Notebook positivo com tela preta sobre mesa ao lado de uma xícara de café

Como sair da tela de boot notebook do positivo?

Muitos notebooks, como existe a tela de boot do notebook positivo o local onde o procedimento (BOOT) que permite a inicialização de um sistema operacional. Essa inicialização acontece em duas etapas: na primeira por Power On Self Test e na segunda por carregamento de arquivos na memória RAM.

Mas o que isso significa? Como funciona o Boot de um computador? Como sair da tela de Boot do seu notebook Positivo?

Nesse artigo, vamos compartilhar essas dicas pra você que deseja entender um pouquinho mais sobre o sistema operacional do seu notebook Positivo e como utilizar a tela de boot do notebook positivo. Confira!

Como funciona o Boot?

O Boot tem a função de inicialização de um sistema operacional e para que isso seja possível, ele realiza uma série de testes muito importantes para o bom desempenho da máquina.

Em um primeiro momento, o sistema passa por um teste que envolve toda a área de hardware do notebook. Ou seja, é analisada toda a parte de HD, placas, drives, memórias, etc., e a partir da conferência desses dados é emitido um sinal sonoro (ou “bip”) informando que a inicialização pode continuar.

Em seguida, todos os arquivos são carregados para que o sistema operacional seja iniciado. Todas essas informações ficam disponíveis na memória RAM da máquina e somente após esses procedimentos é que o SO permite o acesso aos comandos e às demais funcionalidades do notebook.

Existem alguns computadores que possuem mais de um sistema operacional e, nesse caso, é utilizado um recurso para gerenciar essa inicialização. Nesses gerenciadores de inicialização, o Boot só acontece depois de você selecionar a opção de sistema que deseja aplicar o procedimento.

Assim, nessas condições, o Boot é feito em três etapas, pois precisa colocar em funcionalidade uma terceira atividade para que a inicialização do sistema seja possível.

Conhecendo a BIO e resetando configurações do seu notebook

Na BIO do seu computador estão todas as informações essenciais para um bom funcionamento da máquina. Nela, constam todos os dados e informações capazes de fazer com que o hardware e o sistema operacional desempenhem as suas funções específicas.

A interface da BIO está configurada no idioma inglês e só pode ser alterada pelas funções do teclado. O ideal é que somente tenha acesso a esse controle pessoas que possuem experiência com a interface ou profissionais técnicos, pois possuem autoridade para esse serviço.

Muitas pessoas leigas que tentam configurar a BIO do seu notebook acabam, por falta de conhecimento, comprometendo o sistema operacional e fazendo até com que ele pare de funcionar adequadamente.

Se você é essa pessoa em apuros, esse artigo é pra você! Aqui vamos te ensinar a restaurar as configurações de fábrica da BIO na tela de boot do notebook positivo.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Primeiro é necessário que você acesse a BIO do seu notebook. Para isso, você pressiona o botão de ligar e em seguida a função “F2” do seu teclado.
  2. Na tela da BIO, você aperta a função “F9”. Essa função deverá restaurar todas as configurações do sistema para o padrão de fábrica. Ao aparecer a mensagem de confirmação, selecione a opção “yes” e a tecla enter.
  3. Para finalizar esse procedimento é necessário salvar as novas configurações e isso é feito pressionando a função “F10” e em seguida a tecla enter.
  4. Para sair da BIO do seu notebook aperte a tecla esc no seu teclado e selecione a opção “yes” para salvar as alterações realizados.

Como dar Boot no notebook positivo

Às vezes, mesmo configurando a BIO, o notebook não dá Boot. Como solucionar esse problema?

O primeiro passo é colocar o pen drive na entrada USB do seu computador. Agora, aperte em ligar e faça a inicialização do seu notebook.

Para abrir o menu de opções, você deve pressionar qualquer tecla ou uma tecla específica, como a função F12.

Deverá abrir uma lista de dispositivos a serem selecionados. Marque a unidade removível com o nome do seu pen drive e aperte a tecla enter para confirmar a operação.

Em alguns casos, pode ser que o notebook não identifique o seu pen drive. Se esse for o caso, faça o seguinte:

Normalmente quando o computador está iniciando, aparecem algumas informações na tela e dentre elas diz como interromper essa inicialização do sistema. Siga essa recomendação para acessar a BIO da sua máquina. Será solicitado que você pressione alguma tecla como: F2, F10, F12, esc ou mesmo a tecla DEL, assim sendo, siga conforme a instrução sugerida na tela.

Na Interface da BIO estará disposta uma guia que deve conter um desses nomes: Boot Order, Boot Options ou Boot.

Selecione um dos nomes acima e busque pelo dispositivo removível. Deverão aparecer as seguintes opções:

  • CD;
  • DVD;
  • Unidade USB.

Você deve selecionar a Unidade USB e aperte Enter para que a inicialização aconteça. Em seguida, aperte a função F10 para salvar as alterações realizadas e aperte “yes” para confirmar a ação.

Agora sim, seu notebook está pronto para iniciar o sistema por sua unidade removível e a formatação do seu sistema pode ser realizada com maior efetividade.

Do Boot para a formatação

A formatação é um processo que melhora a autonomia e o desempenho de um notebook. Ele permite que os programas sejam mais acessíveis e não fiquem dando problemas a todo o momento comprometendo as suas atividades profissionais e de entretenimento.

Assim, a formatação permite maior agilidade no desempenho dos programas instalados, é essencial para quando a restauração não apresentou bons resultados e permite atualizações bem-sucedidas do sistema.

É muito eficiente para quando o notebook apresenta problemas de funcionamento no sistema, ataques por vírus ou crimes virtuais como acesso de hackers no seu sistema.

E também é um procedimento realizado quando o notebook é ofertado para venda a terceiros, pois o ideal é que o sistema esteja limpo e seguro para sua utilização.

Se você deseja estar por dentro das novidades que a tecnologia oferece acesse ao nosso site e confira os nossos produtos.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então você precisa conferir os conteúdos que compartilhamos no nosso canal do YouTube. Corre lá, se inscreva, curta e compartilhe. Além disso você pode acessar nosso blog e nossa loja!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles