ícone compartilhar redes sociais
Vista superior de um notebook aberto com um par de mãos apoiadas sobre o teclado.

Como gravar a tela do notebook?

adminblog_USR

Gravar a tela do notebook é uma tarefa simples e tranquila, mas ao mesmo tempo capaz de gerar muita confusão entre as pessoas. Afinal, é preciso, de fato, um programa externo para isso?

Quer seja um gamer que deseja gravar um tutorial, quer seja um professor que precisa gravar uma aula, registrar as imagens e o som da tela é uma tarefa que requer recursos. No entanto, muita gente não sabe que isso pode ser feito de um modo bem fácil!

Ao longo deste texto, você vai saber como pode gravar a tela do seu notebook sem precisar usar nenhum software externo. Dicas válidas para usuários do Windows 10 e do Windows 8!

Afinal, como gravar a tela do notebook?

Pode-se dizer, de um modo geral, que há duas formas para gravar a tela de um notebook. A primeira delas é por meio de programas próprios para isso, como o Camtasia, o Apowersoft Screen Recorder e o Movavi Screen Recorder… A outra, no entanto, é através do Windows, o próprio sistema operacional!

Quem trabalha com criação de conteúdo prefere usar programas como os que citamos, certamente. Afinal, além da opção de gravar a tela do notebook, eles também costumam oferecer outras opções aos usuários. Entre elas, podemos citar, por exemplo, a edição de vídeos e a publicação imediata em plataformas como o YouTube.

No entanto, nem todo mundo precisa de uma ferramenta mais robusta como essas. Se acaso a necessidade do usuário for apenas gravar a tela do seu computador, então ele só precisa ter, como sistema operacional, alguma versão do Windows (de preferência, alguma mais recente).

Saiba como gravar a tela do notebook com o Windows 10

Caso o seu notebook conte com o Windows 10 como o seu sistema operacional, você não precisa de um software externo para gravar a tela. Isso porque o seu dispositivo já possui um recurso para registrar as imagens que você desejar, quer seja um app, quer seja um jogo em execução.

Há um porém, no entanto. Essa ferramenta nativa do Windows 10, cujo nome é Xbox Game Bar, não lhe permite gravar aplicações em execução da área de trabalho, assim como o explorador de arquivos.

Isso ocorre porque esse recurso foi criado exatamente para os usuários que desejam gravar clipes de jogos. Com muita praticidade e rapidez, além disso. Mas também serve para quem precisa gravar outros softwares, ampliando a sua adesão, portanto.

O passo a passo para o uso do Xbox Game Bar é bem simples. Em primeiro lugar, abra o jogo ou software que deseja gravar e, em seguida, use o atalho “Windows + G”. Assim, vai surgir o recurso em sua tela.

Desse modo, ajuste o volume do sistema e clique no ícone em forma de microfone riscado, para que possa ativá-lo. Isso, é claro, apenas se desejar gravar também o áudio do seu microfone.

Após finalizar os ajustes, clique em “Gravar”. Depois disso, basta clicar na área fora do Xbox Game Bar para voltar a usar o software em questão. Vale lembrar ainda que você pode desativar ou ativar o áudio do seu microfone durante a gravação.

Para finalizar a gravação, basta clicar em “Parar”, botão que fica no mesmo menu em que aparece o microfone. Além disso, saiba que os vídeos feitos por meio do Xbox Game Bar ficam disponíveis na pasta Capturas do seu notebook.

Por fim, você também pode configurar esse recurso. Basta entrar no menu “Iniciar”, clicar em “Configurações” e, em seguida, ir em “Jogos”. Lá, você pode até mesmo desabilitar o Xbox Game Bar, assim como configurar os próprios atalhos para os recursos que desejar.

Saiba como gravar a tela do notebook com o Windows 8

Se acaso o seu notebook possui o Windows 8 como sistema operacional, também é possível gravar a tela sem o auxílio de algum programa externo. E trata-se de um processo ainda mais simples que o do Windows 8!

Saiba que a Microsoft oferece um gravador de tela integrado a esse sistema operacional. Simples e intuitivo, ele oferece as tarefas básicas, ideal para a maioria das pessoas.

Ou seja, são alunos e professores que precisam gravar as aulas, por exemplo, já que a ferramenta também permite a gravação de som do sistema. Além disso, o arquivo pode ficar em uma ótima resolução.

Enfim, vamos ao passo a passo!

Em primeiro lugar, dirija-se ao software que pretende gravar. Logo depois, pressione o botão do Windows no teclado para acessar o menu “iniciar”.

Depois, procure a opção “Acessórios” e, então, vá à guia “Gravador de Tela”. Dessa forma, vai surgir em sua tela uma caixa de diálogo.

Você, portanto, só precisa clicar em “Iniciar gravação” ou usar o atalho “Alt + A” para isso, conforme preferir. Assim, então, a ferramenta vai começar a gravar a tela do seu notebook de modo imediato.

Da mesma forma, saiba que o painel também lhe permite adicionar comentários, que vão integrar a gravação quando você clicar “Ok”. Para terminar a gravação da tela do seu notebook, basta clicar em “Parar gravação”. O atalho “Alt + O” também pode ser usado para isso.

Simples, não?!

Conheça os produtos da BringIT!

Se nós te ajudamos nesse post sobre como gravar a tela do seu notebook, temos certeza que podemos te ajudar ainda mais!

A bringIT é uma loja a mais de 10 anos no mercado. Nesse sentido, nós contamos com um catálogo variado que abrange diversas marcas, séries e modelos. Igualmente, nossos produtos são de alta qualidade e alta performance e passaram por rigorosos testes que atestam tudo isso.

Somos especializados em baterias e oferecemos todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra. Como resultado da nossa seriedade com o cliente, oferecemos 8 meses de garantia em suas baterias!

Achou pouco? Pois não! Além disso, nós temos preços justos e que cabem em seu bolso. Isso porque respeitamos os nossos clientes e apostamos em oferecer um belo custo-benefício! Diferencial, não é mesmo?

Procurando por uma nova bateria para o seu notebook? Clique aqui e conheça as nossas opções! Se o seu problema é fonte, nós também temos a solução! Então, clique aqui e confira!

Está em busca de mouses, teclados, fones de ouvido ou outros periféricos? Saiba quais são as nossas opções clicando aqui!

Veja também um pouco mais dos nossos produtos em nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *