar infectado com um vírus

Temos que admitir, a internet, hoje em dia, virou um verdadeiro “campo minado”, sendo necessário fugir de uma infinidade de vírus constantemente. Agora, pense conosco: se tais vírus já são arriscados para os computadores que possuem antivírus, imagine para os que não estão bem protegidos, tornando-se alvo fácil.

Quando o PC é contaminado, podem ocorrer diversos problemas no aparelho, inclusive apagões abruptos, ou seja, do nada. Isso ocorre porque o vírus, com o passar do tempo, danifica os comandos e a ordem de desligamento automático, tornando essa função praticamente incontrolável.

Claro, nem todos os vírus geram um computador que desliga sozinho, porém, esse pode ser um dos seus comandos, que ocorre sempre que você inicia um programa ou uma atividade específica.

Para resolver essa questão, o mais indicado é limpar completamente o seu sistema, retirando qualquer um desses “invasores” indesejados. Na sequência, não se esqueça de instalar um bom antivírus.

Entre os principais conselhos para não passar novamente por situações como essa, estão:

  • Use apenas conexões seguras;
  • Fuja de links enganosos, sejam eles recebidos através do e-mail, redes sociais ou anúncios;
  • Fique de olho nos anexos. Se você não reconhece o remetente do e-mail ou se não esperava por algo vindo daquela pessoa, cuidado ao clicar em qualquer documento;
  • Tome cuidado com dispositivos removíveis, como pen drives, por exemplo. O ideal é fazer uma varredura antes de abri-los no PC;
  • Pense duas vezes antes de se conectar a uma rede sem fio pública. Se você está fora de casa e precisa utilizar a internet com urgência, analise bem as opções de wi-fi disponíveis na região.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para ler nosso artigo sobre como evitar vírus no seu pen drive e HD.

Pode haver conflitos com algum hardware

Um hardware nada mais é do que um componente do computador (externo ou interno) capaz de determinar tanto suas capacidades quanto seus modos de utilização. Sua divisão ocorre da seguinte maneira:

  • Componentes internos: peças que precisam estar conectadas entre si para que o computador possa funcionar do modo correto;
  • Dispositivos de armazenamento secundário: são os responsáveis por armazenarem dados no computador de maneira permanente;
  • Dispositivos de entrada: todos os componentes conectados ao computador pelo próprio usuário, como teclado, mouse e webcam;
  • Dispositivos de saída: responsáveis por “traduzirem” qualquer dado recebido para uma linguagem mais acessível, como as caixas de som e o monitor, por exemplo.

Para saber se um computador que desliga sozinho é sinônimo de problemas desse tipo, basta pensar por um momento: você instalou algum hardware recentemente? Qualquer um?

Se a resposta for positiva, é possível fazer um pequeno teste para descobrir se essa é a causa do PC simplesmente apagar durante o uso. Para isso, remova todos os novos componentes e observe como o aparelho se comporta.

Se ele funcionar perfeitamente após a remoção, experimente testar cada um desses componentes individualmente, para localizar o foco do problema. Mas, lembre-se: seja cuidadoso e tente não danificar nada.

Agora que você já conhece alguns dos principais motivos para um computador desligar sozinho, que tal aproveitar para ler mais alguns artigos do nosso blog e ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da informática? Também não deixe de visitar o site da bringIT e tenha acesso a ofertas incríveis!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles