Como escolher o melhor fone de ouvido?

Quem nunca esqueceu o fone de ouvido em casa e ficou entediado no transporte público ou no trabalho sem poder escutar alguma música, né?

Não adianta, os fones de ouvido fazem parte do nosso dia a dia e investir em um fone legal, pra muitas pessoas, é mais importante do que parece.

Vale lembrar que as nossas indicações são para quem procura um fone bacana para atividades comuns do dia a dia como malhar, usar no trabalho ou jogar, ok?

No mercado nós temos uma infinidade de marcas e modelos e é super fácil a gente se sentir perdido na hora de escolher.

A primeira coisa que você deve saber é: esqueça especificações técnicas como impedância, frequência ou sensibilidade. Isso não vai te ajudar se o seu objetivo é um fone com um uso mais comum.

E tem muita informação confusa por aí, viu? Aí o risco de comprar um fone que não vai te agradar muito, aumenta.

Agora, se o seu intuito é realmente investir em um fone de 3, 5 ou até 10 mil reais, é bom procurar em canais especializados e se informar muito antes de tomar essa decisão.

Depois de saber tudo isso, vamos ao que você deve prestar atenção na hora da escolha: o formato do fone. Aqui, nós dividimos em 4 categorias:

Tipos de Fone de Ouvido

Earbud

Fone de ouvido earbud Sony preto em fundo branco
Fones de ouvido earbuds são os tipos mais comuns e fáceis de encontrar

Os earbuds que sãos os tipos mais comuns. São esses fones que acompanham os celulares.

Geralmente são bem baratos, fáceis de encontrar e que possuem um formato que não é tão invasivo, isso porque tem muita gente que tem aflição daqueles fones que entram no canal auditivo. Eles também estão na nossa lista, logo falaremos mais deles.

O ponto negativo dos earbuds é de que eles têm baixo isolamento de som, justamente por não serem tão ergonômicos. Então, a probabilidade de ouvir ruídos externos enquanto tá curtindo a sua música, é grande.

In Ear

fone de ouvido intra auricular da JBL preto em fundo branco
Entre os fones In ear temos modelos com fio
fone de ouvido intra auricular bluetooth preto em fundo branco
E também os Bluetooth

Também são chamados de intra auriculares, são os fones que entram no canal auditivo, e é justamente esse isolamento que torna o som mais livre de ruídos, o que faz parecer que a qualidade do som é melhor.

Por ele ser ergonomicamente melhor do que o anterior, é um tipo de fone muito usado em modelos específicos para exercícios físicos e também nessa tendência de fones sem fio estilo Airdots.

Headphone

headphone preto com fio redragon em fundo branco
Headphone com fio

Ou fone circo-auricular, que são esses modelos que possuem os auto-falantes maiores e por isso conseguem isolar bem o som.

Aqui a desvantagem fica com a ergonomia do arco, que dependendo da marca, pode ser um problema principalmente se você usa óculos. Mas existem opções bem confortáveis no mercado. Dê preferência para os com o arco ajustável.

De pequenos problemas temos também o ponto de eles não serem tão portáteis e por chamarem bastante a atenção. Se isso não é um problema pra você, vá em frente na compra!

Headset

headset redragon preto e vermelho em fundo branco
Headset Redragon Memecoleus H112

Por fim, nós temos os headsets. A grande diferença entre eles e os headphones é de que um headset possui microfone.

É comum encontrar por aí headsets com uma estrutura mais robusta, como os headsets gamer. Eles possuem possuem conchas maiores que fazem com que o usuário tenha uma imersão melhor, seja no jogo ou ouvindo alguma música. Alguns fones também chegam a ter botões programáveis e até um visual mais agressivo.

Detalhes importantes para escolher o melhor fone de ouvido

Já que as especificações técnicas foram deixadas um pouco de lado, o que eu devo considerar além do formato?

Tenha em mente que você precisa entender o seu nível de uso e o tipo de música que você ouve.

Uma boa dica que a gente dá para você descobrir isso é selecionando músicas que têm oscilação de notas graves, médias e agudas. Nos aplicativos de música existem várias playlists com esse tema.

Experimente buscar por “teste de fones” ou “teste graves e agudos”.

Para entender rapidinho a diferença, os sons agudos são finos e tem vibrações mais rápidas, isso quer dizer que o som é mais superficial. Quer um exemplo? Pensa na qualidade de som daquele fone bem baratinho. É basicamente o agudo ali se manifestando.

Os médios já têm esse nome por uma razão. Neles você consegue perceber mais harmonicamente a música como um todo.

E nos graves, que são sons mais grossos e com vibração mais lenta, geralmente são as nuances da música, onde você consegue ouvir mais detalhadamente o som de uma batida, por exemplo.

Se ainda essa definição estiver meio subjetiva pra você, imagine que você lê as especificações de um carro novo, mas que ainda não dirigiu ele. Você só vai saber de fato se gostou do carro, dirigindo. Com o fone de ouvido a lógica é a mesma.

Vá em lojas e experimente o produto, empreste de um amigo, mas não deixe de fazer o seu próprio teste antes de escolher seu novo fone, sempre com aquela regrinha em mente: o que é bom pra uma pessoa, pode não ser pra outra.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles